A narrativa (auto)biográfica como dispositivo de pesquisa-formação na indução profissional docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p956-972

Palavras-chave:

Pesquisa-formação; narrativas docentes; indução profissional docente

Resumo

Fundamentado nos princípios epistemológicos da pesquisa (auto)biográfica e orientado pelo objetivo de situar a contribuição da pesquisa-formação como dispositivo para a indução profissional docente, o artigo em tela propõe dois movimentos: primeiramente destaca  pressupostos histórico-filosófico-conceituais da pesquisa-formação e, mais especificamente, da perspectiva (auto)biográfica; em seguida, apresenta um desenho investigativo em desenvolvimento, parte de uma pesquisa em rede de caráter interinstitucional apoiada pelo CNPq e pela FAPERJ, reunindo professores iniciantes de redes públicas de ensino com até cinco anos de experiência profissional, com o propósito de discutir as possibilidades e os desafios da indução entre pares para o agir e reagir de professores em relação às dificuldades que afetam a docência em seus primeiros anos de exercício profissional. Reafirma-se que a narrativa enquanto atividade (auto)biográfica produz reflexão e possibilita ao professor iniciante, na condição de narrador, adentrar nas situações e refletir sobre elas, compreendendo a si e ao outro, no diálogo constante entre os acontecimentos vividos em sala de aula, as teorias estudadas e os novos aprendizados possibilitados por essa relação, instituindo, assim, um modo outro de indução profissional docente.

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Biografia do Autor

Giseli Barreto da Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela PUC-Rio. Professora da Faculdade de Educação da UFRJ vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (GEPED/CNPq).

Marilza Maia de Paiva, Colégio Pedro II

Doutoranda em Educação pela UFRJ. Mestre em Letras pela UERJ. Professora do Departamento dos Anos Iniciais do EF do Colégio Pedro II. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (GEPED/CNPq).

Viviane Lontra, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação pela UFRJ. Mestre em Educação pela UNIRIO. Professora do Colégio de Aplicação da UFRJ. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (GEPED/CNPq).

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Publicado

2021-12-24

Como Citar

CRUZ, G.; MAIA DE PAIVA, M.; LONTRA, V. A narrativa (auto)biográfica como dispositivo de pesquisa-formação na indução profissional docente. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 6, n. 19, p. 956–972, 2021. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p956-972. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/12666. Acesso em: 28 mar. 2024.