Professores que nos atravessam trajetória de vida-formação de uma professora de História
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1120Palavras-chave:
Professores marcantes, Pesquisa (auto)biográfica, Formação docenteResumo
Os professores que passam pela nossa trajetória de vida-formação, ao deixarem suas marcas, vão constituindo o professor-pessoa que somos. Influenciam a nossa maneira de ser e estar na profissão, uma vez que vida e profissão estão necessariamente imbricadas, sendo impossível a separação das dimensões pessoais e profissionais do professor. Sendo assim, o objetivo da pesquisa consiste em verificar as experiências significativas vivenciadas com professores que passam pela nossa trajetória de vida-formação e como elas constituem o professor-pessoa que somos. Quais as marcas deixadas pelos professores que nos atravessam e como contribuem para o ser e estar na profissão docente? A partir dessa problemática fomos buscar na trajetória de vida-formação de uma professora que atua na rede estadual paulista há mais de dez anos, alguns elementos reveladores do complexo emaranhado que envolve o ser, o formar-se e o tornar-se professor. Ancorado na abordagem da pesquisa (auto)biográfica, este estudo utilizou como dispositivo de pesquisa, a Entrevista Narrativa. As experiências vivenciadas pela professora participante da pesquisa nos mostram como as professoras e professores que nos atravessam, marcam, de diferentes formas, a nossa trajetória de vida-formação contribuindo para o fazer-se docente.
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