Ensino de Geometria nos anos finais do Ensino Fundamental: um mapeamento das produções no estado da Bahia
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esta pesquisa objetivou identificar o que se publicou acerca do ensino de Geometria nas três últimas edições do Encontro Baiano de Educação Matemática (EBEM), e entender que implicações tais publicações apresentaram para o ambiente escolar. Vincula-se, este trabalho, ao Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), campus VII, no município de Senhor do Bonfim-BA, e é resultado de estudo que contou com o financiamento do Programa AFIRMATIVA e PROLAB, que concede bolsas de pesquisa e extensão para estudantes cotistas da Universidade, bem como financia laboratórios de formação. Durante esta investigação, apresentamos e discutimos os dados de um mapeamento das produções publicadas nos anais das últimas edições do EBEM, que tem como campo de estudo o ensino de Geometria nos anos finais do Ensino Fundamental. Buscamos, nesta pesquisa, trazer uma quantificação destas produções, o conceito de Geometria apresentado nelas, e as implicações que as mesmas trouxeram para o ambiente escolar.
Downloads
Detalhes do artigo
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
Referências
BAHIA. Documento Curricular Referencial da Bahia para Educação Infantil e Ensino Fundamental. Superintendência de Políticas para Educação Básica. União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. Salvador: Secretaria da Educação, 2019.
BALDIN, Y. Y. O significado da introdução da Metodologia Japonesa de Lesson Study nos
Cursos de Capacitação de Professores de Matemática no Brasil. Anais do XVIII Encontro Anual da SBPN e Simpósio Brasil-Japão. São Paulo: SBPN, 2009.
BAIRRAL, M. de A. Instrumentação do Ensino de Geometria. v.1. 2 ed. Rio de Janeiro: Cecierj, 2012.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, LDA, 2009.
BIEMBENGUT, M. S. 30 Anos de Modelagem Matemática na Educação Brasileira: das propostas primeiras às propostas atuais. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 2, n. 2, p. 7-32, jul. 2009
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF, 2017.
CABRAL, L. de J; PEROVANO, A. P. Um olhar para as estratégias utilizadas por estudantes do 9º ano do ensino fundamental para situações-problema envolvendo área. Anais do XVI Encontro Baiano de Educação Matemática. Salvador: 2015.
CAMPOS, E. S; ALMEIDA, L. C. de. Sequência didática para o ensino de ângulos por meio do Geogebra. Anais do XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática. Ilhéus: 2019.
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia Científica. 3 ed. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1983.
JESUS, L. O. M. de; DA SILVA, F. S; PIMENTEL, L. Poliedros e o futebol: construindo uma bola a partir do truncamento do icosaedro. Anais do XVI Encontro Baiano de Educação Matemática. Salvador: 2015.
OLIVEIRA, J. A. de; SILVA, H. R; SOUSA, A. J. J. A robótica educacional como proposta de ensino de conceitos da geometria. Anais do XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática. Ilhéus: 2019.
MIRANDA, D. C; SILVA, A. R; BRITO, M. F. de. Quadriláteros notáveis no sexto ano do ensino fundamental. Anais do XVII Encontro Baiano de Educação Matemática. Alagoinhas: 2017.
FIGUEIREDO, M. Z. A; CHIARI, B. M.; GOULART, B. N. G de. Discurso do Sujeito Coletivo: uma breve introdução à ferramenta de pesquisa qualiquantitativa. Distúrbios da Comunicação, São Paulo, n. 25, p. 129-136, abr. 2013.
FIORENTINI, D; PASSOS, C. L. B.; LIMA, R. C. R. Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina Matemática: período 2001-2012. Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2016.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
LORENZATO, S. Por que não ensinar Geometria? Educação Matemática em revista, v. 4. São Paulo: SBEM, 1995.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MACÊDO, L. V. L; COSTA, R. V; GOMES, W. da S; GOUVEIA, J. R. Ribeiro. Ensino de quadriláteros no 7º ano e teoria de Van Hiele: uma proposta didática do Programa Residência Pedagógica do IFBA campus Eunápolis. Anais do XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática. Ilhéus: 2019.
MOREIRA, M. A. O que é, afinal, aprendizagem significativa? Instituto de Física – UFRGS, 2010. Disponível em: http://moreira.if.ufrgs.br/oqueeafinal.pdf. Acesso em: 05 jul. 2020.
NASCIMENTO, S. M. S; SANTANA, W. F. O software Geogebra e o Teorema de Pitágoras: um estudo de caso com estudantes do nono ano. Anais do XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática. Ilhéus: 2019.
NCTM. Principles and standards for school mathematics. 2000. Disponível em: https://www.nctm.org/uploadedFiles/Standards_and_Positions/PSSM_ExecutiveSummary.pdf. Acesso em: 19 fev. 2019.
PASSOS, C. L. B. Representações, interpretações e pratica pedagógica: a geometria na sala de aula. 2000. 348p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253367>. Acesso em: 05 jul. 2020.
PASSOS, C. L. B; NACARATO, A. M. O ensino de Geometria no ciclo de alfabetização: um olhar a partir da provinha Brasil. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 16, n. 4, p. 1147-1168, 2014.
PAVANELLO, R. M. O abandono do ensino da geometria no Brasil: causas e consequências. Zetetike, Campinas, v. 1, n. 1, p. 7-17, dez. 2009. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646822/13724. Acesso em: 05 jul. 2020.
PAVANELLO, Regina Maria. O abandono de ensino de geometria: uma visão histórica. 1989. 196f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/252057>. Acesso em: 05 jul. 2020.
SÁ-SILVA, J. R; ALMEIDA, C. D; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História e Ciências Sociais, São Leopoldo, v.1, n.1, p. 1-15, jul. 2009. Disponível em: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10351/pdf. Acesso em: 13 jun. 2020.
SANTOS, M. L. T; FERREIRA, M. B. C. Anos finais do ensino fundamental: opinião de professores de matemática sobre o ensino de geometria. Anais do XVII Encontro Baiano de Educação Matemática. Alagoinhas: 2017.
SANTOS, R. da S.; FERREIRA, M. B. C. Demonstração e prova em geometria: uma análise dos livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental. Anais do XVII Encontro Baiano de Educação Matemática. Alagoinhas: 2017.
SILVA, J. da C. N. N; BORTOLOTI, R. D. M. “A Bahia já me deu régua e compasso”: o uso do desenho geométrico no redesenho de uma imagem. Anais do XVII Encontro Baiano de Educação Matemática. Alagoinhas: 2017.
SILVA, L. P. M. "O que é Geometria?". Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/matematica/o-que-e-Geometria.htm. Acesso em: 11 jun. 2020.
VASCONCELOS, M. M; OLIVEIRA, L. I. de; GOULART, C.; GOULART, J. S. S. O uso de materiais manipuláveis como recurso didático pedagógico no ensino de geometria plana com ênfase nos triângulos. Anais do XVII Encontro Baiano de Educação Matemática. Alagoinhas: 2017.
VIANA, D. S. B; PEREIRA, K. B; PRADO, P. F. do; BORTOLOTI, R. D. M. Teorema de Tales: sombras e alturas, relato de uma experiência com a Lesson Study. Anais do XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática. Ilhéus: 2019.