Laboratorio de Educación Matemática en la Universidad del Estado de Bahia, Brasil: Impactos en la formación de futuros profesores de Matemáticas
Contenido principal del artículo
Resumen
Este artículo, resultado de una investigación cualitativa, aunque cuantificada cuando corresponde, tiene como objetivo analizar y discutir las repercusiones de la articulación entre formación, investigación y extensión a la comunidad, promovida por el Laboratorio de Educación Matemática (LEM) del campus VII de la Universidad del Estado de Bahia, en la formación de futuros profesores de Matemáticas. Para la recolección de datos, se aplicó un cuestionario a estudiantes matriculados en el último semestre del curso de licenciatura en Matemáticas de la institución. Los datos recolectados fueron sometidos a análisis de contenido, de acuerdo con las categorías que emergen del propio cuestionario. Las conclusiones de este estudio enfatizan la importancia del LEM en la re-significación de las concepciones de los estudiantes sobre la profesión docente y la enseñanza de las Matemáticas. Las actividades realizadas en el laboratorio fueron esenciales para el perfeccionamiento de las competencias de los futuros profesores, preparándolos para los desafíos de la práctica docente.
Descargas
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
Citas
ALTET, Marguerite. As Competências do professor profissional: entre conhecimentos, esquemas de ação e adaptação, saber analisar. In.: PERRENOUD, F.; ALTET, M.; PAQUAY, L.; CHARLIER, E. Formando professores profissionais: Quais estratégias? Quais Competências? Porto Alegre: Artmed, 2001. p.23-35.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução de Luís A. Reto e Augusto Pinheiro. 5ed. Lisboa: Edições 70, 2009.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp Biklen. Qualitative Research for Education: An Introduction to Theory and Methods. Boston: Allyn & Bacon. 2007.
BORBA, Marcelo Carvalho. A pesquisa qualitativa em Educação Matemática. In: Anais da 27ª reunião anual da ANPED. Caxambu-MG, 21-24. 2004.
CABRITA, Isabel; CORREIA, Eugénia. Laboratório de Educação em Matemática. I Seminário Internacional de Educação. (Cianorte-Paraná́-Brasil), p. 1895-1908, 2001. Disponível em: https://ria.ua.pt/handle/10773/9104. Acesso em 31 mai. 2024.
CABRITA, Isabel. A abertura do LEM@tic à comunidade e o desenvolvimento profissional dos (futuros) educadores da infância. Revista da Escola Superior de Educação. v. 05, p. 75–90, 2004. Recuperado de: https://ria.ua.pt/handle/10773/9443. Acesso em: 25 mai. 2024.
CABRITA, Isabel. Didática da matemática em cursos de formação de educadores e professores. Cadernos de Pesquisa, v. 48, p. 532-549. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/198053145045. Acesso em: 28 mai. 2024.
COLES, Alf; HELLIWELL, Tracy. The role of mathematics teacher educators in preparing teachers of mathematics to respond to global challenges within their classrooms. London Review of Education, v. 21, n. 1, p. 1-13, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.14324/LRE.21.1.02. Acesso em: 18 abr. 2024.
CURY, Helena Noronha. Concepções e crenças dos professores de matemática: pesquisas realizadas e significado dos termos utilizados. Bolema. Boletim de Educação Matemática, v. 29, p. 29-43. 1999. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10640. Acesso em: 31 mai. 2024.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Um sentido mais amplo de ensino da matemática para a justiça social. In: I Congresso de Educación Matemática de América Cen-tral y el Caribe. Santo Domingo, República Dominicana, 2013.
FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS – FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. Porto Alegre: UFRGS, 2012.
GATTI, Bernadete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: Unesco, 2009.
HERMINDA, Patrícia Madalena Vieira; ARAÚJO, Izilda Esmênia Muglia. Elaboração e validação do instrumento de enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem. Brasília, v,59, n.3 – p. 314- 320, mai-jun, 2006.
KAUSHIK DAS. Significant of Mathematics Laboratory Activities for Teaching and Learning. International Journal on Integrated Education, v. 2, n. 5, p. 19-25, 2020. Disponível em: https://journals.researchparks.org/index.php/IJIE/article/view/138. Acesso em 18 abr. 2024.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014. (Coleção Educação: Experiência e Sentido).
MARTINS, Isabel. Problemas e perspectivas sobre a integração CTS no sistema educativo português. Revista Electrónica de Ensñanza de las Ciencias, v. 1, n. 1, p. 28-39. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen1/REEC_1_1_2.pdf. Acesso em: 24 mai. 2024.
MEURER, Simone Xavier; BORGES, Fábio Alexandre; HERMANN, Wellington. O Laboratório de Ensino como espaço formativo para docentes que ensinam Matemática. Ensino em Re-Vista, [S. l.], v. 30, n. Contínua, p. e005, 2023. DOI: 10.14393/ER-v30a2023-5. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/64881. Acesso em: 31 maio. 2024.
MOTA, Janine da Silva. Utilização do Google Forms na pesquisa acadêmica. Revista Humanidades e Inovação, v. 6, n. 12, p. 271-380, 2019. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1106. Acesso em: 24 mai. 2024.
MUNIZ, Cristiano Alberto. Gestar II. Matemática: caderno de teoria de prática 3. Brasília: MEC, 2008.
NASCIMENTO, Franc-Lane Sousa Carvalho; MAGALHÃES, Nadja Regina Sousa; MORAIS, Joelson Sousa. Formação e o desenvolvimento profissional na percepção do professor do Brasil e de Portugal. Olhar de Professor, v. 20, n. 1, p. 23-37, 2017. Recuperado de https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12169/209209210686. Acesso em: 18 abr. 2024.
NÓVOA, António. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, A. (org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 2000. 214p.
OLIVEIRA, Zaqueu Vieira; KIKUCHI, Luzia Maia. The mathematics laboratory as space for teacher education. Cadernos de Pesquisa. V. 48, n. 169, p. 802-829. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/5JJGyGWZCfD9Q4gLZDMJRyR/?format=pdf&lang=en. Acesso em: 31 mai. 2024.
PASSOS, Marinez Meneghello; MARTINS, João Batista; ARRUDA, Sergio de Mello. Ser professor de Matemática: escolhas, caminhos, desejos.... Ciência & Educação, v. 11, n. 3, p. 471-482, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/JmWgzPDNnFWsr99ZSBRzvVp/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 13 jun. 2024.
PEREIRA, Ana Carolina Costa; SANTOS, Joelma Nogueira; PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça. Prática de Laboratório de Matemática: concepções de licenciandos na construção de saberes docentes. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 12, n. 4, p. 1-17, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.37001/ripem.v12i4.2964. Acesso em: 18 abr. 2024.
ROLDÃO, Maria do Céu Neves. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação. v.12, n.24, 2007.
SILVA, Walter Luís Moura; JULIO, Rejane Siqueira; OLIVEIRA, Viviane Cristina Almada de. Quando Mudam os Interlocutores: produzindo diferentes significados a partir de “ser professor de Matemática”. Bolema, Rio Claro (SP), v. 35, n. 71, p. 1616-1633. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/fhWhvS6FZZyw4vcrGhVWZ8y/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 13 jun. 2024.
SILVA, Américo Junior Nunes da. O Laboratório de Educação Matemática e a Formação Inicial de Professores de Matemática. Revista Internacional Educon, [S. l.], v. 1, n. 1, p. e20011001, 2020. DOI: 10.47764/e20011001. Disponível em: https://grupoeducon.com/revista/index.php/revista/article/view/14. Acesso em: 25 maio. 2024.
SILVA, Américo Junior Nunes da. A extensão universitária como eixo articulador na formação de professores: ampliando o olhar acerca das práticas de um laboratório de educação matemática. In Ciências Humanas: Atualização de Área. São Paulo-SP: Núcleo do Conhecimento. 2023, p. 1-5.
SILVA, Américo Junior Nunes da; SANTOS, Alessandra Santiago da Silva; MIRANDA, Cesar dos Anjos de; SOUZA, Paloma Sabrina Santos de. O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática da UNEB e o constituir-se professor pesquisador: itinerários e narrativas de formação. Com a Palavra, o Professor, [S. l.], v. 8, n. 20, p. 246–267, 2023. DOI: 10.23864/cpp.v8i20.874. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/874. Acesso em: 23 maio. 2024.
SILVA, Américo Junior Nunes da; CABRITA, Isabel; VALE, Isabel. Primeiro laboratório de educação matemática no ensino superior em Portugal: histórias construídas com palavras. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 14, n. 2, 2024, no prelo.
SILVA, Américo Junior Nunes da; CABRITA, Isabel. Laboratórios de educação matemática no ensino superior em Portugal: o que revela um estudo bibliográfico? Submetido à Revista Portuguesa de Educação. 2024.
SILVA, Américo Junior Nunes da; OLIVEIRA, Caíque. A pesquisa na formação do professor de matemática. Revista Internacional de Formação de Professores, [S.l.], jul. 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/41?articlesBySimilarityPage=1. Acesso em: 28 mai. 2024.
TARTUCE, Gisela Lobo; NUNES, Marina; ALMEIDA, Patrícia Cristina. Alunos do ensino médio e atratividade da carreira docente no Brasil. Cadernos de Pesquisa, v.40, n.140, p. 445-477, maio/ago. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/hBtRyWXHrYrGPzR7RsV6LCh/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 28 mai. 2024.
VALLE, Ione. Carreira do magistério: uma escolha profissional deliberada? Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 87, n. 216, 1 jun. 2006. Disponível em: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.87i216.792. Acesso em: 28 mai. 2024.
VIEIRA, Lygianne Batista; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Contribuições da Educação Matemática para a cultura de respeito à dignidade humana. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, Bauru, v. 8, n. 2, p. 173–188, 2020. DOI: 10.5016/ridh.v8i2.26. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/ridh3/index.php/ridh/article/view/26. Acesso em: 23 maio. 2024.
ZEICHNER, K. Formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.
ZANATTA, Jacir Alfonso; COSTA, Márcio Luis. Algumas reflexões sobre a pesquisa qualitativa nas ciências sociais. Estudos e Pesquisas em Psicologia. vol.12. n. 2 Rio de Janeiro 2012. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812012000200002. Acesso em: 24 mai. 2024.