Os Conjuntos Numéricos na perspectiva da História da Matemática em uma turma da Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.19570

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Estágio Supervisionado em Matemática, História da Matemática

Resumo

Este artigo trata-se de um Relato de Experiência de Estágio Curricular Supervisionado de um acadêmico do curso de Licenciatura em Matemática. O estágio foi desenvolvido em uma turma do 1° ano e uma do 2° ano do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública, no qual o acadêmico teve a oportunidade de aplicar nas aulas a Tendência História da Matemática. O objetivo deste artigo é relatar o uso da História da Matemática e sua função e aplicabilidade no processo de ensino de Matemática. Enquanto fundamentação teórica, destacamos D’Ambrosio (2012) e Roque (2014). Já para a fundamentação que orientou a prática em sala de aula descrita neste trabalho, evocamos a Base Nacional Comum Curricular, que enfatiza as importantes contribuições desta Tendência para o ensino de Matemática. Enquanto resultados, os estudantes puderam refletir, trabalhar a dialogicidade e conhecer uma das histórias mais interessantes da humanidade: a construção dos números. Percebemos também que houve um maior engajamento, compreensão e interesse por parte dos alunos durante as aulas de Matemática. Da mesma forma, o acadêmico estagiário teve a oportunidade de refletir sobre a importância de novas estratégias e abordagens de ensino nas aulas de Matemática. Portanto, concluímos que a História da Matemática contribuiu para um maior aproveitamento do conteúdo e compreensão da Matemática numa perspectiva historiográfica.

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Biografia do Autor

Saulo Macedo de Oliveira, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Montes Claros, Minas Gerais, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0009-0002-8183-149X - Lattes: http://lattes.cnpq.br/3110715527396686 - E-mail: saulomacedo308@gmail.com

Rieuse Lopes, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Montes Claros, Minas Gerais, Brasil. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-2342-3084 - Lattes: http://lattes.cnpq.br/4770299668835899 - E-mail: rieuse.lopes@unimontes.br

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Publicado

02-04-2024

Como Citar

Oliveira, S. M. de, & Lopes, R. (2024). Os Conjuntos Numéricos na perspectiva da História da Matemática em uma turma da Educação de Jovens e Adultos. Revista Baiana De Educação Matemática, 5(1), e202403. https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.19570

Edição

Seção

Relatos de Experiência - Fluxo Contínuo