Uma experiência no Programa de Residência Pedagógica em processo de Lesson Study: o caso do jogo Criminal Math

Conteúdo do artigo principal

Emilly Joyce Alcântara da Silva
Aluska Dias Ramos de Macedo
Regina da Silva Pina Neves

Resumo

Este relato apresenta uma experiência no contexto do Programa de Residência Pedagógica de Matemática (PRP), da Universidade Federal de Campina Grande desenvolvido em processo de Lesson Study (LS). Para tanto, as etapas do planejamento de uma aula sobre Teorema de Tales, sua execução e observação junto a estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública e posterior reflexão pós-aula, integrando futuros professores (FP) e professoras orientadora e preceptora, foram vivenciadas com o objetivo de analisar as reflexões pós-aula do jogo “Criminal Math: um crime nas pirâmides” e suas contribuições para a formação inicial dos FP. Os resultados indicam que a reflexão pós-aula revelou-se primordial para a compreensão pelos FP da importância de cada uma das etapas do LS, destacando-se: que o jogo foi entendido por todos como promissor, demandando adaptações para ser indicado a diferentes contextos educacionais; é fundamental conhecer e considerar as possíveis estratégias de resolução dos alunos e suas dificuldades durante a etapa do planejamento; é preciso planejar tendo como foco as necessidades de aprendizagem dos alunos, considerando seus conhecimentos prévios; planejar é uma ação demorada, que exige estudo e disponibilidade para o diálogo de quem a desenvolve. Do mesmo modo, indicou que o LS contribuiu para que conhecimentos matemáticos e didáticos fossem revisitados e/ou construídos pelos FP em interação com os professores preceptores, ampliando, também, o acesso destes a estes conhecimentos. Em relação ao desenvolvimento do PRP em processo de LS, foi consensual entre os FP que a experiência os apoiou no aprendizado de como trabalhar de modo coletivo e colaborativo, como atuar de modo mais reflexivo integrando conhecimentos teóricos e práticos, possibilitando-lhes o desenvolvimento profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, E. J. A. da, Macedo, A. D. R. de, & Pina Neves, R. da S. (2024). Uma experiência no Programa de Residência Pedagógica em processo de Lesson Study: o caso do jogo Criminal Math. Revista Baiana De Educação Matemática, 5(1), e202404. https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.18562
Seção
Relatos de Experiência - Fluxo Contínuo
Biografia do Autor

Emilly Joyce Alcântara da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduação.

Aluska Dias Ramos de Macedo, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Doutorado

Regina da Silva Pina Neves, Universidade de Brasília (UnB)

Universidade de Brasília (UnB). Pós-Doutorado.

Referências

BALDIN, Yuriko Yamamoto. O significado da introdução da Metodologia Japonesa de Lesson Study nos Cursos de Capacitação de Professores de Matemática no Brasil. In: ENCONTRO ANUAL DA SBPN E SIMPÓSIO BRASIL-JAPÃO, 18, 2009, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: SBPN, 2009. p. 1-9.

BALDIN, Yuriko Yamamoto; FÉLIX, Thiago Francisco. A pesquisa de aula (Lesson Study) como ferramenta de melhoria da prática na sala de aula. In: CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – CIAEM-IACME, 8, Recife, 2011. Anais [...]. Recife: Comité Interamericano de Educação Matemática, 2011. p. 1-12. Disponível em: https://xiii.ciaem-redumate.org/index.php/xiii_ciaem/xiii_ciaem/ paper/viewFile/2494/549 Acesso em: 21 jun. 2022.

BALDIN, Yuriko Yamamoto; GUIMARÃES, L. C. The process of introducing Lesson Study in Brasil (2009). In: ISODA, Masami et al. (Eds) El Estudio de Clases Japonés en Matemáticas. 3ª Edición ampliada. Chile: Ediciones Universitarias de Valparaíso, p. 306-315, 2012.

BARROS, Marcelo Lopes Leão; ANGELIM, Clenilson Panta. O uso dos jogos no ensino da matemática. Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia, Jaboatão dos Guararapes, v. 11, n. 39, p. 452-458, 2017.

BIANCHINI, Edwaldo. Matemática Bianchini: manual do professor. 9. ed. São Paulo: Moderna, 2018.

BIANCHINI, Gisele; GERHARDT, Tatiane; DULLIUS, Maria Madalena. Jogos no ensino de matemática “quais as possíveis contribuições do uso de jogos no processo de ensino e de aprendizagem da matemática?”. Revista Destaques Acadêmicos, [s. l.], v. 2, n. 4, maio 2011. Disponível em: http://www.meep.univates.br/ revistas/index.php/ destaques/article/view/83/81. Acesso em: 21 jun. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (CAPES). Edital Capes nº 06/2018 Retificado: Chamada pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa Residência Pedagógica. Brasília: MEC/CAPES, 2018a.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2018b.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Ministério da Educação e do Desporto: Secretaria de Educação Fundamental, Brasília, 1997.

CARDOSO, Mikaelle Barboza.; FIALHO, Lia Machado Fiuza; BARRETO, Marcilia Chagas. Lesson Study nas teses e dissertações brasileiras na área de Educação Matemática a partir de uma revisão sistemática de literatura. Revista Paranaense de Educação Matemática, [s. l.], v. 12, n. 28, p. 86-107, 2023.

FÉLIX, Thiago Francisco. Pesquisando a melhoria de aulas de matemática seguindo a proposta curricular do estado de São Paulo, com a metodologia da pesquisa de aulas (Lesson Study). 2010. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.

FONÇATTI, Maria Cecília; MORELATTI, Maria Raquel Miotto. A Lesson Study como contexto para o estágio das licenciaturas em matemática: por que utilizá-la? Educere et Educare, Cascavel-PR, v. 14, n. 32, p. 1-17, maio/ago. 2019.

FÜRKOTTER, Monica; MORELATTI, Maria Raquel Miotto. A articulação entre teoria e prática na formação inicial de professores de Matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 319-334, jan. 2007.

LEWIS, C. C.; STODARD, J.; LERNER, J. D.; SUFRIN, H. A. La promesa y el desafío del Lesson Study en toda la escuela en los Estados Unidos. Paradigma, [s. l.], v. 44, n. 2, p. 80-109, 2023.

MACEDO, Aluska Dias Ramos de; PINA NEVES, Regina da Silva; SILVA, Janaína Mendes Pereira da. Desarrollo Profesional de una profesora de Matemática: oportunidades en el contexto de la Pasantía Curricular Supervisada y en el Programa de Residencia Pedagógica en el proceso de Lesson Study. Paradigma, [s. l.], v. 44, n. 2, p. 398-424, 2023.

MARTINS, Micaela; DUARTE, Nicole; PONTE, João Pedro da. Estudo de aula na formação inicial de professores de matemática: Aspetos-chave que promovem o desenvolvimento do conhecimento didático dos futuros professores. Quadrante, [s. l.], v. 32, p. 120-141, 2023.

NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, p. 1106-1133, out./dez. 2017.

PONTE, João Pedro da; QUARESMA, M.; MATA-PEREIRA, J.; BAPTISTA, M. O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro - SP, v. 30, n. 56, p. 868-891, dez. 2016.

QUARESMA, Marisa; PINA NEVES, Regina da Silva; MACEDO, Aluska Dias Ramos de. Prática profissional e o estágio curricular supervisionado: experiências com Lesson Study na formação inicial de professores de matemática. Educação Matemática em Revista, São Paulo, v. 1, n. 23, maio 2022.

RICHIT, Adriana; PONTE, João Pedro da; TOMKELSKI, Mauri Luís. Estudos de aula na formação de professores de matemática do ensino médio. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 100, n. 254, p. 54-81, jan./abr. 2019.

RICHIT, Adriana; TOMKELSKI, Mauri Luís (org.). Lesson study em Matemática. Curitiba: CRV, 2023.

SILVA, Aluska Dias Ramos Macedo. Contribuições da Jugyou Kenkyuu e da engenharia didática para a formação e o desenvolvimento profissional de professores de matemática no âmbito do estágio curricular supervisionado. 2020. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.

SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; MILANI, Estela. Cadernos do Mathema: Ensino Fundamental – Jogos de matemática de 6º a 9º ano. Porto Alegre: Artmed, 2007.

UTIMURA, Grace Zaggia; BORELLI, Suzete de Souza; CURI, Edda. Lesson Study (Estudo de Aula) em diferentes países: uso, etapas, potencialidades e desafios. Educação Matemática Debate, Montes Claros, Ouro Preto, v. 4, n. 10, p. 7, jan./dez. 2020.