v. 6 n. 19 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica

					Visualizar v. 6 n. 19 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica

Dossiê

Ofício de ensinar, experiência escolar e narrativas de si

Publicado: 2021-12-31

Pré-textuais

Editorial

Apresentação do Dossiê

Dossiê

  • Entre biografemas e incidentes: histórias insólitas e sem fama de uma professora imaginária

    Eduarda Ritzel, Máximo Daniel Lamela Adó
    844-859
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p844-859
  • Um mundo além da escola: trânsitos culturais, histórias de vida e saberes de professores

    Marta Campos de Quadros, Yoshie Ussami Ferrari Leite
    860-874
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p860-874
  • Ação de ensinar: atividades impressas, narrativas e saberes

    Tania Silva, Cláudia Starling
    875-890
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p875-890
  • Trayectorias académicas de pedagogas del Colegio de Pedagogía en la Facultad de Filosofía y Letras de la Unam

    Jesús Carlos González Melchor
    891-909
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p891-909
  • A (trans)formação de educadores por meio do trabalho com narrativas no contexto inclusivo

    Cibele Moreira Monteiro, Ana Paula de Freitas
    910-926
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p910-926
  • Formação do cantar centrada na docência: reconstruindo a trajetória de Felipe

    Dyane Rosa, Teresa Mateiro
    927-942
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p927-942
  • (Re)significando a atuação docente: orientação de residência educacional e o ensino remoto

    Juliana Rossi Duci, Ana Paula Gomes Seferian
    943-955
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p943-955
  • A narrativa (auto)biográfica como dispositivo de pesquisa-formação na indução profissional docente

    Giseli Barreto da Cruz, Marilza Maia de Paiva, Viviane Lontra
    956-972
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p956-972
  • Processos de identificação na docência: ressignificando experiências no campo da pesquisa

    Claudio Afonso Peres, Filomena Maria de Arruda Monteiro, José González-Monteagudo
    973-991
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p973-991
  • La scuola “resistente”: pratiche autobiografiche per la valorizzazione delle storie di scuola

    Caterina Bonelli
    992-998
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p992-998

Artigos

  • Professoras “subversivas”: narrativas autobiográficas de mulheres militantes no relatório da Comissão Nacional da Verdade (CNV)

    Pâmela Tainá Wink da Luz, Diego Orgel Dal Bosco Almeida, Éder da Silva Silveira
    1000-1020
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p1000-1020
  • O nome impede a morte: trajetórias de vidas de meninos desvalidos

    Maria Zélia Maia de Souza
    1021-1034
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p1021-1034
  • Dom José Maria Pires: um projeto eclesiástico, uma história de vida (1966-1985)

    Maria Elizete Guimarães Carvalho, Maria das Graças da Cruz Barbosa
    1035-1053
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p1035-1053
  • Jacintha Clotildes: de escravizada à “Sinhá Preta”

    Petrônio Domingues, Hiago Feitosa da Silva
    1054-1069
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p1054-1069
  • Narrativas de mulheres negras: cultura de base africana e educação no Cariri cearense

    Cícera Nunes
    1070-1083
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p1070-1083
  • Trajetória e contribuições de Alfredina de Paiva e Souza (1905-1999) na educação brasileira

    Rafaela Silva Rabelo, Denis Herbert de Almeida
    1084-1103
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p1084-1103
  • Entrelaçando histórias de vida e o sentimento de pertencimento: reflexões de uma coordenadora pedagógica sobre as ações da gestão escolar

    Felipe Costa da Silva, Débora Ortiz de Leão
    1104-1118
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p1104-1118
  • Insistir em frestas na pandemia: esperançar na presença ante o afastamento

    Vitória da Silva Bemvenuto, Adrianne Ogêda Guedes
    1119-1136
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p1119-1136
  • Narrativas sobre a docência no contexto da pandemia: experiências de resistência e esperança

    Ana Paula Santos Lima Lanter Lobo, Joelma da Conceição da Silva Henrique e Souza, Adriana Pires de Arezzo, Verônica Fabiola Neves Rodrigues, Penha Mabel Farias do Nascimento, Andreia Viana da Silva Diniz
    1137-1154
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p1137-1154

Instruções aos colaboradores

Pareceristas 2021

Volume completo

  • Volume completo

    Comissão Editorial
    824-1164
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p824-1164