Pesquisas educacionais com fontes biográficas e (auto)biográficas na RBPAB

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p966-982

Palabras clave:

Narrativas (auto)biográficas, Levantamento bibliográfico, Metodologia de Pesquisa

Resumen

Este artículo es el resultado de una revisión bibliográfica sobre narrativas (auto)biográficas como metodología de investigación, realizada en la “Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biografica” (RBPAB), analizando los artículos publicados entre 2016 y 2019. El propósito de este estudio es analizar cómo las publicaciones en la revista han discutido aspectos teórico-metodológicos y epistemológicos de la investigación (auto)biográfica. Los estudios demostraron una diversidad de elementos para conceptualizar la narrativa como una metodología de investigación que está en línea con la singularidad de los individuos, considerando su relación con las experiencias, además de nuevas configuraciones de la relación entre el narrador y el investigador que indican la importancia de la superposición de la narrativa. investigador en investigación. También notamos que la relación investigador/ narrador debe construirse de manera procesal para establecer confianza. Para que el movimiento transforme las fuentes biográficas en el texto de la investigación, también es necesaria la participación del narrador. La “Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica” presenta trabajos de autores con experiencia en el área, con discusiones relevantes y pertinentes a investigadores interesados en el tema.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Erica Alves Barbosa, Universidade Federal de Lavras

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora do Departamento de Gestão Educacional, Teorias e Práticas de Ensino, da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Lider do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação de Surdos (GEPES). 

Natalia Maria de Araújo, Universidade Federal de São Carlos

Possui Magistério (2003), graduação em Ciências Exatas pela Universidade de São Paulo (2008), graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2012), especialização na área de Educação pela Faculdade São Luís (2011), pela Universidade Federal de São Carlos (2013), e pela Faculdade Campos Elíseos (2018). Tem experiência na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Gestão Escolar e em programas de Formação de Professores como o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Participou do projeto de pesquisa-intervenção "Desenvolvimento profissional docente de professores experientes e iniciantes: Programa Híbrido de Mentoria" (PHM), desenvolvido pela UFSCar e financiado pela FAPESP com bolsa de Aperfeiçoamento Pedagógico (EP-II). Atualmente é Professora de Ensino Fundamental I na Prefeitura Municipal de São Carlos e aluna de mestrado no Programa de Pós Graduação em Educação da UFSCar na linha de Formação de Professores e Outros Agentes Educacionais. 

Rosa Maria Moraes Anunciato, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora Titular do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da UFSCar. Líder do Grupo de Pesquisa Estudos sobre a Docência: teorias e práticas.

Citas

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; BOLÍVAR, Antonio. La investigación (auto) biográfica en educación: miradas cruzadas entre Brasil y España. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2014.

BOCCATO, Vera Regina Casari. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, v.18, n.3, p.265-274, set/dez. 2006. Disponível em https://arquivos.cruzeirodosuleducacional.edu.br/principal/old/revista_odontologia/pdf/setembro_dezembro_2006/metodologia_pesquisa_bibliografica.pdf. Acessado em 15/03/2020.

BOLÍVAR, Antonio. Metodología de la investigación biográfico-narrativa: recogida y análisis de datos. In: PASSEGGI, M.C.; ABRAHÃO, M.H. (Orgs.). Dimensões epistemológicas e metodológicas da investigação (auto)biográfica. Tomo II. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. p. 79-109.

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Abordagens teórico-metodológicas da formação de professores em dois tempos: olhares sobre o CIPA I (2004) e o CIPA V (2012). Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica, Salvador, v. 01, n. 01, p. 31-45, jan./abr. 2016. Disponível em https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2519. Acessado em 12/04/2020.

CAVACO, Carmen. A investigação biográfica em educação no contexto português. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 03, n. 09, p. 814-828, set./dez. 2018. Disponível em https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5595. Acessado em 14/04/2020.

CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEI/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011. 250 p

CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Narrative inquiry: experience and story in qualitative research. San Francisco, CA: Jossey-Bass, 2000.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa – métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DELORY-MOMBERGER, C. Fundamentos epistemológicos da pesquisa biográfica em educação. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.27, n. 01, p. 333-346, abr. 2011. Disponível em https://www.scielo.br/j/edur/a/xhw4bbpW3HZkPQZhTtWLcbH/?lang=pt. Acessado em 05/03/2020.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 51, p. 523-740, set./dez. 2012. Disponível em https://www.scielo.br/j/rbedu/a/5JPSdp5W75LB3cZW9C3Bk9c/?lang=pt&format=pdf. Acessado em 20/05/2020.

FERRAROTTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias. O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde, 1988. p. 31-59.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. 224p.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MELLO, Dilma; MURPHY, Shaun; CLANDININ, Jean. Introduzindo a investigação narrativa nos contextos de nossas vidas: uma conversa sobre nosso trabalho como investigadores narrativos. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 01, n. 03, p. 565-583, set/dez. 2016. Disponível em https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3006. Acessado em 08/04/2020.

MOTTA, Thais da Costa; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Pesquisaformação: uma opção teórico-metodológica de abordagem narrativa (auto)biográfica. Artes de dizerfazerdizer os saberes da experiência. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 04, n. 12, p. 1034-1049, set./dez. 2019. Disponível em https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/6191. Acessado em Acessado em 29/04/2020.

NOVAIS, Ruslane Marcelino de Mello Campo; CÔCO, Valdete. Abordagem biográfica: a dimensão da vida presente nos enunciados de pesquisa em educação. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 03, n. 08, p. 517-531, maio/ago. 2018. Disponível em https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/4352. Acessado em 06/05/2020.

PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino de; VICENTINI, Paula Perin. Entre a vida e a formação: pesquisa(auto) biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista, Belo Horizonte, MG, v. 34, n. 2, p. 369-386, 2011. Disponível em https://www.scielo.br/j/edur/a/hkW4KnyMh7Z4wzmLcnLcPmg/?lang=pt. Acessado em 15/03/2020.

PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino de. O movimento (auto)biográfico no Brasil: esboço de suas configurações no campo educacional. Investigación Cualitativa, v. 2, n. 1, p. 6-26, 2017.

RAMOS, Michael Daian Pacheco. OLIVEIRA, Rita de Cássia Magalhães de; SANTOS, Maria Rita. Estado da arte da pesquisa (auto)biográfica: uma análise do portal de periódicos Capes. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 02, n. 05, p. 449-469, maio/ago. 2017. Disponível em https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3054. Acessado em 12/04/2020.

SOUSA, Sandra Novais; ASSIS, Jacira Helena do Valle Pereira; NOGUEIRA, Eliane Greice Davanço. Questões teórico-metodológicas da abordagem (auto)biográfica no VI CIPA. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica, Salvador, v. 01, n. 01, p. 46-60, jan./abr. 2016. Disponível em https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2520. Acessado em 08/04/2020.

SOUZA, Valeska Virgínia Soares. Eu... Uma pesquisadora narrativa: aprendendo a pensar e escrever narrativamente. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 03, n. 09, p. 966-982, set./dez. 2018. Disponível em https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5604. Acessado em 23/04/2020.

XAVIER, Antônio Roberto; VASCONCELOS, José Gerardo; XAVIER, Lisimére Cordeiro do Vale. Biografia e educação: aspectos histórico-teórico-metodológicos. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 03, n. 09, p. 1016-1028, set./dez. 2018. Disponível em https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5607. Acessado em 23/04/2020.

Publicado

2022-12-23

Cómo citar

BARBOSA, E. A. .; ARAÚJO, N. M. de; ANUNCIATO, R. M. M. Pesquisas educacionais com fontes biográficas e (auto)biográficas na RBPAB. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 7, n. 22, p. 966–982, 2022. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p966-982. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/13365. Acesso em: 21 nov. 2024.