Teachers who cross us: life and training of a history teacher
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1120Keywords:
Outstanding teachers, Teaching training, (Auto)biographical researchAbstract
Os professores que passam pela nossa trajetória de vida-formação, ao deixarem suas marcas, vão constituindo o professor-pessoa que somos. Influenciam a nossa maneira de ser e estar na profissão, uma vez que vida e profissão estão necessariamente imbricadas, sendo impossível a separação das dimensões pessoais e profissionais do professor. Sendo assim, o objetivo da pesquisa consiste em verificar as experiências significativas vivenciadas com professores que passam pela nossa trajetória de vida-formação e como elas constituem o professor-pessoa que somos. Quais as marcas deixadas pelos professores que nos atravessam e como contribuem para o ser e estar na profissão docente? A partir dessa problemática fomos buscar na trajetória de vida-formação de uma professora que atua na rede estadual paulista há mais de dez anos, alguns elementos reveladores do complexo emaranhado que envolve o ser, o formar-se e o tornar-se professor. Ancorado na abordagem da pesquisa (auto)biográfica, este estudo utilizou como dispositivo de pesquisa, a Entrevista Narrativa. As experiências vivenciadas pela professora participante da pesquisa nos mostram como as professoras e professores que nos atravessam, marcam, de diferentes formas, a nossa trajetória de vida-formação contribuindo para o fazer-se docente.
Downloads
References
ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de; TARTUCE, Gisela Lobo; NUNES, Marina Muniz Rossa. Quais as razões para a baixa atratividade da docência por alunos do ensino médio? Psicologia: Ensino & Formação, v. 5, n. 2, p. 103-121, 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2177-20612014000200007. Acesso em: 8 fev. 2023.
ARROYO, Miguel Gonzalez. Ofício de mestre: imagens e autoimagens. Petrópolis: Vozes, 2000.
DI GIORGI, Cristiano Amaral Garboggini; LEITE, Yoshie Ussami Ferrari. A qualidade da escola pública na perspectiva democrática e popular. Série Estudos (UCDB), s/v., n. 30, p. 305-323, jul./dez., 2010. Disponível em: https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/173. Acesso em: 12 fev. 2023
DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A construção do campo da pesquisa sobre formação de professores. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 145-154, jul./dez., 2013. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7445/4808. Acesso em: 15 fev. 2023.
DUBAR, Claude. A socialização. Construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Fontes: 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (FCC). A atratividade da carreira docente no Brasil. Relatório Final. Estudos e Pesquisas Educacionais, 2009. Disponível em: http://www.zerohora.com.br/pdf/15141177.pdf. Acesso em: 5 fev. 2023.
HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2007. p. 31-61.
GADOTTI, Moacir. Educação e poder: introdução à Pedagogia do Conflito. São Paulo: Cortez, 2003.
GATTI, Bernardete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: Unesco, 2019.
GINZBURG, Carlo. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. In: GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. p. 143-275.
JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martin. Entrevista Narrativa. In: BAUER, Martin; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 90-113.
LARROSA BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, s/v., n. 19, p. 20-29, jan/fev/mar/abr., 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC. Acesso em: 2 fev. 2023.
MARCELO GARCÍA, Carlos. La identidad docente: constantes y desafíos. Revista Interamericana de Investigación, Educación y Pedagogía, v. 3, n. 1, p. 15-42, 2010. Disponível em: https://revistas.usantotomas.edu.co/index.php/riiep/article/view/1301. Acesso em: 3 fev. 2023.
NÓVOA, António. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, António. (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 2007. p. 11-25.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. Trabalho docente. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana Maria Cancella; VIEIRA, Lívia Maria Fraga. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação. Disponível em: https://gestrado.net.br/verbetes/trabalho-docente/. Acesso em: 5 fev. 2023.
OCDE. Professores são importantes: atraindo, desenvolvendo e retendo professores eficazes. São Paulo: Moderna, 2006.
ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, p. 94-103, jan/abr., 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/XPqzwvYZ7YxTjLVPJD5NWgp/?lang=pt. Acesso em: 2 de fev. 2023.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2008.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2013.
TARTUCE, Gisela Lobo; NUNES, Marina Muniz Rossa; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. Alunos do ensino médio e atratividade da carreira docente no Brasil. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 140, p. 445-447, maio/ago., 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/hBtRyWXHrYrGPzR7RsV6LCh/abstract/?lang=pt. Acesso em: 2 fev. 2023.