Entrelaçando histórias de vida e o sentimento de pertencimento: reflexões de uma coordenadora pedagógica sobre as ações da gestão escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p1104-1118

Palavras-chave:

Coordenadora Pedagógica, Trajetória de Vida, Formação Continuada de Professores, Gestão Democrática.

Resumo

Este artigo objetiva compreender como a coordenação pedagógica oportuniza a formação continuada a partir de sua história de vida e pertencimento à escola. A metodologia está pautada na pesquisa narrativa. A análise das informações se embasa a partir de tópicos-guia. Para a construção do referencial, foram consultados os estudos de: Abrahão (2001, 2004), Antunes (2004), Bauer e Gaskell (2011), Bolzan (2002), Josso (1999), Leão (2004, 2009), Libâneo (2004), Marquezan (2015), Nóvoa (1993), entre outros. Da análise das informações, foram emergindo as seguintes categorias: trajetória profissional, conhecimento e formação e processo formativo na escola. Por meio da narrativa e das lembranças da colaboradora da pesquisa, observou-se que esta vivenciou recordações da sua infância, da escola, dos processos formativos, assim como da sua trajetória pessoal e profissional. Constatou-se que a formação que acontece no espaço escolar impulsiona a participante a mediar com intervenções que enriquecem o trabalho pedagógico das professoras. As experiências vivenciadas a partir dessa pesquisa contemplaram o objetivo da própria formação, pois a trajetória de vida narrada pela colaboradora revelou saberes e experiências presentes no cotidiano escolar e em sua vida, assim como contribuições para a história dos que lutam por uma educação pública de qualidade.

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Biografia do Autor

Felipe Costa da Silva, UFSM

Pedagogo, especialista em Gestão Educacional, mestrando em Educação pelo  Centro de Educação (CE) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Integra o  Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Inicial Continuada e Alfabetização (Gepfica).

Débora Ortiz de Leão, UFSM

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição (1986), Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade da Região da Campanha (1999), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2004) e Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009), Pós doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2015). Professora Associada na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, desempenha atividades profissionais vinculadas ao Departamento de Administração Escolar, do Centro de Educação. Possui experiência docente na Educação Básica. Atuou no PNAIC em 2013-2014 como formadora e de 2015 a 2018 como coordenadora adjunta. Foi coordenadora do curso de Pedagogia Diurno da UFSM de 2016 a 2018. Integra o Programa de Pós-graduação em Políticas Publicas e Gestão Educacional - PPPG-UFSM. Pesquisadora vice-lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Inicial, Continuada e Alfabetização - GEPFICA. Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: formação de professores - alfabetização - políticas educacionais/ políticas curriculares. 

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Publicado

2021-12-24

Como Citar

SILVA, F. C. da; LEÃO, D. O. de. Entrelaçando histórias de vida e o sentimento de pertencimento: reflexões de uma coordenadora pedagógica sobre as ações da gestão escolar. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 6, n. 19, p. 1104–1118, 2021. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p1104-1118. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10827. Acesso em: 29 mar. 2024.