O nome impede a morte: trajetórias de vidas de meninos desvalidos
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p1021-1034Palavras-chave:
Asilo de meninos desvalidos, Ensino Profissional, Trajetórias de vidaResumo
O objetivo deste artigo é analisar, no contexto do século XIX, os debates acerca da proteção à criança desvalidas do sexo masculino, a concepção pedagógica de ensino primário profissional do Asilo de Meninos Desvalidos (1875-1894) e as trajetórias de vida de meninos internos daquela instituição asilar/escolar. Neste estudo foram mobilizadas diferentes fontes documentais, dentre elas, 713 pastas individuais dos alunos internos. O aporte teórico - metodológico advém dos estudos sobre biografias desenvolvidos por Pierre Bourdieu (2002) e do campo da História da Educação. O exame das trajetórias de vidas demonstrou que aqueles sujeitos históricos construíram a realidade social, inseridos numa rede de interdependência, para mudá-la ou preservá-la.
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