Laboratório de Educação Matemática na Universidade do Estado da Bahia, Brasil: reflexos na formação de futuros professores de Matemática
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo, resultado de uma investigação qualitativa, embora quantificada quando tal se justifique, tem como objetivo analisar e discutir as repercussões da articulação entre formação, investigação e extensão à comunidade, promovida pelo Laboratório de Educação Matemática (LEM) do campus VII da Universidade do Estado da Bahia, na formação de futuros professores de Matemática. Para a coleta de dados, aplicou-se um questionário a estudantes matriculados no último semestre do curso de licenciatura em Matemática da instituição. Os dados coletados foram sujeitos a análise de conteúdo, de acordo com categorias que emergem do próprio questionário. As conclusões deste estudo enfatizam a importância do LEM na ressignificação das conceções dos estudantes sobre a profissão docente e o ensino de Matemática. As atividades realizadas no laboratório foram essenciais para o aprimoramento das competências dos futuros professores, preparando-os para os desafios da prática docente.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
Referências
ALTET, Marguerite. As Competências do professor profissional: entre conhecimentos, esquemas de ação e adaptação, saber analisar. In.: PERRENOUD, F.; ALTET, M.; PAQUAY, L.; CHARLIER, E. Formando professores profissionais: Quais estratégias? Quais Competências? Porto Alegre: Artmed, 2001. p.23-35.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução de Luís A. Reto e Augusto Pinheiro. 5ed. Lisboa: Edições 70, 2009.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp Biklen. Qualitative Research for Education: An Introduction to Theory and Methods. Boston: Allyn & Bacon. 2007.
BORBA, Marcelo Carvalho. A pesquisa qualitativa em Educação Matemática. In: Anais da 27ª reunião anual da ANPED. Caxambu-MG, 21-24. 2004.
CABRITA, Isabel; CORREIA, Eugénia. Laboratório de Educação em Matemática. I Seminário Internacional de Educação. (Cianorte-Paraná́-Brasil), p. 1895-1908, 2001. Disponível em: https://ria.ua.pt/handle/10773/9104. Acesso em 31 mai. 2024.
CABRITA, Isabel. A abertura do LEM@tic à comunidade e o desenvolvimento profissional dos (futuros) educadores da infância. Revista da Escola Superior de Educação. v. 05, p. 75–90, 2004. Recuperado de: https://ria.ua.pt/handle/10773/9443. Acesso em: 25 mai. 2024.
CABRITA, Isabel. Didática da matemática em cursos de formação de educadores e professores. Cadernos de Pesquisa, v. 48, p. 532-549. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/198053145045. Acesso em: 28 mai. 2024.
COLES, Alf; HELLIWELL, Tracy. The role of mathematics teacher educators in preparing teachers of mathematics to respond to global challenges within their classrooms. London Review of Education, v. 21, n. 1, p. 1-13, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.14324/LRE.21.1.02. Acesso em: 18 abr. 2024.
CURY, Helena Noronha. Concepções e crenças dos professores de matemática: pesquisas realizadas e significado dos termos utilizados. Bolema. Boletim de Educação Matemática, v. 29, p. 29-43. 1999. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10640. Acesso em: 31 mai. 2024.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Um sentido mais amplo de ensino da matemática para a justiça social. In: I Congresso de Educación Matemática de América Cen-tral y el Caribe. Santo Domingo, República Dominicana, 2013.
FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS – FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. Porto Alegre: UFRGS, 2012.
GATTI, Bernadete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: Unesco, 2009.
HERMINDA, Patrícia Madalena Vieira; ARAÚJO, Izilda Esmênia Muglia. Elaboração e validação do instrumento de enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem. Brasília, v,59, n.3 – p. 314- 320, mai-jun, 2006.
KAUSHIK DAS. Significant of Mathematics Laboratory Activities for Teaching and Learning. International Journal on Integrated Education, v. 2, n. 5, p. 19-25, 2020. Disponível em: https://journals.researchparks.org/index.php/IJIE/article/view/138. Acesso em 18 abr. 2024.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014. (Coleção Educação: Experiência e Sentido).
MARTINS, Isabel. Problemas e perspectivas sobre a integração CTS no sistema educativo português. Revista Electrónica de Ensñanza de las Ciencias, v. 1, n. 1, p. 28-39. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen1/REEC_1_1_2.pdf. Acesso em: 24 mai. 2024.
MEURER, Simone Xavier; BORGES, Fábio Alexandre; HERMANN, Wellington. O Laboratório de Ensino como espaço formativo para docentes que ensinam Matemática. Ensino em Re-Vista, [S. l.], v. 30, n. Contínua, p. e005, 2023. DOI: 10.14393/ER-v30a2023-5. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/64881. Acesso em: 31 maio. 2024.
MOTA, Janine da Silva. Utilização do Google Forms na pesquisa acadêmica. Revista Humanidades e Inovação, v. 6, n. 12, p. 271-380, 2019. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1106. Acesso em: 24 mai. 2024.
MUNIZ, Cristiano Alberto. Gestar II. Matemática: caderno de teoria de prática 3. Brasília: MEC, 2008.
NASCIMENTO, Franc-Lane Sousa Carvalho; MAGALHÃES, Nadja Regina Sousa; MORAIS, Joelson Sousa. Formação e o desenvolvimento profissional na percepção do professor do Brasil e de Portugal. Olhar de Professor, v. 20, n. 1, p. 23-37, 2017. Recuperado de https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12169/209209210686. Acesso em: 18 abr. 2024.
NÓVOA, António. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, A. (org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 2000. 214p.
OLIVEIRA, Zaqueu Vieira; KIKUCHI, Luzia Maia. The mathematics laboratory as space for teacher education. Cadernos de Pesquisa. V. 48, n. 169, p. 802-829. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/5JJGyGWZCfD9Q4gLZDMJRyR/?format=pdf&lang=en. Acesso em: 31 mai. 2024.
PASSOS, Marinez Meneghello; MARTINS, João Batista; ARRUDA, Sergio de Mello. Ser professor de Matemática: escolhas, caminhos, desejos.... Ciência & Educação, v. 11, n. 3, p. 471-482, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/JmWgzPDNnFWsr99ZSBRzvVp/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 13 jun. 2024.
PEREIRA, Ana Carolina Costa; SANTOS, Joelma Nogueira; PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça. Prática de Laboratório de Matemática: concepções de licenciandos na construção de saberes docentes. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 12, n. 4, p. 1-17, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.37001/ripem.v12i4.2964. Acesso em: 18 abr. 2024.
ROLDÃO, Maria do Céu Neves. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação. v.12, n.24, 2007.
SILVA, Walter Luís Moura; JULIO, Rejane Siqueira; OLIVEIRA, Viviane Cristina Almada de. Quando Mudam os Interlocutores: produzindo diferentes significados a partir de “ser professor de Matemática”. Bolema, Rio Claro (SP), v. 35, n. 71, p. 1616-1633. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/fhWhvS6FZZyw4vcrGhVWZ8y/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 13 jun. 2024.
SILVA, Américo Junior Nunes da. O Laboratório de Educação Matemática e a Formação Inicial de Professores de Matemática. Revista Internacional Educon, [S. l.], v. 1, n. 1, p. e20011001, 2020. DOI: 10.47764/e20011001. Disponível em: https://grupoeducon.com/revista/index.php/revista/article/view/14. Acesso em: 25 maio. 2024.
SILVA, Américo Junior Nunes da. A extensão universitária como eixo articulador na formação de professores: ampliando o olhar acerca das práticas de um laboratório de educação matemática. In Ciências Humanas: Atualização de Área. São Paulo-SP: Núcleo do Conhecimento. 2023, p. 1-5.
SILVA, Américo Junior Nunes da; SANTOS, Alessandra Santiago da Silva; MIRANDA, Cesar dos Anjos de; SOUZA, Paloma Sabrina Santos de. O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática da UNEB e o constituir-se professor pesquisador: itinerários e narrativas de formação. Com a Palavra, o Professor, [S. l.], v. 8, n. 20, p. 246–267, 2023. DOI: 10.23864/cpp.v8i20.874. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/874. Acesso em: 23 maio. 2024.
SILVA, Américo Junior Nunes da; CABRITA, Isabel; VALE, Isabel. Primeiro laboratório de educação matemática no ensino superior em Portugal: histórias construídas com palavras. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 14, n. 2, 2024, no prelo.
SILVA, Américo Junior Nunes da; CABRITA, Isabel. Laboratórios de educação matemática no ensino superior em Portugal: o que revela um estudo bibliográfico? Submetido à Revista Portuguesa de Educação. 2024.
SILVA, Américo Junior Nunes da; OLIVEIRA, Caíque. A pesquisa na formação do professor de matemática. Revista Internacional de Formação de Professores, [S.l.], jul. 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/41?articlesBySimilarityPage=1. Acesso em: 28 mai. 2024.
TARTUCE, Gisela Lobo; NUNES, Marina; ALMEIDA, Patrícia Cristina. Alunos do ensino médio e atratividade da carreira docente no Brasil. Cadernos de Pesquisa, v.40, n.140, p. 445-477, maio/ago. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/hBtRyWXHrYrGPzR7RsV6LCh/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 28 mai. 2024.
VALLE, Ione. Carreira do magistério: uma escolha profissional deliberada? Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 87, n. 216, 1 jun. 2006. Disponível em: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.87i216.792. Acesso em: 28 mai. 2024.
VIEIRA, Lygianne Batista; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Contribuições da Educação Matemática para a cultura de respeito à dignidade humana. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, Bauru, v. 8, n. 2, p. 173–188, 2020. DOI: 10.5016/ridh.v8i2.26. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/ridh3/index.php/ridh/article/view/26. Acesso em: 23 maio. 2024.
ZEICHNER, K. Formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.
ZANATTA, Jacir Alfonso; COSTA, Márcio Luis. Algumas reflexões sobre a pesquisa qualitativa nas ciências sociais. Estudos e Pesquisas em Psicologia. vol.12. n. 2 Rio de Janeiro 2012. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812012000200002. Acesso em: 24 mai. 2024.