NARRATIVAS DE PROFESSORES E PROCESSOS DE FORMAÇÃO: CUIABÁ (MT) E SÃO GONÇALO (RJ) EM DIÁLOGO
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2016.v1.n3.p534-550Palavras-chave:
Formação de Professores, Narrativas, Desenvolvimento profissional docenteResumo
Este texto se estrutura a partir de investigações envolvendo dois projetos de pesquisa, realizados em instituições distintas, que dialogam e se complementam. Tais estudos objetivam apresentar contribuições compartilhadas sobre dimensões vinculadas às práticas e aos processos de formação docente e de pesquisa narrativa desenvolvida em contextos específicos, com interlocução entre metodologias. Destacamos, a partir dos achados de nossas pesquisas, contribuições para um processo de formação emancipatória, apostando no fortalecimento do professor, seus saberes e suas práticas, como aspecto fundamental que contribui para uma inserção docente, crítica e criativa, abrindo outras possibilidades de experiência na escola e na sociedade. Especificamente, chama-se a atenção aqui para a questão relacional, tanto na pesquisa narrativa quanto no entendimento da formação docente como processo de aprendizagem de estratégias e capacidades para aprender com os outros, a partir dos outros e para os outros, pois, quando a profissão docente é respeitada e os professores apoiados em sua aprendizagem profissional, é mais provável que ocorra uma melhoria na qualidade dos processos educativos para professores e alunos.
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