Processos de identificação na docência: ressignificando experiências no campo da pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p973-991Palavras-chave:
Desenvolvimento Profissional Docente, Processos de Identificação, Experiências, Pesquisa Narrativa, Escrita Biográfico-Narrativa.Resumo
Trata-se de estudo sobre experiências significativas vividas pelo primeiro autor durante os três anos iniciais como docente e pesquisador no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Campus Coari, no interior do estado brasileiro do Amazonas. Objetivou-se, a partir de reflexões sobre o Desenvolvimento Profissional Docente (DPD), encontrar novos sentidos para os processos de identificação experienciados no campo da pesquisa científica, buscando descobrir e informar possibilidades de mudanças significativas. A investigação ocorreu no contexto de estudos de doutorado em andamento na perspectiva da Pesquisa Narrativa, ancorada na proposta de Clandinin e Connelly (2015), em diálogo com o enfoque biográfico-narrativo de pesquisa, a partir de Ferrarotti (2014) e outros. Esse exercício resultou em novas compreensões e possibilidades de melhorias no processo de DPD, quando se ressignificaram experiências vivenciadas entre tempos, lugares e contextos sociais e educativos diferentes. Permitiu, ainda, ampliar a visão sobre método e metodologia de pesquisa qualitativa, relatada em primeira pessoa do singular, considerando o diálogo colaborativo com os coautores, que contribuem com o suporte teórico e com as relações estabelecidas em grupos epistêmicos no Brasil e na Espanha, para a ressignificação da experiência vivida.
Downloads
Referências
ANTUNES, Ricardo. O caracol e sua concha: ensaios sobre a nova morfologia do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2005.
BOLÍVAR, Antonio; SEGÓVIA, Jesús Domingo; FERNÁNDEZ-CRUZ, Manuel. La investigación biográfico-narrativa en educación: Enfoque y metodología. Madrid: Muralla, 2001.
BOLIVAR. Antonio. Prefácio. In: ABRAHÃO, M.H.M.B. In: A nova aventura (auto) biográfica. Tomo III. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018. p. 7-27.
BRASIL. Lei n° 11.892, de 29.12.2008 - Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília: Senado Federal, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 17 nov. 2020.
BRUNER, Jerome. Narrative and paradigmatic modes of thought. In: BRUNER, Jerome. (2006) Search of pedagogy. The selected works of Jerome Bruner. Vol. 2. New York: Routledge, 1985. p. 116-128.
CLANDININ, Jean et. alli. Engaging in narrative inquiries with children and youth. Walnut Creek, CA: Left Coast Press, 2016.
CLANDININ, Jean; CONNELLY, Michael. Pesquisa Narrativa: experiências e histórias na pesquisa qualitativa. Tradução grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2015.
COMTE, Augusto. Discurso sobre o Espírito Positivo. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
CONNELLY, Michael; CLANDININ, Jean. Relatos de experiência e investigacion narrativa. In: LARROSA, Jorge. Déjame que te cuente: ensayos sobre narrativa y educación. Barcelona: Editorial Laertes, 1995. p. 11-59.
DAY, Chistopher.. Formar Docentes: Cómo, Cuándo y em que condiciones aprende el profesorado. Madrid: NARCEA S.A. de Ediciones, 2005.
DEWEY, John. Experiência e educação. Tradução Anísio Teixeira. São Paulo: Ed. Nacional, 1979.
DILTHEY, Wilhelm. A construção do mundo histórico nas ciências humanas. Tradução de Marcos Casanova. São Paulo: Editora da UNESP, 2010.
FERNÁNDEZ-CRUZ, Manuel. Formación y Desarrollo de Profesionales de la Educación. Un Enfoque Profundo. USA. Deep University Press, 2015.
FERRAROTTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, Antônio; FINGER, Mathias. O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa, PT: Ministério da Saúde, 1988. p. 17- 34.
FERRAROTTI, Franco. História e histórias de vida: o método biográfico nas Ciências Sociais. Tradução de Carlos Eduardo Galvão Braga e Maria da Conceição Passeggi. Natal: EDUFRN, 2014.
FERRAROTTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias. O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN EDUFRN. São Paulo: Paulus, 2010. p. 21-57.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método. Tradução de Flávio Paulo Meurer. 3ª edição. Petrópolis: Vozes; 1999.
GAVIRIA, Ricardo; MONTEIRO, Filomena. 'Eu não pensei ser uma professora universitária': trajetória de formação profissional e construção da identidade docente. In: BRAGANÇA, I. F. S.; NAKAYAMA, B. C. M. D.; TINTI, D. S. (Org.). Narrativas, formação e trabalho docente. 1º ed, v. 7. Curitiba: CRV, 2018. p. 203-216.
GONZÁLEZ-MONTEAGUDO, José. Abordagens biográfico-narrativas com estudantes universitários não-tradicionais. In: FRAGOSO, A.; VALADAS, S.T. (Eds.). Estudantes não-tradicionais no Ensino Superior. Publisher: Coimbra: CINEP/IPC, 2018b. p. 59-77.
GONZÁLEZ-MONTEAGUDO, José. El enfoque biográfico en las investigaciones sobre los profesores. Una revisión de las líneas de trabajo más relevantes. p. 63-85. Aula Abierta. Universidad de Oviedo. España, 1996. Disponível em: file:///C:/Users/claud/Downloads/1996cesarAulaAbierta%20(1).pdf. Acesso em: 17 nov. 2020.
GONZÁLEZ-MONTEAGUDO, José. Writing in Ethnographic and Auto/biographical Approaches: Old and New Challenges. Miradas, v. 1, n. 11, 1 dez. 2013. Disponível em: https://revistas.utp.edu.co/index.php/miradas/article/view/9083/5583. Acesso em: 14 dez. 2021.
GONZÁLEZ-MONTEAGUDO, José. El Trabajo Biográfico-Narrativo En Investigación Y En Formación En El Siglo Xxi (2000-2016): Itinerarios, Experiencias Y Redes. In: ABRAHÃO, M.H.M.B. A nova aventura (auto) biográfica. Tomo III. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018a. p. 227-251.
GONZÁLEZ-MONTEAGUDO, José; OCHOA-PALOMO, Carmen. El giro narrativo en España: investigación y formación con enfoques auto/biográficos. Revista Mexicana de Investigación Educativa. México, DF. vol. 19, nº 62, p. 809-829. Set. 2014. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-66662014000300008. Acesso em: 17 nov. 2020.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva & Guaciara Lopes Louro. 11. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2019.
IÑIGUEZ, Lupicínio. Identidad: De lo Personal a lo Social. Un Recorrido Conceptual. En: Eduardo Crespo (Ed.), La constitución social de la subjetividad. Madrid: Catarata, 2001. p. 209-225. Disponível em: file:///C:/Users/claud/Downloads/Identidad_2001%20(3).pdf. Acesso em: 17 nov. 2020.
KEYNES, John Maynard. M. A teoria geral do emprego, do juro e da moeda. São Paulo: Atlas, 1982.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.
MONTEIRO, Filomena. Práticas de investigação narrativa com professores em exercício: contribuições significativas ao desenvolvimento profissional. Teias, v. 15, p. 118-129, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias /article/view/24424. Acesso em: 17 nov. 2020.
MONTEIRO, Filomena; SILVA, Maria das Graças. Universidade e trabalho docente: repensar para ressignificar. Poiésis. (Catalão), Catalão- GO, v. 02, n.02, p. 121-136, 2004. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10525. Acesso em: 14 dez. 2021.
MORAES, Gustavo Henrique. Identidade de Escola Técnica vs. Vontade de Universidade - A formação da Identidade dos IF. 2016. 356p. Tese (Doutorado e Educação). UNB: Brasília, 2016. Disponível em: www.https://repositorio.unb.br/handle/10482/21409. Acesso em: 15 nov. 2020.
RESTREPO, Eduardo; WALSH, Catherine; VICH, Victor (Org.). Sin Garantías: trayectorias y problemáticas en estudios culturales. Popayán/Lima/ Bogotá: Instituto de Estudios sociales y Culturales Pensar/Instituto de Estudios Peruanos/Universidad Andina Simón Bolivar, 2010. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/331235109_Sin_garantias_Trayectorias_y_problematicas_en_estudios_culturales_2_ed/link/5c6ddf16a6fdcc404ec18c39/download. Acesso em: 17 nov. 2020.
ROSE, Nicolas. Como se deve fazer a história do eu? Tradução de Tomaz T. da Silva. Revista Educação e Realidade. V. 26, n1, p. 33 a 57, 2001. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/41313/26145. Acesso em: 17 nov. 2020.
SIBÍLIA, Paula. Autenticidade e performance: a construção de si como personagem visível. In:
OSWALD, Maria Luiza; COUTO JUNIOR, Dilton Ribeiro Do (Org.) ; WORCMAN, Karen. (Org.)
Narrativas Digitais, Memórias e Guarda. 1. Ed. Curitiba, PR: Editora CRV, 2014. P. 41-62.
SILVA, Tomás Tadeu. A Produção Social da Identidade e da Diferença. In: SILVA, T. T. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis. RJ: Vozes, 2014, p. 73-102.
SILVA, Tomás Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3ª ed. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2011.
SILVA, Wilson Carlos Lima. Saber se inventar: o memorial acadêmico na encruzilhada da autobiografia e do egodocumento. Métis: História & Cultura. Caxias do Sul. V. 14, p. 30. P. 44-67, jul/dez. 2016. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/4934. Acesso em: 17 nov. 2020.
SOUZA, Elizeu Clementino. (Auto)biografia, histórias de vida e práticas de formação. In: NASCIMENTO, A. D.; HETKOWSKI, T. M. (Org.). Memória e formação de professores. Salvador: Edufba, 2007. p. 59- 74.
ZEICHNER, Kennety. Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na formação docente. Educação e Sociedade. Campinas. v. 29, n.103, p. 535-554. Mai/Ago. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v29n103/12.pdf. Acesso em: 17 nov. 2020.