IDENTIDADE E PROFISSIONALISMO DOCENTE – UMA REVISÃO DA ABORDAGEM NARRATIVA

Autores

  • Raquel Sofia dos Santos Macedo Matos UMINHO

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2016.v1.n1.p61-74

Palavras-chave:

Profissionalismo docente. Narrativas. Identidade profissional.

Resumo

Este estudo insere-se num projeto de investigação sobre o desenvolvimento do sentido de identidade e do profissionalismo dos professores no curso das suas vidas. Em forma de estado da arte, propõe analisar de que formas a investigação (auto)biográfica tem contribuído para a construção de conhecimento sobre as questões da identidade e do profissionalismo docente. Nesse sentido, apresenta-se como uma síntese dos trabalhos de natureza empírica realizados sobre estas temáticas, e metodologicamente ancorados na pesquisa biográfica, entre 2005 e 2015, no Brasil e em Portugal. A recolha de dados foi realizada a partir de bases de dados de repositórios científicos dos dois países (OASIS; RCAAP; SCIELO), utilizando como conceitos-chave identidade profissional; narrativas biográficas; histórias de vida e profissionalismo docente. Definimos como critério de seleção dos artigos a publicação em revistas da área da Educação com revisão de pares. Selecionamos e analisamos 17 artigos e 12 teses de doutoramento. Os resultados do estudo manifestam a produtividade das pesquisas (auto)biográficas, quer numa perspetiva de pesquisa quer como práticas de formação. Encontramos e mapeamos uma grande diversidade de referenciais teóricos, de apropriações e aproximações à pesquisa (auto)biográfica, nos investigadores de ambos os países. Encontramos no universo brasileiro um maior número de investigações de caráter interventivo, com o uso de estratégias metodológicas apostadas na construção da identidade dos sujeitos-professores e nas investigações de pesquisa-formação.  

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Referências

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Como Citar

MATOS, R. S. dos S. M. IDENTIDADE E PROFISSIONALISMO DOCENTE – UMA REVISÃO DA ABORDAGEM NARRATIVA. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 61–74, 2016. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2016.v1.n1.p61-74. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2521. Acesso em: 21 dez. 2024.