“Marcas do que se foi”: experiências de licenciandos/as em avaliação da aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p445-463Palavras-chave:
Narrativas (auto)biográficas. Avaliação da aprendizagem. Ensino Superior. Licenciandos/as.Resumo
Este texto resulta de uma pesquisa com narrativas (auto) biográficas, tematizando uma questão intrínseca à formação docente nos cursos de licenciatura, relacionada com a avaliação da aprendizagem. Longe de ser um tema restrito à Educação Básica, as problemáticas ligadas à avalição são potencializadas no Ensino Superior, expressando diferentes aspectos do ensinar e aprender e das relações que se estabelecem nos modos de pensar e agir, com consequências muito marcantes para os/as envolvidos/as. Objetivando analisar, através das narrativas (auto) biográficas, implicações das experiências em avaliação da aprendizagem na formação de futuros/as professores/as, o estudo buscou responder à seguinte questão: como experiências em avaliação da aprendizagem influenciam a formação de licenciandos/as, seja na condição de estudantes, seja como futuros/as docentes? Os resultados indicam, de um lado, que na trajetória formativa há reminiscências do ensino tradicional, com pautas autoritárias e classificatórias. Por outro lado, as práticas e atitudes dos/as professores/as dos cursos de Licenciatura exercem potência sobre as construções identitárias dos/as licenciandos/as, indicando a relevância de que a avaliação da aprendizagem deva se consubstanciar em autoavaliação de discentes, mas igualmente, dos/as avaliadores/as. Revelam ainda que as narrativas proporcionam a autoformação, contribuindo para o processo formativo e o desenvolvimento profissional.
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