Processos de identificação na docência: ressignificando experiências no campo da pesquisa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p973-991

Palabras clave:

Desenvolvimento Profissional Docente, Processos de Identificação, Experiências, Pesquisa Narrativa, Escrita Biográfico-Narrativa.

Resumen

Trata-se de estudo sobre experiências significativas vividas pelo primeiro autor durante os três anos iniciais como docente e pesquisador no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Campus Coari, no interior do estado brasileiro do Amazonas. Objetivou-se, a partir de reflexões sobre o Desenvolvimento Profissional Docente (DPD), encontrar novos sentidos para os processos de identificação experienciados no campo da pesquisa científica, buscando descobrir e informar possibilidades de mudanças significativas. A investigação ocorreu no contexto de estudos de doutorado em andamento na perspectiva da Pesquisa Narrativa, ancorada na proposta de Clandinin e Connelly (2015), em diálogo com o enfoque biográfico-narrativo de pesquisa, a partir de Ferrarotti (2014) e outros. Esse exercício resultou em novas compreensões e possibilidades de melhorias no processo de DPD, quando se ressignificaram experiências vivenciadas entre tempos, lugares e contextos sociais e educativos diferentes. Permitiu, ainda, ampliar a visão sobre método e metodologia de pesquisa qualitativa, relatada em primeira pessoa do singular, considerando o diálogo colaborativo com os coautores, que contribuem com o suporte teórico e com as relações estabelecidas em grupos epistêmicos no Brasil e na Espanha, para a ressignificação da experiência vivida.

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Biografía del autor/a

Claudio Afonso Peres, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Doutorando em Educação na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com Bolsa do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) na Universidade de Sevilha-ES. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente (GEPForDoc) e do Grupo Educação, Tecnologias Sociais e Desenvolvimento no interior do Amazonas.

Filomena Maria de Arruda Monteiro, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutorado em Educação e pós-doutorado pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCar. Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente (GEPForDoc). Editora da Revista de Educação Pública.

José González-Monteagudo, Universidade de Sevilha - Espanha

Doutorado em Pedagogia e Professor do Departamento de Teoria e História da Educação e Pedagogia Social, Faculdade de Ciências da Educação, Universidade de Sevilha (Espanha). Prêmio Nacional de Pesquisa Educacional e Prêmio Extraordinário de Doutorado. Foi professor convidado e pesquisador - trabalhando em espanhol, inglês, francês e italiano - em universidades no Brasil, Colômbia, Dinamarca, Egito, França, Alemanha, Itália, México, Reino Unido e Estados Unidos. Pertence às associações de pesquisa e treinamento de língua francesa (ASIHVIF), língua inglesa (ESREA) e brasileira (BIOGraph), com foco em histórias de vida. Participou de vários projetos de pesquisa europeus. Publicou em diferentes línguas, sobre teorias educacionais contemporâneas, educação de adultos, diversidade cultural, migrações, mediação social e intercultural, pesquisa qualitativa, etnografia, metodologias biográficas em treinamento e pesquisa, estudantes internacionais e não-tradicionais.

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Publicado

2021-12-24

Cómo citar

PERES, C. A.; MONTEIRO, F. M. de A.; GONZÁLEZ-MONTEAGUDO, J. . Processos de identificação na docência: ressignificando experiências no campo da pesquisa. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 6, n. 19, p. 973–991, 2021. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p973-991. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10207. Acesso em: 21 nov. 2024.