Um mundo além da escola: trânsitos culturais, histórias de vida e saberes de professores
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p860-874Palavras-chave:
Formação de Professores. Saberes Profissionais de Professores. Histórias de Vida. Trânsitos Culturais. Lugares de AprendizagemResumo
Este artigo apresenta reflexões resultantes da pesquisa de pós-doutorado que objetivou (re)conhecer processos formativos e práticas culturais, escolares e não escolares, que tenham produzido ao longo da vida os saberes profissionais de professores de Ensino Fundamental das redes públicas de ensino de Presidente Prudente, SP, como condição para o exercício do ofício docente na perspectiva de uma escola pública de qualidade e para todos. Aqui apresentamos um recorte destacando o papel atribuído aos trânsitos culturais que estes docentes experienciaram no decorrer da vida e que os formaram os professores que são. Está inscrito na perspectiva da pesquisa narrativa, busca (re)constituir as histórias de vida de seis professores através de entrevistas narrativas e toma como base teórica, além dos estudos referentes aos saberes profissionais de professores, o conceito de “lugares de aprendizagem” a partir de Ellsworth (2005). Desde as histórias de vida dos professores constata-se que a escola aparece como lugar privilegiado de socialização dos saberes profissionais oriundos da sua própria experiência nos diferentes espaços da escola. Contudo, os trânsitos culturais compõem de forma significativa os saberes (de experiência) que sustentam as práticas pedagógicas dos professores-narradores.
Downloads
Referências
ARFUCH, Leonor. Memoria y autobiografia: exploraciones en los limites. Buenos Aires: FCE, 2013.
BENJAMIN, Walter. O narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da cultura. (Obras Escolhidas, Vol. 1) 5 ed. São Paulo: Brasiliense, 1993. p. 197-221.
BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: Lembranças de velhos. 18 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa Narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. 2ed. rev. Uberlândia: EDUFU, 2015.
CONTRERAS, José Domingos. Tener historias para contar: profundizar narrativamente la educacion. Roteiro. Joaçaba, SC, UNOESC, v. 41, n. 1, p.15-40, jan. /abr. 2016. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9259 . Acessado em: 5 fev. 2021.
CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. 24 ed. 3 reimp. Campinas, SP: Papirus, 2014.
ELLSWORTH, Elizabeth. Places of Learning: media, archtecture, pedagogy. New York: Routledge, 2005.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre a experiência. 1 ed. 1 reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, ANPEd, n. 19, p. 20-28, jan./abr.2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003. Acessado em: 5 fev. 2021.
LARROSA, Jorge. La Experiencia de la Lectura. Barcelona: Alertes, 1996.
LEITE, Yoshie Ussami Ferrari. O lugar das práticas na formação inicial de professores. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.
NÓVOA, António. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Disponível em: http://www.revistaeducacion.educacion.es/re350/re350_09por.pdf. Acessado em: 20 jul. 2018.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes docência. In: PIMENTA, Selma Garrido (org). Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. São Paulo: Cortez, 1999. p. 15-34.
ROCKWELL, Elsie. De huellas, bardas y veredas: uma história cotidiana em la escuela. In: ROCKWELL, Elsie (coord). La escuela cotidiana. 6 reimp. México: FCE, 2014.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 14 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012a.
TARDIF, Maurice. O que é o saber da experiência no ensino?. In: ENS, Romilda Teodora; BEHRENS, Marilda Aparecida; VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos. (orgs) Trabalho Docente e Saberes do Professor. 2 ed. Curitiba: Champagnat, 2012b. p. 27-41.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. (orgs) O ofício do professor: histórias, perspectivas e desafios internacionais. 6 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
TEIXEIRA, Leny Rodrigues Martins. A formação docente: as narrativas autobiográficas como recurso para um enfoque clínico. In: REBOLO, Flavinês; TEIXEIRA, Leny Rodrigues Martins; PERRELLI, Maria Aparecida de Souza. (org) Docência em Questão: discutindo trabalho e formação. Campinas: Mercado de Letras, 2012. p. 109-134.