O laboratório de Educação Matemática e suas contribuições para a formação inicial de futuros professores de Matemática e para a comunidade

Conteúdo do artigo principal

Neila de Toledo e Toledo
Morgana Scheller
Caio Gomes Guimarães
Isadora Guimarães

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar reflexões acerca das experiências vivenciadas no Laboratório de Educação Matemática (LEM). Os aportes teóricos que lhe dão sustentação encontram-se, principalmente, nas formulações de Jorge Larrosa eUbiratan D’Ambrósio. A metodologia proposta se estabelece em aspectos participativos e colaborativos. Desse modo, os principais procedimentos metodológicos que foram adotados: a) elaboração do Plano de Atividade para cada semestre, em conjunto com a professora coordenadores e bolsistas; b) divulgação do LEM na Gerência Regional de Educação (Gered), nas feiras regionais de matemática e nas secretarias de educação municipais da região do alto vale do Itajaí. A partir das demandas de visitas organizou-se as atividades; c) planejamento de atividades utilizando os materiais do LEM; d) construção de jogos didáticos e outros materiais com diferentes níveis de dificuldades com a preocupação constante com o conceito matemático a ser desenvolvido; e) divulgação do curso de licenciatura em Matemática e de outros cursos da instituição. Vale ressaltar que as atividades desenvolvidas no LEM contribuem para a aproximação do Instituto Federal Catarinense (IFC) da comunidade externa. Conclui-se que: a) a experiência contribuiu para a compreensão das práxis docentes na formação dos acadêmicos; b) as atividades atingiram os objetivos, pois além de integrar teoria e prática, desenvolveu competências essenciais para a docência; c) possibilitou refletir criticamente sobre cada uma das etapas realizadas, o que contribui muito para a formação dos futuros professores de matemática.

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Como Citar
Toledo, N. de T. e, Scheller, M., Guimarães, C. G., & Guimarães, I. (2025). O laboratório de Educação Matemática e suas contribuições para a formação inicial de futuros professores de Matemática e para a comunidade . Revista Baiana De Educação Matemática, 5(1), e202431. https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.22595
Seção
Dossiê temático - Laboratórios de Educação (em) Matemática em Instituições de Ensino (não) Superior e a Construção de uma Nova Cultura Matemática
Biografia do Autor

Neila de Toledo e Toledo, Instituto Federal Catarinense-campus Rio do Sul(SC).

Possui doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2017), mestrado em Modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2007), especialização em Educação Matemática pela Universidade de Passo Fundo (2002) e graduação em Ciências/Matemática pela Universidade de Cruz Alta (2000). Atualmente é professor carreira EBTT do Instituto Federal Catarinense-campus Rio do Sul(SC). Membro dos Grupos de pesquisa: Interinstitucional de Pesquisa em Educação Matemática e Sociedade (GIPEMS) e Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Matemática e suas perspectivas (NEPEMP-IFC). Esses grupos integram o Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, práticas pedagógicas, currículo e etnomatemática. Também atua como professora avaliadora de materiais didáticos do Ministério da Educação.

Morgana Scheller, Instituto Federal Catarinense campus Rio do Sul

Morgana Scheller é doutora em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS. Realizou também no período de doutoramento, estudos na Universidade de Salamanca (2015/2016) na modalidade de doutorado sanduíche em Didáctica de las Matemáticas. Possui também: (i) mestrado em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2009); (ii) especialização em Metodologia do Ensino de Matemática pela Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (2002); (iii) especialização em Gestão Escolar pela UDESC (2002), (iv) graduação em Matemática pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1996); e (v) graduação em Pedagogia pela UNINTER (2017). Atualmente é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Rio do Sul nas disciplinas de Matemática para formação de professores de que ensinam matemática nos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia. Tem experiência na área de Educação Matemática, Formação de professores, com ênfase em Matemática, Formação continuação de professores das Feiras de Matemática e dos Anos Iniciais, Projetos de Iniciação Científica, Metodologias de Ensino de Matemática e Estágio Supervisionado. Também é membro da SBEM SC biênio 2018/2020 e também 2021/2023.

Caio Gomes Guimarães, Instituto Federal Catarinense campus Rio do Sul

Graduando do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Catarinense (IFC) campus Rio do Sul. Foi bolsista de Iniciação à Docência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no núcleo de matemática (2022-2024).

Isadora Guimarães, Instituto Federal Catarinense campus Rio do Sul

Acadêmica do curso de Licenciatura em Matemática, pelo Instituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul, integrante do Centro Acadêmico Leibniz (CALE) e bolsista no Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID).

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