“Marcas do que se foi”: experiências de licenciandos/as em avaliação da aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p445-463

Palavras-chave:

Narrativas (auto)biográficas. Avaliação da aprendizagem. Ensino Superior. Licenciandos/as.

Resumo

Este texto resulta de uma pesquisa com narrativas (auto) biográficas, tematizando uma questão intrínseca à formação docente nos cursos de licenciatura, relacionada com a avaliação da aprendizagem. Longe de ser um tema restrito à Educação Básica, as problemáticas ligadas à avalição são potencializadas no Ensino Superior, expressando diferentes aspectos do ensinar e aprender e das relações que se estabelecem nos modos de pensar e agir, com consequências muito marcantes para os/as envolvidos/as. Objetivando analisar, através das narrativas (auto) biográficas, implicações das experiências em avaliação da aprendizagem na formação de futuros/as professores/as, o estudo buscou responder à seguinte questão: como experiências em avaliação da aprendizagem influenciam a formação de licenciandos/as, seja na condição de estudantes, seja como futuros/as docentes? Os resultados indicam, de um lado, que na trajetória formativa há reminiscências do ensino tradicional, com pautas autoritárias e classificatórias. Por outro lado, as práticas e atitudes dos/as professores/as dos cursos de Licenciatura exercem potência sobre as construções identitárias dos/as licenciandos/as, indicando a relevância de que a avaliação da aprendizagem deva se consubstanciar em autoavaliação de discentes, mas igualmente, dos/as avaliadores/as. Revelam ainda que as narrativas proporcionam a autoformação, contribuindo para o processo formativo e o desenvolvimento profissional.

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Biografia do Autor

Elzanir dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Professora Associada do Departamento de metodologia da Educação, da Universidade Federal da Paraíba. Cursou Doutorado na Universidade Federal do Ceará, cursou Pedagogia e Mestrado em Educação na mesma Universidade. É vice-lider do grupo de pesquisa Curriculo, Formação de Professores e Narrativas (Auto) biográficas. Desenvolve estudos nas áreas de Didática, Avaliação e Formação de Professores, com ênfase na pesquisa (Auto) Biográfica.

Idelsuite de Sousa Lima, Universidade Federal da Paraíba

Doutora pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É líder do Grupo de Pesquisa em Currículo, Formação de Professores(as) e Pesquisa (Auto)biográfica. É professora do Departamento de Metodologia da Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

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Publicado

2022-11-04

Como Citar

DOS SANTOS, E.; LIMA, I. de S. . . “Marcas do que se foi”: experiências de licenciandos/as em avaliação da aprendizagem . Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 7, n. 21, p. 445–463, 2022. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p445-463. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/13878. Acesso em: 5 nov. 2024.