Laboratorio de Educación Matemática en la Universidad del Estado de Bahia, Brasil: Impactos en la formación de futuros profesores de Matemáticas

Contenido principal del artículo

Américo Junior Nunes da Silva
Isabel Cabrita

Resumen

Este artículo, resultado de una investigación cualitativa, aunque cuantificada cuando corresponde, tiene como objetivo analizar y discutir las repercusiones de la articulación entre formación, investigación y extensión a la comunidad, promovida por el Laboratorio de Educación Matemática (LEM) del campus VII de la Universidad del Estado de Bahia, en la formación de futuros profesores de Matemáticas. Para la recolección de datos, se aplicó un cuestionario a estudiantes matriculados en el último semestre del curso de licenciatura en Matemáticas de la institución. Los datos recolectados fueron sometidos a análisis de contenido, de acuerdo con las categorías que emergen del propio cuestionario. Las conclusiones de este estudio enfatizan la importancia del LEM en la re-significación de las concepciones de los estudiantes sobre la profesión docente y la enseñanza de las Matemáticas. Las actividades realizadas en el laboratorio fueron esenciales para el perfeccionamiento de las competencias de los futuros profesores, preparándolos para los desafíos de la práctica docente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Silva, A. J. N. da, & Cabrita, I. (2024). Laboratorio de Educación Matemática en la Universidad del Estado de Bahia, Brasil: Impactos en la formación de futuros profesores de Matemáticas . Revista Baiana De Educação Matemática, 5(1), e202412. https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.21696
Sección
Dossiê temático - Laboratórios de Educação (em) Matemática em Instituições de Ensino (não) Superior e a Construção de uma Nova Cultura Matemática
Biografía del autor/a

Américo Junior Nunes da Silva, Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Senhor do Bonfim/Juazeiro/BA, Brasil

Professor do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb - Campus VII) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos ? PPGESA (Uneb - Campus III). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias (IESCFAC), Especialista em Educação Matemática e Licenciado em Matemática pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (CESVASF). Foi professor e diretor escolar na Educação Básica. Coordenou o curso de Licenciatura em Matemática e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no Campus IX da Uneb. Foi coordenador adjunto, no estado da Bahia, dos programas Pró-Letramento e PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Participou, como formador, do PNAIC/UFSCar, ocorrido no Estado de São Paulo. Pesquisa na área de formação de professores que ensinam Matemática, Ludicidade e Narrativas. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (CNPq/UFSCar).

Isabel Cabrita, Universidade de Aveiro (UA)

É licenciada em Matemática (Ensino) pela Universidade de Aveiro, tendo sido professora dos Ensinos Básico e Secundário - 1º Grupo Disciplinar (matemática) - durante 4 anos. Em 1986, ingressou no Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa da Universidade de Aveiro (agora Departamento de Educação) e aí obteve o seu doutoramento, na área da Didáctica, com uma tese que alia a matemática às tecnologias informáticas. Tem trabalhado sempre essas duas áreas, a nível letivo – com experiência na formação de professores (inicial, complementar, contínua e pós-graduada) –, de investigação e de extensão universitária. É membro fundador do CIDTFF – Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores (Universidade de Aveiro), e Secretária Executiva desde a sua criação, em 1994 até 2016 (com dois anos de interregno); desenvolveu/desenvolve (como responsável ou membro), vários projectos de investigação, inovação e/ou desenvolvimento; tem inúmeras publicações e comunicações (de âmbito nacional e internacional); orientou e orienta várias teses de doutoramento e dissertações de mestrado é Diretora do Curso de Mestrado em Ensino de Matemática para professores do 3ºCEB/Secundário e foi Diretora do Mestrado em Didática. Foi também Vice-Diretora do Programa Doutoral em Multimédia em Educação integrando, presentemente, a sua direção. É ainda responsável, desde a sua génese, do LEM@tic – Laboratório de Educação em Matemática da Universidade de Aveiro –, que criou em 2001; foi Coordenadora, pela Universidade de Aveiro, dos Programas de Formação Contínua em Matemática com professores dos 1º e 2º CEB – m@c1 e m@c2 – durante os 6 anos de vigência dessas ações criadas pelo Ministério de Educação e de âmbito nacional (2005/06 a 2010/11). Presentemente, é coordenadora do ccTIC-UA.

Citas

ALTET, Marguerite. As Competências do professor profissional: entre conhecimentos, esquemas de ação e adaptação, saber analisar. In.: PERRENOUD, F.; ALTET, M.; PAQUAY, L.; CHARLIER, E. Formando professores profissionais: Quais estratégias? Quais Competências? Porto Alegre: Artmed, 2001. p.23-35.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução de Luís A. Reto e Augusto Pinheiro. 5ed. Lisboa: Edições 70, 2009.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp Biklen. Qualitative Research for Education: An Introduction to Theory and Methods. Boston: Allyn & Bacon. 2007.

BORBA, Marcelo Carvalho. A pesquisa qualitativa em Educação Matemática. In: Anais da 27ª reunião anual da ANPED. Caxambu-MG, 21-24. 2004.

CABRITA, Isabel; CORREIA, Eugénia. Laboratório de Educação em Matemática. I Seminário Internacional de Educação. (Cianorte-Paraná́-Brasil), p. 1895-1908, 2001. Disponível em: https://ria.ua.pt/handle/10773/9104. Acesso em 31 mai. 2024.

CABRITA, Isabel. A abertura do LEM@tic à comunidade e o desenvolvimento profissional dos (futuros) educadores da infância. Revista da Escola Superior de Educação. v. 05, p. 75–90, 2004. Recuperado de: https://ria.ua.pt/handle/10773/9443. Acesso em: 25 mai. 2024.

CABRITA, Isabel. Didática da matemática em cursos de formação de educadores e professores. Cadernos de Pesquisa, v. 48, p. 532-549. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/198053145045. Acesso em: 28 mai. 2024.

COLES, Alf; HELLIWELL, Tracy. The role of mathematics teacher educators in preparing teachers of mathematics to respond to global challenges within their classrooms. London Review of Education, v. 21, n. 1, p. 1-13, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.14324/LRE.21.1.02. Acesso em: 18 abr. 2024.

CURY, Helena Noronha. Concepções e crenças dos professores de matemática: pesquisas realizadas e significado dos termos utilizados. Bolema. Boletim de Educação Matemática, v. 29, p. 29-43. 1999. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10640. Acesso em: 31 mai. 2024.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Um sentido mais amplo de ensino da matemática para a justiça social. In: I Congresso de Educación Matemática de América Cen-tral y el Caribe. Santo Domingo, República Dominicana, 2013.

FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS – FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. Porto Alegre: UFRGS, 2012.

GATTI, Bernadete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: Unesco, 2009.

HERMINDA, Patrícia Madalena Vieira; ARAÚJO, Izilda Esmênia Muglia. Elaboração e validação do instrumento de enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem. Brasília, v,59, n.3 – p. 314- 320, mai-jun, 2006.

KAUSHIK DAS. Significant of Mathematics Laboratory Activities for Teaching and Learning. International Journal on Integrated Education, v. 2, n. 5, p. 19-25, 2020. Disponível em: https://journals.researchparks.org/index.php/IJIE/article/view/138. Acesso em 18 abr. 2024.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014. (Coleção Educação: Experiência e Sentido).

MARTINS, Isabel. Problemas e perspectivas sobre a integração CTS no sistema educativo português. Revista Electrónica de Ensñanza de las Ciencias, v. 1, n. 1, p. 28-39. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen1/REEC_1_1_2.pdf. Acesso em: 24 mai. 2024.

MEURER, Simone Xavier; BORGES, Fábio Alexandre; HERMANN, Wellington. O Laboratório de Ensino como espaço formativo para docentes que ensinam Matemática. Ensino em Re-Vista, [S. l.], v. 30, n. Contínua, p. e005, 2023. DOI: 10.14393/ER-v30a2023-5. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/64881. Acesso em: 31 maio. 2024.

MOTA, Janine da Silva. Utilização do Google Forms na pesquisa acadêmica. Revista Humanidades e Inovação, v. 6, n. 12, p. 271-380, 2019. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1106. Acesso em: 24 mai. 2024.

MUNIZ, Cristiano Alberto. Gestar II. Matemática: caderno de teoria de prática 3. Brasília: MEC, 2008.

NASCIMENTO, Franc-Lane Sousa Carvalho; MAGALHÃES, Nadja Regina Sousa; MORAIS, Joelson Sousa. Formação e o desenvolvimento profissional na percepção do professor do Brasil e de Portugal. Olhar de Professor, v. 20, n. 1, p. 23-37, 2017. Recuperado de https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12169/209209210686. Acesso em: 18 abr. 2024.

NÓVOA, António. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, A. (org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 2000. 214p.

OLIVEIRA, Zaqueu Vieira; KIKUCHI, Luzia Maia. The mathematics laboratory as space for teacher education. Cadernos de Pesquisa. V. 48, n. 169, p. 802-829. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/5JJGyGWZCfD9Q4gLZDMJRyR/?format=pdf&lang=en. Acesso em: 31 mai. 2024.

PASSOS, Marinez Meneghello; MARTINS, João Batista; ARRUDA, Sergio de Mello. Ser professor de Matemática: escolhas, caminhos, desejos.... Ciência & Educação, v. 11, n. 3, p. 471-482, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/JmWgzPDNnFWsr99ZSBRzvVp/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 13 jun. 2024.

PEREIRA, Ana Carolina Costa; SANTOS, Joelma Nogueira; PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça. Prática de Laboratório de Matemática: concepções de licenciandos na construção de saberes docentes. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 12, n. 4, p. 1-17, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.37001/ripem.v12i4.2964. Acesso em: 18 abr. 2024.

ROLDÃO, Maria do Céu Neves. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação. v.12, n.24, 2007.

SILVA, Walter Luís Moura; JULIO, Rejane Siqueira; OLIVEIRA, Viviane Cristina Almada de. Quando Mudam os Interlocutores: produzindo diferentes significados a partir de “ser professor de Matemática”. Bolema, Rio Claro (SP), v. 35, n. 71, p. 1616-1633. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/fhWhvS6FZZyw4vcrGhVWZ8y/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 13 jun. 2024.

SILVA, Américo Junior Nunes da. O Laboratório de Educação Matemática e a Formação Inicial de Professores de Matemática. Revista Internacional Educon, [S. l.], v. 1, n. 1, p. e20011001, 2020. DOI: 10.47764/e20011001. Disponível em: https://grupoeducon.com/revista/index.php/revista/article/view/14. Acesso em: 25 maio. 2024.

SILVA, Américo Junior Nunes da. A extensão universitária como eixo articulador na formação de professores: ampliando o olhar acerca das práticas de um laboratório de educação matemática. In Ciências Humanas: Atualização de Área. São Paulo-SP: Núcleo do Conhecimento. 2023, p. 1-5.

SILVA, Américo Junior Nunes da; SANTOS, Alessandra Santiago da Silva; MIRANDA, Cesar dos Anjos de; SOUZA, Paloma Sabrina Santos de. O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática da UNEB e o constituir-se professor pesquisador: itinerários e narrativas de formação. Com a Palavra, o Professor, [S. l.], v. 8, n. 20, p. 246–267, 2023. DOI: 10.23864/cpp.v8i20.874. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/874. Acesso em: 23 maio. 2024.

SILVA, Américo Junior Nunes da; CABRITA, Isabel; VALE, Isabel. Primeiro laboratório de educação matemática no ensino superior em Portugal: histórias construídas com palavras. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 14, n. 2, 2024, no prelo.

SILVA, Américo Junior Nunes da; CABRITA, Isabel. Laboratórios de educação matemática no ensino superior em Portugal: o que revela um estudo bibliográfico? Submetido à Revista Portuguesa de Educação. 2024.

SILVA, Américo Junior Nunes da; OLIVEIRA, Caíque. A pesquisa na formação do professor de matemática. Revista Internacional de Formação de Professores, [S.l.], jul. 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/41?articlesBySimilarityPage=1. Acesso em: 28 mai. 2024.

TARTUCE, Gisela Lobo; NUNES, Marina; ALMEIDA, Patrícia Cristina. Alunos do ensino médio e atratividade da carreira docente no Brasil. Cadernos de Pesquisa, v.40, n.140, p. 445-477, maio/ago. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/hBtRyWXHrYrGPzR7RsV6LCh/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 28 mai. 2024.

VALLE, Ione. Carreira do magistério: uma escolha profissional deliberada? Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 87, n. 216, 1 jun. 2006. Disponível em: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.87i216.792. Acesso em: 28 mai. 2024.

VIEIRA, Lygianne Batista; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Contribuições da Educação Matemática para a cultura de respeito à dignidade humana. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, Bauru, v. 8, n. 2, p. 173–188, 2020. DOI: 10.5016/ridh.v8i2.26. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/ridh3/index.php/ridh/article/view/26. Acesso em: 23 maio. 2024.

ZEICHNER, K. Formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.

ZANATTA, Jacir Alfonso; COSTA, Márcio Luis. Algumas reflexões sobre a pesquisa qualitativa nas ciências sociais. Estudos e Pesquisas em Psicologia. vol.12. n. 2 Rio de Janeiro 2012. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812012000200002. Acesso em: 24 mai. 2024.