A formação do diretor e a escola pública: uma narrativa autobiográfica

  • João Ferreira Filho Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo
  • Yoshie Ussami Ferrari Leite Yoshie Ussami Ferrari Leite – FCT-Unesp de Presidente Prudente. Professora Adjunta da FCT-UNESP, campus de Presidente Prudente. Líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar (GPFOPE
Palavras-chave: Diretor de escola, Autobiografia, Gestão democrática

Resumo

Neste artigo, apresento a síntese de minha dissertação de mestrado defendida em 2016, no PPGE da Unesp de Presidente Prudente/SP, tendo como linha mestra a Formação dos Profissionais da Educação, Políticas Educativas e Escola Pública. Em minha dissertação, resgatei parte de minha vida acadêmica, para refletir e tentar entender como me constituí diretor de escola e como esta construção está marcada por propósitos de trabalho democrático. Neste resgate, usei como metodologia a autobiografia, assim, olhei ao longo de minha história de vida e refleti sobre minhas vivências e práticas, na realidade da escola, primeiro como aluno, depois como professor e, finalmente, como diretor de escola pública, preocupado em realizar um trabalho com vínculo democrático, em busca de uma educação de qualidade para todos. No entanto, divido este artigo em dois grandes momentos, no primeiro, faço um breve e compacto resumo de minhas convicções acadêmicas, nas quais me baseio para pensar a educação e, no segundo, reflito sobre minha autobiografia, em um misto de síntese e releitura de minha construção como diretor de escola.

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Biografia do Autor

João Ferreira Filho, Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo
Diretor efetivo de Escola Pública estadual no Estado de São Paulo. Mestre em Educação pela FCT-Unesp de Presidente Prudente e membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar.

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Publicado
2019-04-19
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Como Citar
FILHO, J. F.; LEITE, Y. U. F. A formação do diretor e a escola pública: uma narrativa autobiográfica. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 4, n. 10, p. 394-408, 19 abr. 2019.