O nome impede a morte: trajetórias de vidas de meninos desvalidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p1021-1034

Palavras-chave:

Asilo de meninos desvalidos, Ensino Profissional, Trajetórias de vida

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar, no contexto do século XIX, os debates acerca da proteção à criança desvalidas do sexo masculino, a concepção pedagógica de ensino primário profissional do Asilo de Meninos Desvalidos (1875-1894) e as trajetórias de vida de meninos internos daquela instituição asilar/escolar. Neste estudo foram mobilizadas diferentes fontes documentais, dentre elas, 713 pastas individuais dos alunos internos. O aporte teórico - metodológico advém dos estudos sobre biografias desenvolvidos por Pierre Bourdieu (2002) e do campo da História da Educação. O exame das trajetórias de vidas demonstrou que aqueles sujeitos históricos construíram a realidade social, inseridos numa rede de interdependência, para mudá-la ou preservá-la.

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Biografia do Autor

Maria Zélia Maia de Souza, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora adjunta 2 da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Membro do Grupo de Pesquisa GEPHES: Estudos e Pesquisa em História da Educação e Sociedade. 

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Publicado

2021-12-24

Como Citar

MAIA DE SOUZA, M. Z. O nome impede a morte: trajetórias de vidas de meninos desvalidos . Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 6, n. 19, p. 1021–1034, 2021. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p1021-1034. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/12293. Acesso em: 22 dez. 2024.