Estágio Supervisionado na formação inicial do docente de matemática no contexto do ensino remoto: reflexões sobre a experiência do Instituto Federal de Brasília - Campus Estrutural
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente relato de experiência é resultado de uma reflexão sobre a oferta das disciplinas de Estágio Supervisionado na Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Brasília - Campus Estrutural no contexto do ensino remoto. O ensino remoto debatido neste relato ocorreu nos anos de 2020 e 2021 devido à crise sanitária provocada pelo coronavírus (COVID-19). Em virtude dessa pandemia, as aulas presenciais foram suspensas, na maior parte das escolas brasileiras, sendo adotado o ensino remoto. Ao longo do relato será descrito como foi a oferta das disciplinas de estágio supervisionado II e III no referido curso e serão debatidos seus impactos e desafios. O desenho estrutural do relato de experiência se deu inicialmente por uma pesquisa bibliográfica, também foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva, de forma a compreendermos a importância do Estágio Supervisionado na formação inicial de professores e contextualizarmos a temática no ensino remoto, além de apresentarmos percepções dos vários atores envolvidos na execução do Estágio Supervisionado em formato remoto. Assim, realizou-se o levantamento de informações em documentos oficiais norteadores da formação de professores, portarias ou resoluções recentes correlatas ao ensino remoto, atas de Colegiado, Planos de Trabalho do Estágio supervisionado, Relatórios de Frequência, Fichas de Avaliação, formulários específicos do componente curricular, diários de classe, apresentação dos trabalhos dos alunos da disciplina, dentre outros. Foram analisados os dados das referidas turmas referentes aos semestres de 2020.1, 2020.2 e 2021.1, sendo 14 alunos de Estágio II e 13 alunos de Estágio III. Alguns alunos da Licenciatura em matemática destacaram que foi uma experiência interessante, pois aprenderam bastante quanto ao uso de tecnologias no ensino de matemática, outros alunos citaram, nas aulas de estágio e nos relatórios, o quanto aprenderam durante esse período de estágio supervisionado sobre o uso de diversas possibilidades tecnológicas e estratégias relacionadas ao ensino de matemática. Ressalte-se, ainda, que diversos graduandos relataram dificuldades referente a realização dos estágios, os desafios foram vários, tendo que improvisar espaços de estudo, enfrentando problemas de conexão e de ruídos, desmotivação, dentre outros fatores.
Downloads
Detalhes do artigo
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
Referências
BEHAR, Patrícia Alejandra. O ensino remoto emergencial e a educação a distância. Coronavírus, UFRGS, 06 de julho de 2020. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/>. Acesso em: 29 de julho de 2021.
BOLZAN, Dóris P. V. A construção do conhecimento pedagógico compartilhado na formação de professores. In FREITAS, Deisi S. (org.). Ações educativas e estágios curriculares supervisionados. Santa Maria: Ed. UFSM, 2007.
BOVO, Audria Alessandra. Formação continuada de professores de matemática para o uso da informática na escola: tensões entre proposta e implementação. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas. 2004. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/91127>. Acesso em: 29 de julho de 2021.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. PARECER CNE/CP Nº: 5/2020. Distrito Federal: Ministério da Educação, 28 abr. 2020a.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 544, de 16 de junho 2020. Brasília: DOE nº 114, 17 de jun., 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Portaria nº 234, Resolução CNE nº 2, de 20 de dezembro de 2019 . Brasília: CNE, DOE nº 28, 10 de fev., 2020b.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 2.117, de 06 de dezembro de 2019. Brasília: DOE nº 239, 11 de dez., 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE n. 2, de 1 de julho de 2015. Brasília: CNE, 2015.
MARIN, Douglas. Professores de matemática que usam a tecnologia de informação e comunicação no ensino superior. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2009. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/91117>. Acesso em: 29 de julho de 2021.
PRENSKY, Marc. O papel da tecnologia no ensino e na sala de aula. CONJECTURA: filosofia e educação, v. 15, n. 2, 2010.
SANTOS, Gislaina Rayana Freitas. ENSINO DE MATEMÁTICA: CONCEPÇÕES SOBRE O CONHECIMENTO MATEMÁTICO E A RESSIGNIFICAÇÃO DO MÉTODO DE ENSINO EM TEMPOS DE PANDEMIA. Culturas & Fronteiras, v. 2, n. 2, p. 40-57, 2020.
SCALABRIN, I. C.; MOLINAR, A. M. C. A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. Revista Unar, Vol 7, n 1, 2013.
STAHL, L. R. SANTOS, F. dos. O estágio nos cursos de licenciatura: reflexões sobre as práticas docentes. In IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - IX ANPED SUL, 2012.