A narrativa (auto)biográfica como dispositivo de pesquisa-formação na indução profissional docente
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p956-972Palavras-chave:
Pesquisa-formação; narrativas docentes; indução profissional docenteResumo
Fundamentado nos princípios epistemológicos da pesquisa (auto)biográfica e orientado pelo objetivo de situar a contribuição da pesquisa-formação como dispositivo para a indução profissional docente, o artigo em tela propõe dois movimentos: primeiramente destaca pressupostos histórico-filosófico-conceituais da pesquisa-formação e, mais especificamente, da perspectiva (auto)biográfica; em seguida, apresenta um desenho investigativo em desenvolvimento, parte de uma pesquisa em rede de caráter interinstitucional apoiada pelo CNPq e pela FAPERJ, reunindo professores iniciantes de redes públicas de ensino com até cinco anos de experiência profissional, com o propósito de discutir as possibilidades e os desafios da indução entre pares para o agir e reagir de professores em relação às dificuldades que afetam a docência em seus primeiros anos de exercício profissional. Reafirma-se que a narrativa enquanto atividade (auto)biográfica produz reflexão e possibilita ao professor iniciante, na condição de narrador, adentrar nas situações e refletir sobre elas, compreendendo a si e ao outro, no diálogo constante entre os acontecimentos vividos em sala de aula, as teorias estudadas e os novos aprendizados possibilitados por essa relação, instituindo, assim, um modo outro de indução profissional docente.
Downloads
Referências
AGUIAR, Thiago Borges de; FERREIRA, Luciana Haddad. Paradigma indiciário: abordagem narrativa de investigação no contexto da formação docente. Educar em Revista. Curitiba, v.37, e74451, 2021. DOI: 10.1590/0104-4060.74451
ALARCÃO, Isabel; ROLDÃO, Maria do Céu. Um passo importante no desenvolvimento profissional dos professores: o ano de indução. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 6, n. 11, p. 109-126, ago/dez, 2014. Disponível em: http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br Acesso em: 12 ago. 2021.
ANDRÉ, Marli. Inserção profissional de egressos de programas de iniciação à docência. Relatório de Pesquisa Interinstitucional. Brasília: CNPq, 2018.
ANDRÉ, Marli. Políticas e programas de professores iniciantes no Brasil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 145, p. 112-129, jan./abr, 2012. DOI: 10.1590/S0100-15742012000100008. Acesso em: 15 ago. 2021.
BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Pesquisaformação narrativa (auto)biográfica: trajetórias e tessituras teórico-metodológicas. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto.; CUNHA, Jorge Luiz; VILLAS BÔAS, Lúcia. Pesquisa (auto)biográfica: diálogos epistêmico-metodológicos. Curitiba: CRV, 2018 [p. 65-81].
BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Histórias de vida e formação de professores: diálogos entre Brasil e Portugal. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2012.
BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Abordagens teórico-metodológicas da formação de professores em dois tempos: olhares sobre o CIPA I (2004) e o CIPA V (2012). Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica, Salvador, v. 01, n. 01, p. 31-45, jan./abr, 2016. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2016.v1.n1.p31-45. Acesso em: 15 ago. 2021
CLANDININ, D. Jean.; CONNELLY, Michael. Pesquisa narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa; tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores. ILEEL/UFU. 2ª ed. ver. Uberlândia: UFU, 2015.
CRUZ, Giseli Barreto da. Didática e docência na visão de professores iniciantes. Dossiê “Pedagogia, didática e formação docente: velhos e novos pontos crítico-políticos”. Revista Cocar. Edição Especial. N. 8, p. 45-66, Jan./Abr./2020. DOI: 10.31792/rc.v0i8. Acesso em:15 ago. 2021.
CRUZ, Giseli Barreto da. Professores principiantes e sua visão acerca da formação: aspectos didático-pedagógicos. Profesorado: Revista de currículum y formación del professorado. 23(3), 93-112, 2019. DOI: 10.30827/profesorado.v23i3.9607. Acesso em: 15 ago. 2021.
CRUZ, Giseli Barreto da; FARIAS, Isabel Maria Sabino de; HOBOLD, Márcia de Souza. Indução profissional e o início do trabalho docente: debates e necessidades. Dossiê: "Formação e inserção profissional de professores iniciantes: conceitos e práticas". Revista Eletrônica de Educação, v.14, 1-15, e4149114, jan./dez. 2020. DOI: 10.14244/198271994149. Acesso em: 15 ago. 2021.
DELORY-MOMBERGER, Christine. A pesquisa biográfica ou a construção compartilhada de um saber do singular. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v.1, n.1, p.133-147, jan/abr, 2016. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2016.v1.n1.p133-147. Acesso em: 20 ago. 2021.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Tradução de Anne-Marie Milon Oliveira. Revista Brasileira de Educação, v. 17, n. 51, p. 523-536, set.-dez. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/i/2012.v17n51/ Acesso em: 20 ago. 2021
DELORY-MOMBERGER, Christine. Fundamentos epistemológicos da pesquisa biográfica em educação. Educação em Revista, v.27, n.01, p. 333-346, Belo Horizonte, abr. 2011. DOI: 10.1590/S0102-46982011000100015. Acesso em: 20 ago. 2021.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e educação: figuras do indivíduo-projeto. Trad. Maria da Conceição Passeggi, João Gomes da Silva Neto e Luis Passeggi. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008. 147p.
DEWEY, John. Experiência em educação. Companhia Editora Nacional, São Paulo: 1979.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
JOSSO, Marie Christine. Histórias de vida e formação: suas funcionalidades em pesquisa, formação e práticas sociais. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 05, n. 13, p. 40-54, jan./abr, 2020. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p40-54. Acesso em: 20 ago. 2021.
JOSSO, Marie Christine. Caminhar para si. Tradução Albino Pozzer; revisão Maria Helena Menna Barreto Abrahão. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.
JOSSO, Marie Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação. Porto Alegre/ RS, n. 3 (63), p. 413-438, set./dez, 2007. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2741. Acesso em: 20 ago. 2021.
JOSSO, Marie Christine. As figuras de ligação nos relatos de formação: ligações formadoras, deformadoras e transformadoras. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n.2, p.373-383, maio/ago, 2006. DOI: 10.1590/S1517-97022006000200012. Acesso em: 20 ago. 2021.
JOSSO, Marie Christine. Experiência de vida e formação. Trad. José Claudino e Júlia Ferreira; adaptação à ed. Brasileira Maria Vianna. São Paulo: Cortez, 2004.
KEARNEY, Sean. The challenges of beginning teacher induction: a collective case study. Teaching Education, 2019.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
LARROSA, Jorge. Fin de partida. Leer, escribir, conversar (y tal vez pensar) em uma facultad de educación. In: SIMONS, Maarten.; MASSCHELEIN, Jan; LARROSA, Jorge. (eds.). Jacques Rancière, la educación pública y la domesticación de la democracia. Buenos Aires: Minõ y Dávila, 2011. p. 04-44.
LONGAREZI, Andréa Maturano; SILVA, Jorge Luiz da. Pesquisa-formação: um olhar para sua constituição conceitual e política. Revista Contrapontos - Eletrônica, vol. 13 - n. 3 - p. 214-225 / set-dez, 2013. Disponível em: file:///C:/Users/Asus/Downloads/4390-13924-1-PB.pdf. Acesso em: 20 ago. 2021
MARCELO, Carlos; MARCELO-MARTÍNEZ, Paula; JÁSPEZ, Juan Francisco. Cinco años después. Análisis retrospective de experiencias de inducción de profesores principiantes. Profesorado. Revista de Currículum y Formación del Profesorado, 25(2), 99-121, 2021. DOI: 10.30827/profesorado.v25i2.18444. Acesso em: 21 ago. 2021.
MARCELO, Carlos; VAILLANT, Denise. Políticas y programas de inducción em la docência en latinoamérica. Cadernos de Pesquisa, v.47, n.166, p.1224-1249, out/dez, 2017. DOI: 10.1590/198053144322. Acesso em: 21 ago. 2021.
MARCELO, Carlos; VAILLANT, Denise. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: Ed. UTFPR, 2010.
MORAIS, Joelson de Sousa; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Pesquisa formação narrativa (auto) biográfica: da tessitura das fontes aos desafios da interpretação hermenêutica. Educar em Revista. Curitiba, v.37, e75612, 2021. DOI: 10.1590/0104-4060.75612. Acesso em: 20 ago. 2021.
NÓVOA, António (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: D. Quixote, 1995.
NÓVOA, António. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, António. (org.). Vida de professores. Porto: Porto Editora, 1992. [p. 11-30].
PASSEGGI, Maria da Conceição. Memoriais auto-bio-gráficos: a arte profissional de tecer uma figura pública de si. In: PASSEGGI, Maria da Conceição. BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre (org.). Memórias, memoriais: pesquisa e formação docente. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.
SCHAEFER, Lee; HENNIG, Lauren; CLANDININ, Jean. Intentions of early career teachers: should west a yor should we go now? Teaching Education, 2020.
SOUZA, Elizeu Clementino de. Entre(ver) a formação: diálogos implicados sobre (auto)biografia e resistências. In. CRUZ, Giseli Barreto da et alii (orgs.). Didática(s): entre diálogos, insurgências e políticas. Rio de Janeiro/Petrópolis: FAPERJ; DP Et Alii, 2020. [p. 36-48].
SOUZA, Elizeu Clementino de. (Auto)biografia, histórias de vida e práticas de formação. In: NASCIMENTO, AD., HETKOWSKI, TM., (orgs.) Memória e formação de professores [online]. Salvador: EDUFBA, 2007. 310 p. Disponível em SciELO Books <http://books.scielo.org>.
SUÁREZ, Daniel. Presentación. Colección Narrativas, (Auto)Biografías y Educación In: PORTA, Luis. La expansión biográfica. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Editorial de la Facultad de Filosofía y Letras Universidad de Buenos Aires, 2021. p. 13-17.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Trad. Francisco Pereira. Petrópolis: Vozes, 2000.
VAILLANT, Denise. La inserción del profesorado novel en América Latina: Hacía la integralidad de las políticas. Profesorado. Revista de Currículum y Formación de Profesorado, 25(2), 79-97, 2021. DOI: 10.30827/profesorado.v25i2.18442. Acesso em: 21 ago. 2021
ZEICHNER, Ken. Novos caminhos para o practicum: uma perspectiva para os anos 90. In: Nóvoa, A. [coord.]. Os professores e sua formação. Lisboa: D. Quixote, 1995. [p. 115-138].
ZEICHNER, Ken. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.