Professores que nos atravessam trajetória de vida-formação de uma professora de História

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DOI :

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1120

Mots-clés :

Professores marcantes, Pesquisa (auto)biográfica, Formação docente

Résumé

Os professores que passam pela nossa trajetória de vida-formação, ao deixarem suas marcas, vão constituindo o professor-pessoa que somos. Influenciam a nossa maneira de ser e estar na profissão, uma vez que vida e profissão estão necessariamente imbricadas, sendo impossível a separação das dimensões pessoais e profissionais do professor. Sendo assim, o objetivo da pesquisa consiste em verificar as experiências significativas vivenciadas com professores que passam pela nossa trajetória de vida-formação e como elas constituem o professor-pessoa que somos. Quais as marcas deixadas pelos professores que nos atravessam e como contribuem para o ser e estar na profissão docente? A partir dessa problemática fomos buscar na trajetória de vida-formação de uma professora que atua na rede estadual paulista há mais de dez anos, alguns elementos reveladores do complexo emaranhado que envolve o ser, o formar-se e o tornar-se professor. Ancorado na abordagem da pesquisa (auto)biográfica, este estudo utilizou como dispositivo de pesquisa, a Entrevista Narrativa. As experiências vivenciadas pela professora participante da pesquisa nos mostram como as professoras e professores que nos atravessam, marcam, de diferentes formas, a nossa trajetória de vida-formação contribuindo para o fazer-se docente.

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Tamara de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Doutoranda em Educação na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus Presidente Prudente. Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Presidente Epitácio. Membro do Grupo de Pesquisa de Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar (GPFOPE), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unesp, campus Presidente Prudente.

Amarílis da Costa Silva, niversidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp

Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus Presidente Prudente. Professora na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). Membro do Grupo de Pesquisa de Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar (GPFOPE), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unesp, campus Presidente Prudente

Yoshie Ussami Ferrari Leite, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Livre-docente pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora aposentada vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unesp, onde lidera o Grupo de Pesquisa de Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar (GPFOPE).

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Publié-e

2023-06-04

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LIMA, T. de; SILVA, A. da C.; LEITE, Y. U. F. . Professores que nos atravessam trajetória de vida-formação de uma professora de História. REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE, [S. l.], v. 8, n. 23, p. e1120, 2023. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1120. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/16820. Acesso em: 21 nov. 2024.