Impacto do LabEM na formação dos licenciandos em Matemática do IFRJ Campus Nilópolis

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Aline Mendes Penteado Farves
José Carlos Gonçalves Gaspar
Marcelo Silva Bastos

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar as contribuições do Laboratório de Ensino de Matemática (LabEM) para a formação inicial do estudante do curso de Licenciatura em Matemática do IFRJ. Para a produção dos dados dessa pesquisa, um formulário online foi aplicado a um grupo de estudantes desse curso de Licenciatura em Matemática, que atuaram como monitores do laboratório de ensino de Matemática ou em algum projeto desenvolvido em parceria com o laboratório. As respostas obtidas foram analisadas à luz das contribuições de pesquisadores do campo da Formação de Professores e da Educação Matemática. Um dos resultados obtidos aponta para a percepção dos participantes da pesquisa a respeito das contribuições do laboratório de ensino para o desenvolvimento pessoal e profissional dos licenciandos. Entendemos, a partir do relato dos alunos, que ter participado das ações desenvolvidas pelo laboratório de ensino contribuiu para a futura prática docente dos licenciandos. Ademais, os relatos dos licenciandos demonstram a importância de um laboratório de ensino para a formação inicial do professor de Matemática. 

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Como Citar
Farves, A. M. P., Gaspar, J. C. G., & Bastos, M. S. (2025). Impacto do LabEM na formação dos licenciandos em Matemática do IFRJ Campus Nilópolis . Revista Baiana De Educação Matemática, 5(1), e202426. https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.22637
Seção
Dossiê temático - Laboratórios de Educação (em) Matemática em Instituições de Ensino (não) Superior e a Construção de uma Nova Cultura Matemática
Biografia do Autor

Aline Mendes Penteado Farves, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Ensino e História da Matemática e da Física

José Carlos Gonçalves Gaspar, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Ensino de Ciências

Marcelo Silva Bastos, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Matemática

Referências

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