Os Conjuntos Numéricos na perspectiva da História da Matemática em uma turma da Educação de Jovens e Adultos
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo trata-se de um Relato de Experiência de Estágio Curricular Supervisionado de um acadêmico do curso de Licenciatura em Matemática. O estágio foi desenvolvido em uma turma do 1° ano e uma do 2° ano do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública, no qual o acadêmico teve a oportunidade de aplicar nas aulas a Tendência História da Matemática. O objetivo deste artigo é relatar o uso da História da Matemática e sua função e aplicabilidade no processo de ensino de Matemática. Enquanto fundamentação teórica, destacamos D’Ambrosio (2012) e Roque (2014). Já para a fundamentação que orientou a prática em sala de aula descrita neste trabalho, evocamos a Base Nacional Comum Curricular, que enfatiza as importantes contribuições desta Tendência para o ensino de Matemática. Enquanto resultados, os estudantes puderam refletir, trabalhar a dialogicidade e conhecer uma das histórias mais interessantes da humanidade: a construção dos números. Percebemos também que houve um maior engajamento, compreensão e interesse por parte dos alunos durante as aulas de Matemática. Da mesma forma, o acadêmico estagiário teve a oportunidade de refletir sobre a importância de novas estratégias e abordagens de ensino nas aulas de Matemática. Portanto, concluímos que a História da Matemática contribuiu para um maior aproveitamento do conteúdo e compreensão da Matemática numa perspectiva historiográfica.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 20 ago. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2023.
D’AMBROSIO, Ubiratan. História da Matemática e Educação. In: Cadernos CEDES 40. História e Educação Matemática. 1. ed. Campinas, SP: Papirus, 1996.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria á prática. 16. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
FARAGO, Jorge Luiz. Do ensino da História da Matemática a sua contextualização para uma aprendizagem significativa. 67f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/85469>. Acesso em: 05 mar. 2024.
FELICIANO, Lucas Factor. O uso da História da Matemática em sala de aula: o que pensam alguns professores do ensino básico. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2008. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/91125/feliciano_lf_me_rcla.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 19 ago. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 35. ed. São Paulo: Paz e terra, 1999.
GARBI, Gilberto. O Romance das Equações Algébricas. 2. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2007.
GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy; CASTRUCCI, Benedicto. A conquista da matemática: 7° ano. 4. ed. São Paulo: FTD, 2018.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Tradução Bernardo Leitão. 1. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1990.
LOPES, Eliana Marta Teixeira; GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. História da Educação. 2. ed. Rio de Janeiro: DP & A, 2005.
MEDEIROS, Cleide Farias de. Por uma educação matemática como intersubjetividade. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Educação Matemática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1987.
MENDES, Iran Abreu. O uso da História no Ensino da Matemática. Belém do Pará: UEPA, 2001.
MIGUEL. Antonio; MIORIM, Maria A. História na educação matemática: propostas e desafios. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
OLIVEIRA, Saulo Macedo de; LOPES, Rieuse. O Júri Simulado como metodologia ativa no curso de Licenciatura em Matemática. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 7, n. 13, p. 1–17, 2023. DOI: 10.46551/emd.v7n13a13.
OLIVEIRA, Saulo Macedo de. A Gincana Matemática como metodologia de ensino e aprendizagem: um Relato de Experiência à luz das teorias da Aprendizagem Significativa e Experiencial. Revista Multidisciplinar do Vale do Jequitinhonha - ReviVale, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Aracuai, v. 3, n. 2, p. 1–15, 2023. DOI: 10.56386/2764-300x2023224.
PAVIANI, Letícia; SOUZA, Taís Cristina de. Conjuntos Numéricos e a história. 2008. Disponível em: <http://matematica-na-veia.blogspot.com/2008/03/conjuntos-numricos-histria.html>. Acesso em: 21 ago. 2023.
ROQUE, Tatiana. Desmascarando a equação. A história no ensino de que matemática?. Revista Brasileira de História da Ciência, vol.7, n. 2, p. 167-185, 2014. DOI: https://doi.org/10.53727/rbhc.v7i2.220.
SANTOS, Marcos Roberto dos. Compreensões de professores do ensino médio acerca da utilização da História da Matemática no ensino de Matemática. 82 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá. 2017. Disponível em: <https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/764/1/dissertacao_santos1_2017.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2023.
SILVA, Edimar Correa e. A História da Matemática na Educação Básica: contribuições à formação docente e à prática pedagógica. 89f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências). Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, 2018. Disponível em: <https://www.bdtd.ueg.br/bitstream/tede/87/2/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20Edimar%20Correa.pdf>. Acesso em: 05 mar. 2024.
SOUZA, Juciane de; SANTOS, Andréia Nunes dos. A História da Matemática como instrumento de ensino e aprendizagem na educação básica. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, vol.7, n. 20, p. 451-458, 2021. DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2832.