Ensino de Geometria nos anos finais do Ensino Fundamental: um mapeamento das produções no estado da Bahia

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Leonardo Araújo Suzart
Américo Junior Nunes da Silva

Abstract

Esta pesquisa objetivou identificar o que se publicou acerca do ensino de Geometria nas três últimas edições do Encontro Baiano de Educação Matemática (EBEM), e entender que implicações tais publicações apresentaram para o ambiente escolar. Vincula-se, este trabalho, ao Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), campus VII, no município de Senhor do Bonfim-BA, e é resultado de estudo que contou com o financiamento do Programa AFIRMATIVA e PROLAB, que concede bolsas de pesquisa e extensão para estudantes cotistas da Universidade, bem como financia laboratórios de formação. Durante esta investigação, apresentamos e discutimos os dados de um mapeamento das produções publicadas nos anais das últimas edições do EBEM, que tem como campo de estudo o ensino de Geometria nos anos finais do Ensino Fundamental. Buscamos, nesta pesquisa, trazer uma quantificação destas produções, o conceito de Geometria apresentado nelas, e as implicações que as mesmas trouxeram para o ambiente escolar.

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Suzart, L. A., & Silva, A. J. N. da. (2020). Ensino de Geometria nos anos finais do Ensino Fundamental: um mapeamento das produções no estado da Bahia. Revista Baiana De Educação Matemática, 1, e202002. https://doi.org/10.47207/rbem.v1i0.9016
Section
Artigos - Fluxo Contínuo
Author Biographies

Leonardo Araújo Suzart, Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil

Estudante do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/DEDC-VII), monitor do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (LEPEM/UNEB) e bolsista do Programa AFIRMATIVA (UNEB). 

Américo Junior Nunes da Silva, Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil

Professor do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb - Campus VII) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos ? PPGESA (Uneb - Campus III). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias (IESCFAC), Especialista em Educação Matemática e Licenciado em Matemática pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (CESVASF). Foi professor e diretor escolar na Educação Básica. Coordenou o curso de Licenciatura em Matemática e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no Campus IX da Uneb. Foi coordenador adjunto, no estado da Bahia, dos programas Pró-Letramento e PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Participou, como formador, do PNAIC/UFSCar, ocorrido no Estado de São Paulo. Pesquisa na área de formação de professores que ensinam Matemática, Ludicidade e Narrativas. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (CNPq/UFSCar).

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