Laboratório de Educação Matemática na Universidade do Estado da Bahia, Brasil: reflexos na formação de futuros professores de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.21696

Palavras-chave:

Laboratório de Educação Matemática, Formação inicial, Ensino de Matemática

Resumo

Este artigo, resultado de uma investigação qualitativa, embora quantificada quando tal se justifique, tem como objetivo analisar e discutir as repercussões da articulação entre formação, investigação e extensão à comunidade, promovida pelo Laboratório de Educação Matemática (LEM) do campus VII da Universidade do Estado da Bahia, na formação de futuros professores de Matemática. Para a coleta de dados, aplicou-se um questionário a estudantes matriculados no último semestre do curso de licenciatura em Matemática da instituição. Os dados coletados foram sujeitos a análise de conteúdo, de acordo com categorias que emergem do próprio questionário. As conclusões deste estudo enfatizam a importância do LEM na ressignificação das conceções dos estudantes sobre a profissão docente e o ensino de Matemática. As atividades realizadas no laboratório foram essenciais para o aprimoramento das competências dos futuros professores, preparando-os para os desafios da prática docente.

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Biografia do Autor

Américo Junior Nunes da Silva, Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Senhor do Bonfim/Juazeiro/BA, Brasil

Professor do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb - Campus VII) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos ? PPGESA (Uneb - Campus III). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias (IESCFAC), Especialista em Educação Matemática e Licenciado em Matemática pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (CESVASF). Foi professor e diretor escolar na Educação Básica. Coordenou o curso de Licenciatura em Matemática e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no Campus IX da Uneb. Foi coordenador adjunto, no estado da Bahia, dos programas Pró-Letramento e PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Participou, como formador, do PNAIC/UFSCar, ocorrido no Estado de São Paulo. Pesquisa na área de formação de professores que ensinam Matemática, Ludicidade e Narrativas. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (CNPq/UFSCar).

Isabel Cabrita, Universidade de Aveiro (UA)

É licenciada em Matemática (Ensino) pela Universidade de Aveiro, tendo sido professora dos Ensinos Básico e Secundário - 1º Grupo Disciplinar (matemática) - durante 4 anos. Em 1986, ingressou no Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa da Universidade de Aveiro (agora Departamento de Educação) e aí obteve o seu doutoramento, na área da Didáctica, com uma tese que alia a matemática às tecnologias informáticas. Tem trabalhado sempre essas duas áreas, a nível letivo – com experiência na formação de professores (inicial, complementar, contínua e pós-graduada) –, de investigação e de extensão universitária. É membro fundador do CIDTFF – Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores (Universidade de Aveiro), e Secretária Executiva desde a sua criação, em 1994 até 2016 (com dois anos de interregno); desenvolveu/desenvolve (como responsável ou membro), vários projectos de investigação, inovação e/ou desenvolvimento; tem inúmeras publicações e comunicações (de âmbito nacional e internacional); orientou e orienta várias teses de doutoramento e dissertações de mestrado é Diretora do Curso de Mestrado em Ensino de Matemática para professores do 3ºCEB/Secundário e foi Diretora do Mestrado em Didática. Foi também Vice-Diretora do Programa Doutoral em Multimédia em Educação integrando, presentemente, a sua direção. É ainda responsável, desde a sua génese, do LEM@tic – Laboratório de Educação em Matemática da Universidade de Aveiro –, que criou em 2001; foi Coordenadora, pela Universidade de Aveiro, dos Programas de Formação Contínua em Matemática com professores dos 1º e 2º CEB – m@c1 e m@c2 – durante os 6 anos de vigência dessas ações criadas pelo Ministério de Educação e de âmbito nacional (2005/06 a 2010/11). Presentemente, é coordenadora do ccTIC-UA.

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Publicado

17-09-2024

Como Citar

Silva, A. J. N. da, & Cabrita, I. (2024). Laboratório de Educação Matemática na Universidade do Estado da Bahia, Brasil: reflexos na formação de futuros professores de Matemática. Revista Baiana De Educação Matemática, 5(1), e202412. https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.21696

Edição

Seção

Dossiê temático - Laboratórios de Educação (em) Matemática em Instituições de Ensino (não) Superior e a Construção de uma Nova Cultura Matemática

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