Impacto do LabEM na formação dos licenciandos em Matemática do IFRJ Campus Nilópolis
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar as contribuições do Laboratório de Ensino de Matemática (LabEM) para a formação inicial do estudante do curso de Licenciatura em Matemática do IFRJ. Para a produção dos dados dessa pesquisa, um formulário online foi aplicado a um grupo de estudantes desse curso de Licenciatura em Matemática, que atuaram como monitores do laboratório de ensino de Matemática ou em algum projeto desenvolvido em parceria com o laboratório. As respostas obtidas foram analisadas à luz das contribuições de pesquisadores do campo da Formação de Professores e da Educação Matemática. Um dos resultados obtidos aponta para a percepção dos participantes da pesquisa a respeito das contribuições do laboratório de ensino para o desenvolvimento pessoal e profissional dos licenciandos. Entendemos, a partir do relato dos alunos, que ter participado das ações desenvolvidas pelo laboratório de ensino contribuiu para a futura prática docente dos licenciandos. Ademais, os relatos dos licenciandos demonstram a importância de um laboratório de ensino para a formação inicial do professor de Matemática.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
Referências
BRASIL. Diário Oficial da União. Publicado em: 22/07/2024 | Edição: 139-A | Seção: 3 - Extra A | Página: 1. Órgão: Ministério da Educação/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. EDITAL Nº 124, DE 20 DE JULHO DE 2024, disponível em https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-n-124-de-20-de-julho-de-2024-573487662
FARVES, A. M. P.; GASPAR, J. C. G.; BASTOS, M. S. LabEM: Contribuições para a formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática. In: Daniela Mendes Vieira da Silva, Darling Domingos Arquieres. (Org.). Laboratórios de ensino de Matemática na educação básica e na formação inicial e continuada de professores. 1ªed.Curitiba: Bagai, 2020, p. 11-22.
KALEFF, A. M. M. R. Do fazer concreto ao desenho em geometria: ações e atividades desenvolvidas no laboratório de ensino de geometria da Universidade Federal Fluminense. In: LORENZATO, S. Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006. p.113-134.
KALEFF, A. M. M. R.; ROSA, F. M. C. A Insubordinação Criativa e um Laboratório de Ensino: Ações de duas educadoras Matemáticas na formação de professores de Matemática. In: KALEFF, A.M.M.R.; PEREIRA, P.C. (org.). Educação Matemática: diferentes olhares e práticas. Curitiba: Appris, 2020, p.95-108
LORENZATO, S. Laboratório de ensino de Matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, S. Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006.
DE MELO, C. I. B.; DE SOUSA, F. E. E.; SILVA, S. P. Elementos constitutivos da identidade profissional do professor de Matemática. Linguagens, Educação e Sociedade, n. 47, p. 236-262, 2021.
NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.
NÓVOA, A. Diz-me como ensinas, dir-te-ei quem és e vice-versa. In: FAZENDA, I. (Org.) A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas: São Paulo, 1995, p. 29-42.
NÓVOA, A. Formação de professores e o trabalho pedagógico. Educa, 2002.
RÊGO, R. M.; RÊGO, R. G. Desenvolvimento e uso de materiais didáticos no ensino de Matemática. In: LORENZATO, Sérgio. Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006. p. 39-56.
SOWDER, J. T. The Mathematical Education and Development of Teachers. In: F. K. Lester. Second Handbook of Research on Mathematics Teaching and Learning (p. 157-223). Information Age Publishers, 2007.
TURRIONI, A. M. S. O laboratório de educação Matemática na formação inicial de professores. Dissertação (Mestrado) – UNESP, Rio Claro, 2004.
TURRIONI, A. M. S.; PEREZ, G. Implementando um laboratório de educação Matemática para apoio na formação de professores. In: LORENZATO, S. (Org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.