(Auto)biografias de uma professora polivalente: narrativas de vida, trabalho e formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1140

Palavras-chave:

Narrativa, (Auto)biografia, Formação de profesores, Educação Infantil, Ensino fundamental

Resumo

Este trabalho tem por objetivo investigar como a trajetória de vida acadêmica e profissional constitui os olhares de uma professora. Tem como corpus de análise um relato (auto)biográfico de uma professora (polivalente) formada em Pedagogia a partir da seguinte pergunta: “hoje, com todo conhecimento através dos estudos e da experiência vivida como estudante e como professora, o que você aplicaria para seus alunos e alunas e como os aconselharia fazer diferente baseado nas suas experiências e conhecimento?”. Nas análises, atentou-se para a busca pelos indícios dos fragmentos relatados em acordo com o objetivo elencado e a questão norteadora. A questão levantada e o objetivo proposto permitem inferir que a educação (trans)formadora não é a educação que se baliza pelo sucesso ou fracasso dos educandos, mas pelo processo educativo que está em curso: o que envolve as contradições do saber ou não, do fazer e do aprender. 

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Biografia do Autor

Denise Azevedo, Universidade Federal de São Carlos

Pedagogia, possui curso de especialização “Da escola pública à Escola Outra: relações com o saber que afetam projetos de vida e do trabalho” pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É coordenadora pedagógica na Rede Municipal de Ensino de Hortolândia.

Daniel Novaes, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Educação e pós-doutorando em Educação Subjetividade e Cultura pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e em Formação de Professores, Trabalho Docente e Práticas Educativas pela Universidade São Francisco (USF) com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Edital nº 30/2022 do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) no âmbito do Programa Emergencial de Solidariedade Acadêmica. Participa de alguns grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa Relações de Ensino e Trabalho docente (USF); Grupo de Trabalho de Educação Especial da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPed) (GT-15); Grupo de Pesquisa Estado, Políticas Educacionais e Formação de Professores(as) (Epefop) Universidade Estadual de Maringá (UEM) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Subjetividade e Cultura (Gepesc-UFSCar). 

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Publicado

2023-12-26

Como Citar

AZEVEDO, D.; NOVAES, D. (Auto)biografias de uma professora polivalente: narrativas de vida, trabalho e formação . Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 8, n. 23, p. e1140, 2023. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1140. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/14803. Acesso em: 5 out. 2024.