Pesquisas educacionais com fontes biográficas e (auto)biográficas na RBPAB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p966-982

Palavras-chave:

Narrativas (auto)biográficas, Levantamento bibliográfico, Metodologia de Pesquisa

Resumo

O presente artigo é resultado de uma revisão bibliográfica sobre as narrativas (auto)biográficas como metodologia de pesquisa, em artigos publicados entre 2016 e 2019 na Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (RBPAB). O intuito deste estudo foi analisar como os artigos publicados na revista têm discutido aspectos teórico-metodológicos e epistemológicos da pesquisa (auto)biográfica. Os estudos identificados demonstraram uma diversidade de elementos para conceituar as narrativas como metodologia de pesquisa que estão em consonância com a singularidade dos indivíduos, considerando suas relações com as experiências, além de novas configurações da relação entre o narrador e o pesquisador, indicando a importância do imbricamento do pesquisador na pesquisa. Percebemos também que a relação pesquisador/narrador deve ser construída processualmente de forma a estabelecer confiança. Além disso, para que possa ser feito o movimento de transformação das fontes biográficas para o texto de pesquisa, é necessária também a participação do narrador. A Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica apresenta trabalhos de autores experientes na área, com discussões relevantes e pertinentes aos pesquisadores interessados pela temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erica Alves Barbosa, Universidade Federal de Lavras

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora do Departamento de Gestão Educacional, Teorias e Práticas de Ensino, da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Lider do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação de Surdos (GEPES). 

Natalia Maria de Araújo, Universidade Federal de São Carlos

Possui Magistério (2003), graduação em Ciências Exatas pela Universidade de São Paulo (2008), graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2012), especialização na área de Educação pela Faculdade São Luís (2011), pela Universidade Federal de São Carlos (2013), e pela Faculdade Campos Elíseos (2018). Tem experiência na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Gestão Escolar e em programas de Formação de Professores como o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Participou do projeto de pesquisa-intervenção "Desenvolvimento profissional docente de professores experientes e iniciantes: Programa Híbrido de Mentoria" (PHM), desenvolvido pela UFSCar e financiado pela FAPESP com bolsa de Aperfeiçoamento Pedagógico (EP-II). Atualmente é Professora de Ensino Fundamental I na Prefeitura Municipal de São Carlos e aluna de mestrado no Programa de Pós Graduação em Educação da UFSCar na linha de Formação de Professores e Outros Agentes Educacionais. 

Rosa Maria Moraes Anunciato, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora Titular do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da UFSCar. Líder do Grupo de Pesquisa Estudos sobre a Docência: teorias e práticas.

Referências

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; BOLÍVAR, Antonio. La investigación (auto) biográfica en educación: miradas cruzadas entre Brasil y España. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2014.

BOCCATO, Vera Regina Casari. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, v.18, n.3, p.265-274, set/dez. 2006. Disponível em https://arquivos.cruzeirodosuleducacional.edu.br/principal/old/revista_odontologia/pdf/setembro_dezembro_2006/metodologia_pesquisa_bibliografica.pdf. Acessado em 15/03/2020.

BOLÍVAR, Antonio. Metodología de la investigación biográfico-narrativa: recogida y análisis de datos. In: PASSEGGI, M.C.; ABRAHÃO, M.H. (Orgs.). Dimensões epistemológicas e metodológicas da investigação (auto)biográfica. Tomo II. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. p. 79-109.

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Abordagens teórico-metodológicas da formação de professores em dois tempos: olhares sobre o CIPA I (2004) e o CIPA V (2012). Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica, Salvador, v. 01, n. 01, p. 31-45, jan./abr. 2016. Disponível em https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2519. Acessado em 12/04/2020.

CAVACO, Carmen. A investigação biográfica em educação no contexto português. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 03, n. 09, p. 814-828, set./dez. 2018. Disponível em https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5595. Acessado em 14/04/2020.

CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEI/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011. 250 p

CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Narrative inquiry: experience and story in qualitative research. San Francisco, CA: Jossey-Bass, 2000.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa – métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DELORY-MOMBERGER, C. Fundamentos epistemológicos da pesquisa biográfica em educação. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.27, n. 01, p. 333-346, abr. 2011. Disponível em https://www.scielo.br/j/edur/a/xhw4bbpW3HZkPQZhTtWLcbH/?lang=pt. Acessado em 05/03/2020.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 51, p. 523-740, set./dez. 2012. Disponível em https://www.scielo.br/j/rbedu/a/5JPSdp5W75LB3cZW9C3Bk9c/?lang=pt&format=pdf. Acessado em 20/05/2020.

FERRAROTTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias. O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde, 1988. p. 31-59.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. 224p.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MELLO, Dilma; MURPHY, Shaun; CLANDININ, Jean. Introduzindo a investigação narrativa nos contextos de nossas vidas: uma conversa sobre nosso trabalho como investigadores narrativos. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 01, n. 03, p. 565-583, set/dez. 2016. Disponível em https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3006. Acessado em 08/04/2020.

MOTTA, Thais da Costa; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Pesquisaformação: uma opção teórico-metodológica de abordagem narrativa (auto)biográfica. Artes de dizerfazerdizer os saberes da experiência. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 04, n. 12, p. 1034-1049, set./dez. 2019. Disponível em https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/6191. Acessado em Acessado em 29/04/2020.

NOVAIS, Ruslane Marcelino de Mello Campo; CÔCO, Valdete. Abordagem biográfica: a dimensão da vida presente nos enunciados de pesquisa em educação. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 03, n. 08, p. 517-531, maio/ago. 2018. Disponível em https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/4352. Acessado em 06/05/2020.

PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino de; VICENTINI, Paula Perin. Entre a vida e a formação: pesquisa(auto) biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista, Belo Horizonte, MG, v. 34, n. 2, p. 369-386, 2011. Disponível em https://www.scielo.br/j/edur/a/hkW4KnyMh7Z4wzmLcnLcPmg/?lang=pt. Acessado em 15/03/2020.

PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino de. O movimento (auto)biográfico no Brasil: esboço de suas configurações no campo educacional. Investigación Cualitativa, v. 2, n. 1, p. 6-26, 2017.

RAMOS, Michael Daian Pacheco. OLIVEIRA, Rita de Cássia Magalhães de; SANTOS, Maria Rita. Estado da arte da pesquisa (auto)biográfica: uma análise do portal de periódicos Capes. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 02, n. 05, p. 449-469, maio/ago. 2017. Disponível em https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3054. Acessado em 12/04/2020.

SOUSA, Sandra Novais; ASSIS, Jacira Helena do Valle Pereira; NOGUEIRA, Eliane Greice Davanço. Questões teórico-metodológicas da abordagem (auto)biográfica no VI CIPA. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica, Salvador, v. 01, n. 01, p. 46-60, jan./abr. 2016. Disponível em https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2520. Acessado em 08/04/2020.

SOUZA, Valeska Virgínia Soares. Eu... Uma pesquisadora narrativa: aprendendo a pensar e escrever narrativamente. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 03, n. 09, p. 966-982, set./dez. 2018. Disponível em https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5604. Acessado em 23/04/2020.

XAVIER, Antônio Roberto; VASCONCELOS, José Gerardo; XAVIER, Lisimére Cordeiro do Vale. Biografia e educação: aspectos histórico-teórico-metodológicos. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 03, n. 09, p. 1016-1028, set./dez. 2018. Disponível em https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5607. Acessado em 23/04/2020.

Downloads

Publicado

2022-12-23

Como Citar

BARBOSA, E. A. .; ARAÚJO, N. M. de; ANUNCIATO, R. M. M. Pesquisas educacionais com fontes biográficas e (auto)biográficas na RBPAB. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 7, n. 22, p. 966–982, 2022. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p966-982. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/13365. Acesso em: 24 fev. 2024.