An experience with the Lesson Study methodology during the Mathematics Pedagogical Residency Program
Main Article Content
Abstract
Downloads
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
References
BALDIN, Yuriko Yamamoto. O significado da introdução da Metodologia Japonesa de Lesson Study nos Cursos de Capacitação de Professores de Matemática no Brasil. In: ENCONTRO ANUAL DA SBPN E SIMPÓSIO BRASIL-JAPÃO, 18, 2009, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: SBPN, 2009. p. 1-9.
BALDIN, Yuriko Yamamoto; FÉLIX, Thiago Francisco. A pesquisa de aula (Lesson Study) como ferramenta de melhoria da prática na sala de aula. In: CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – CIAEM-IACME, 8, Recife, 2011. Anais [...]. Recife: Comité Interamericano de Educação Matemática, 2011. p. 1-12. Disponível em: https://xiii.ciaem-redumate.org/index.php/xiii_ciaem/xiii_ciaem/ paper/viewFile/2494/549 Acesso em: 21 jun. 2022.
BALDIN, Yuriko Yamamoto; GUIMARÃES, L. C. The process of introducing Lesson Study in Brasil (2009). In: ISODA, Masami et al. (Eds) El Estudio de Clases Japonés en Matemáticas. 3ª Edición ampliada. Chile: Ediciones Universitarias de Valparaíso, p. 306-315, 2012.
BARROS, Marcelo Lopes Leão; ANGELIM, Clenilson Panta. O uso dos jogos no ensino da matemática. Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia, Jaboatão dos Guararapes, v. 11, n. 39, p. 452-458, 2017.
BIANCHINI, Edwaldo. Matemática Bianchini: manual do professor. 9. ed. São Paulo: Moderna, 2018.
BIANCHINI, Gisele; GERHARDT, Tatiane; DULLIUS, Maria Madalena. Jogos no ensino de matemática “quais as possíveis contribuições do uso de jogos no processo de ensino e de aprendizagem da matemática?”. Revista Destaques Acadêmicos, [s. l.], v. 2, n. 4, maio 2011. Disponível em: http://www.meep.univates.br/ revistas/index.php/ destaques/article/view/83/81. Acesso em: 21 jun. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (CAPES). Edital Capes nº 06/2018 Retificado: Chamada pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa Residência Pedagógica. Brasília: MEC/CAPES, 2018a.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2018b.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Ministério da Educação e do Desporto: Secretaria de Educação Fundamental, Brasília, 1997.
CARDOSO, Mikaelle Barboza.; FIALHO, Lia Machado Fiuza; BARRETO, Marcilia Chagas. Lesson Study nas teses e dissertações brasileiras na área de Educação Matemática a partir de uma revisão sistemática de literatura. Revista Paranaense de Educação Matemática, [s. l.], v. 12, n. 28, p. 86-107, 2023.
FÉLIX, Thiago Francisco. Pesquisando a melhoria de aulas de matemática seguindo a proposta curricular do estado de São Paulo, com a metodologia da pesquisa de aulas (Lesson Study). 2010. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.
FONÇATTI, Maria Cecília; MORELATTI, Maria Raquel Miotto. A Lesson Study como contexto para o estágio das licenciaturas em matemática: por que utilizá-la? Educere et Educare, Cascavel-PR, v. 14, n. 32, p. 1-17, maio/ago. 2019.
FÜRKOTTER, Monica; MORELATTI, Maria Raquel Miotto. A articulação entre teoria e prática na formação inicial de professores de Matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 319-334, jan. 2007.
LEWIS, C. C.; STODARD, J.; LERNER, J. D.; SUFRIN, H. A. La promesa y el desafío del Lesson Study en toda la escuela en los Estados Unidos. Paradigma, [s. l.], v. 44, n. 2, p. 80-109, 2023.
MACEDO, Aluska Dias Ramos de; PINA NEVES, Regina da Silva; SILVA, Janaína Mendes Pereira da. Desarrollo Profesional de una profesora de Matemática: oportunidades en el contexto de la Pasantía Curricular Supervisada y en el Programa de Residencia Pedagógica en el proceso de Lesson Study. Paradigma, [s. l.], v. 44, n. 2, p. 398-424, 2023.
MARTINS, Micaela; DUARTE, Nicole; PONTE, João Pedro da. Estudo de aula na formação inicial de professores de matemática: Aspetos-chave que promovem o desenvolvimento do conhecimento didático dos futuros professores. Quadrante, [s. l.], v. 32, p. 120-141, 2023.
NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, p. 1106-1133, out./dez. 2017.
PONTE, João Pedro da; QUARESMA, M.; MATA-PEREIRA, J.; BAPTISTA, M. O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro - SP, v. 30, n. 56, p. 868-891, dez. 2016.
QUARESMA, Marisa; PINA NEVES, Regina da Silva; MACEDO, Aluska Dias Ramos de. Prática profissional e o estágio curricular supervisionado: experiências com Lesson Study na formação inicial de professores de matemática. Educação Matemática em Revista, São Paulo, v. 1, n. 23, maio 2022.
RICHIT, Adriana; PONTE, João Pedro da; TOMKELSKI, Mauri Luís. Estudos de aula na formação de professores de matemática do ensino médio. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 100, n. 254, p. 54-81, jan./abr. 2019.
RICHIT, Adriana; TOMKELSKI, Mauri Luís (org.). Lesson study em Matemática. Curitiba: CRV, 2023.
SILVA, Aluska Dias Ramos Macedo. Contribuições da Jugyou Kenkyuu e da engenharia didática para a formação e o desenvolvimento profissional de professores de matemática no âmbito do estágio curricular supervisionado. 2020. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; MILANI, Estela. Cadernos do Mathema: Ensino Fundamental – Jogos de matemática de 6º a 9º ano. Porto Alegre: Artmed, 2007.
UTIMURA, Grace Zaggia; BORELLI, Suzete de Souza; CURI, Edda. Lesson Study (Estudo de Aula) em diferentes países: uso, etapas, potencialidades e desafios. Educação Matemática Debate, Montes Claros, Ouro Preto, v. 4, n. 10, p. 7, jan./dez. 2020.