Uma entrevista com Ana Kaleff sobre suas vivências na Matemática e em um Laboratório de Ensino de Matemática

Conteúdo do artigo principal

Érika Silos de Castro Batista
Fernanda Malinosky Coelho da Rosa

Resumo

Ana Maria Martensen Roland Kaleff é professora titular aposentada da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde atuou por mais de 40 anos. É fundadora do Laboratório de Ensino de Geometria (LEG) da UFF (1994) do qual foi coordenadora acadêmica até sua aposentadoria, em 2018. Em 2024, o LEG completou 30 anos e durante sua existência, as ações desenvolvidas naquele espaço marcaram a formação de gerações de professores de Matemática, estreitando laços entre afetos e conhecimentos, por meio de atividades e recursos didáticos, artesanais e de baixo custo, como também por representações virtuais e inclusivas voltadas para o ensino de Matemática. Após sua aposentadoria, a Professora Ana mudou-se para a cidade de Macaé/RJ e lá fundou, em 2019, um novo laboratório, nomeado Laboratório de Educação Matemática Prof.ª Ana Kaleff (LEMAK), passando a coordená-lo voluntariamente de 2019 a 2020. O LEMAK se constituiu como um local de criação, desenvolvimento e aplicação de experimentos educacionais em mostras do tipo Museu Interativo e cursos para formação continuada de professores. Devido à pandemia da COVID-19, este Laboratório teve suas atividades interrompidas em 2021. Apesar do curto período, o LEMAK recebeu mais de 1000 pessoas, entre licenciandos, professores e alunos da Educação Básica da região. Pela sua larga trajetória em Laboratórios de Educação Matemática e motivadas pelas nossas próprias vivências no LEG e no LEMAK, convidamos a Professora Ana Kaleff para compartilhar conosco algumas reflexões sobre a mulher na Matemática, um pouco da criação e a sua vivência em um Laboratório para o ensino de Matemática, tão importantes para a formação inicial e continuada do professor, como para a democratização e divulgação da Matemática escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Batista, Érika S. de C., & Rosa, F. M. C. da. (2025). Uma entrevista com Ana Kaleff sobre suas vivências na Matemática e em um Laboratório de Ensino de Matemática. Revista Baiana De Educação Matemática, 5(1), e202425. https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.22693
Seção
Dossiê temático - Laboratórios de Educação (em) Matemática em Instituições de Ensino (não) Superior e a Construção de uma Nova Cultura Matemática
Biografia do Autor

Érika Silos de Castro Batista, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Bacharelado (2004) e Licenciatura em Matemática (2005) pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestrado em Matemática (2007) pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA e Doutorado em Educação Matemática (2017) pela Universidade Anhanguera de São Paulo. Desde 2011 é docente do Departamento de Ciências Exatas, Biológicas e da Terra (PEB) da Universidade Federal Fluminense em Santo Antônio de Pádua. É membro do do GT13: Diferença, Inclusão e Educação Matemática da SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática) e participante do Grupo de Pesquisa Rumo à Educação Matemática Inclusiva, Grupo de Estudos e Pesquisas em Surdez e Educação Matemática Inclusiva (GEPSEMI), vinculado a Universidade Estadual de Maringá (UEM), e líder do Grupo de Pesquisa em História e Ensino da Matemática do INFES-UFF (GPHEMAT/INFES-UFF). Além das atividades de pesquisa, se dedica a atividades de ensino e extensão nas áreas de Educação Matemática Inclusiva e Formação de Professores.

Fernanda Malinosky Coelho da Rosa, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Professora Adjunta do Instituto de Matemática (INMA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/ Campo Grande). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Diversidade e Diferença (GEduMaD). Foi Editora da Revista Perspectivas da Educação Matemática (2020-2022). De 2018 a 2021 foi Vice coordenadora do GT 13 - Diferença, Inclusão e Educação Matemática da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). De 2020 a 2022 foi responsável pela Secretaria de Formação de Professores da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte da UFMS (SEFOR/DIEX/PROECE). Doutora em Educação Matemática na Unesp - Campus de Rio Claro/SP (2014-2017) com estágio de um ano na Miami University, Oxford, Ohio (2015) - doutorado sanduíche (tese escolhida para receber uma menção honrosa no I Prêmio Unesp de Teses, em 2018). Mestre em Educação Matemática na Unesp (2013). Graduação em Matemática- licenciatura pela Universidade Federal Fluminense (2008). Especialização em Educação Especial com ênfase em Deficiência Visual pela UNIRIO (2009).

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.