Journals

  • Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade

    A Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade é um periódico trimestral, temático. Publicado pela Universidade do Estado da Bahia (Departamento de Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade), publica artigos científicos na área de Educação. Data do ano de 1992, sendo que a partir do ano 2001,  passa a chamar Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade. Tem como principal objetivo a publicação de artigos científicos inéditos. Recebe artigos, ensaios, documentos em fluxo contínuo. A revista publica artigos em português, inglês e espanhol.

  • Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism

    Apresentação

    Pontos de Interrogação é uma revista semestral, de acesso aberto, do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da Universidade do Estado da Bahia. Situada no campo linguístico-literário, sua meta é produzir, acolher e divulgar produções científicas inéditas de investigadores nacionais e internacionais cujos estudos e conclusões problematizem os objetos e pressupostos tanto da crítica, teoria e historiografia literárias quanto dos estudos culturais, estudos de gênero, estudos pós-coloniais, entre outros. A repercussão das descobertas científicas do campo linguístico-literário, ao longo do último século, nas ciências humanas e sociais aplicadas, não só provocaram as chamadas viradas linguístico-literárias nesses campos de conhecim ento, com forte rebatimento não só quanto à teoria da representação em geral, mas, principalmente, quanto à emergência de um lugar de fronteiras epistemológico em que todas as instituições, tais como a escola, o estado, a igreja, os dispositivos de controle econômico, entre outros, devam ser interpeladas a favor da democracia direta e da cidadania cultural dos povos e nações despejados de sua língua, cultura, território e dos espaços de construção de si como sujeitos sociais e coletivos.

    Ao longo de 2017, aceitaremos, em fluxo contínuo, resenhas e ensaios sobre livros clássicos da virada linguístico-literária, bem como aceitaremos manifestos e ensaios híbridos derivados de pesquisa e como política da escrita emancipadora, esperando consolidar e incorporar esses textos e gêneros discursivos a partir dos dossiês de 2018. Os gêneros anteriores, aceitos pela revista Pontos de Interrogação, a saber artigos, entrevistas e resenhas, além de se fazerem seguir, a partir de 2018, de novos gêneros discursivos, continuarão, necessariamente, passando pelo crivo de consultores ad hoc. Serão aceitos os trabalhos, indicados pelos pareceristas, que atendam às perspectivas teóricas e formais estabelecidas normas da revista.

  • Tabuleiro de Letras

    A Revista Tabuleiro de Letras, organizada e dirigida pelo Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens do Departamento de Ciências Humanas do Campus I – Salvador, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, aceita, para publicação em formato eletrônico, artigos e resenhas, inéditos, escritos por pesquisadores de instituições nacionais e internacionais, em português, espanhol, inglês ou francês.

    São aceitos textos de mestres, doutorandos, doutores ou pesquisadores com título de notório saber.  Mestrandos também podem publicar artigos, desde que em coautoria com doutores. A exceção se aplica à seção de Resenhas, na qual são aceitos textos de mestrandos como autores únicos.   

  • Plurais - Revista Multidisciplinar

    A Plurais - Revista Multidisciplinar é uma revista vinculada ao Programa de Pós-graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC), do Departamento de Educação – Campus I, Salvador, da Universidade do Estado da Bahia.

    A Plurais – Revista Multidisciplinar aceita manuscritos em formatos de artigos (organizados ou não em dossiês), que apresentem resultados de pesquisa empírica ou teórica ou revisão crítica sistemática e integrativa da produção científica e acadêmica e ensaios sobre temas emergentes e relevantes na Área de Educação. A revista também acolhe relatos de experiências pedagógica, resenhas e entrevistas. Todos os manuscritos apresentados devem tratar de temas da Área de Educação. A submissão de textos à revista é contínua e os artigos aprovados são publicados assim que finalizado o processo de edição, buscando fomentar a socialização das experiências na educação em todo país. A Plurais conta com apoio e fomento institucional.

  • Ouricuri Magazine

    Ouricuri Magazine is a multidisciplinary journal edited by the Postgraduate Program in Human Ecology and Socio-Environmental Management (PPGEcoH) at the State University of Bahia - UNEB - Campus III, Juazeiro - BA.

    Ouricuri Magazine receives institutional support from the Periodical Publication Support Program linked to the Stricto Sensu Postgraduate Programs at UNEB (PROEP-PÓS), upon approval via PROEP-PÓS Notice No. 032/2019.

  • Cenas Educacionais

    MANAGER EDITOR

    Dr. Ricardo Franklin de Freitas Mussi (manager editor since August 2020 - part of the editorial team since 2019), State University of Bahia, Brazil.

     

    PUBLISHERS

    Dr. Elizeu Pinheiro da Cruz (Manager Editor between June 2018 and April 2019), State University of Bahia, Brazil;

    Dr. Janaína de Jesus Santos (Manager Editor between May 2019 and June 2020), State University of Bahia, Brazil;

    Dr. Maria Lúcia Porto Silva Nogueira, State University of Bahia, Brazil;

    Dr. Sidnay Fernandes dos Santos, State University of Bahia, Brazil;

     

    CONSULTATIVE BOARD

    Dr. Claudio Pinto Nunes, Southwest Bahia State University, Brazil;

    Dr. Nilma Margarida de Castro Crusoé, Southwest Bahia State University, Brazil;

    Dr. Núbia Regina Moreira, Southwest Bahia State University, Brazil;

    Dr. Ricardo Oliveira de Freitas, State University of Bahia, Brazil;

    Dr. Zoraide Portela Silva, State University of Bahia, Brazil;

     

    EDITORIAL BOARD

    Dr. Amado Batista Mainegra, Universidad de La Habana, Cuba;

    Dr. Ana Claudia Morais Godoy Figueiredo, School of Health Sciences, Brazil;

    Dr. Ana Cristina Santos Peixoto, Federal University of Southern Bahia, Brazil;

    Dr. Angelo Maurício de Amorim, State University of Bahia, Brazil;

    Dr. Adriana Pereira Bomfim, Guanambi University Center, Brazil;

    Dr. Ana Lúcia Biggi de Souza, Southwest Bahia State University, Brazil;

    Dr. Alice Alexandre Pagan, Federal University of Sergipe, Brazil;

    Dr. Carla Ulasowicz, Guarulhos University, Brazil;

    Dr. Cibele de Moura Sales, State University of Mato Grosso do Sul, Brazil;

    Dr. Claudio Bispo de Almeida, Universidade do Estado da Bahia, Brasil;

    Dr. Cleudemar Alves Fernandes, Federal University of Uberlândia, Brazil;

    Dr. Diógenes Cândido de Lima, Southwest Bahia State University, Brazil;

    Dra. Elisabete da Silva Barbosa, Universidade do Estado da Bahia, Brasil;

    Dra. Ester Maria de Figueiredo Souza, Southwest Bahia State University, Brazil;

    Dr. Gelcemar Oliveira Farias, State University of Santa Catarina, Brazil;

    Dr. Gilberto César Lopes Rodrigues, Federal University of Western Pará, Brazil;

    Dr. Gisele Soares Lemos Shaw, Federal University of the São Francisco Valley, Brazil;

    Dr. Iara Maria de Almeida Souza, Federal University of Bahia, Brazil;

    Dr. Isadora Lima Machado, Federal University of Bahia, Brazil;

    Dr. Jairo Carvalho Nascimento, State University of Bahia, Brazil;

    Dr. Jaqueline dos Santos Cardoso, State University of Bahia, Brazil;

    Dr. João Maurício Santana Ramos, Federal University of Bahia, Brazil;

    Dr. Jorge Both, State University of Londrina, Brazil;

    Dra. Josineide Francisco Sampaio, Universidade Federal de Alagoas, Brasil;

    Dr. Krzysztof Dworak, Lusophone University of Humanities and Technologies, Portugal;

    Dr. Luciana Guerra Santos Mota, Federal University of Bahia, Brazil;

    Dr. Luciana Venâncio, Federal University of Ceara, Brazil;

    Dr. Luciano Nascimento Corsino, Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul, Brazil;

    Dra. Márcia Cristina Lacerda Ribeiro, State University of Bahia, Brazil;

    Dr. Marcos Antonio da Silva, University of Sao Paulo, Brazil;

    Dr. Maria de Fátima Gomes da Silva, State University of Pernambuco, Brazil;

    Dr. Marinalva Nunes Fernandes, State University of Bahia, Brazil;

    Dr. Martha de Cássia Nascimento, Federal Institute of Education, Science and Technology of Bahia, Brazil;

    Dr. Olmar Arley Gómez, Secretary of Education of Medellín, Colombia;

    Dra. Selva Guimarães, Federal University of Uberaba, Brazil;

    Dr. Thiago Ferreira de Sousa, Santa Cruz State University, Brazil;

    Dr. Vanessa de Carvalho Nilo Bitu, Dr. Leão Sampaio University Center, Brazil;

    Dr. Willian Lazaretti da Conceição, New University of Lisbon, Portugal.

  • Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos

    A Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos é um periódico semestral, temático, destina-se a divulgar a produção científica dos docentes, pesquisadores e estudantes das instituições envolvidas e das parcerias instituídas na área da EJA numa abordagem interdisciplinar.

    Pretende abranger as produções tanto nacionais, regionais como internacionais no campo da EJA num abordagem interdisciplinar, em nível de mestrado e doutorado (acadêmico ou profissional), pós-doutorado, como também o que é produzido na graduação e por professores da educação básica.

    Contempla, prioritariamente, pesquisas que vêm sendo desenvolvidas no campo da educação básica modalidade EJA, educação profissional, tecnológica, social, popular, formação e profissionalidade docente.

  • Revista Baiana de Educação Matemática

    The Revista Baiana de Educação Matemática (RBEM) (e-ISSN: 2675-5246 / DOI Prefix: 10.47207), launched in 2020, aims to disseminate research focused on mathematics teachers, addressing their training, school reality, and culture, as well as the teaching-learning process. Published by the Graduate Program in Education, Culture, and Semi-Arid Territories (PPGESA) at the State University of Bahia (UNEB), Campus III, RBEM is supported by Campus VII of UNEB and the Federal Institute of Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), Campus Santa Maria da Boa Vista/PE. The journal operates on a continuous publication basis and does not charge article processing fees (APC).

    Qualis/CAPES: B2.

    The Revista Baiana de Educação Matemática is indexed in: Google Scholar Sumários | ResearchBibRevistas de Livre Acesso|Internacional Scientific Indexing PKP IndexABEC BRASILEurasian Scientific Journal IndexDirectory of Research Journals IndexingLatindexDiadorimIndex Copernicus Internacional|Crossref|Digital Object Identifier (DOI)|DOAJ|LatinREV| CiteFactor|International Scientific Indexing(ISI)

  • Missangas: Estudos em Literatura e Linguística

    Missangas: Estudos em Literatura e Linguística é uma revista publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado da Bahia - UNEB (Brasil) desde 2020, com periodicidade semestral. A Revista aceita para publicação artigos inéditos sobre estudos literários e estudos linguísticos. Em Literatura, os artigos devem versar sobre estudos literários e culturais que enfatizem a crítica e a teoria literárias em suas diversas abrangências teóricas e metodológicas. Em Linguística, os artigos podem pautar-se em pesquisas e debates relativos a todos os campos da Linguística teórica e da Linguística Aplicada.

  • Práticas e Cuidado: Revista de Saúde Coletiva

    Práticas e Cuidado: Revista de Saúde Coletiva (Practices and Care: Journal of Public Health - PC-RESC) (e-ISSN: 2675-7591), established in 2020, is a journal linked to the Multiprofessional Health Residency Program and the Professional Master's Degree in Public Health (MEPISCO) from the State University of Bahia (UNEB). The PC-RESC is edited in a continuous flow system for submission and publication. The scope of PC-RESC includes productions with a multidisciplinary and interprofessional focus in the field of Public Health. PC-RESC publishes thematic dossiers, experience and/or case reports, original articles, literature reviews, reviews and letters to the editor, accepted after a review process, in Portuguese, Spanish, French and English, in accordance with the standards presented in the guidelines for author(s).

  • Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica

    A Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (RBPAB) é um periódico quadrimestral, publicado pela Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph), que tem por principal objetivo a publicação de artigos acadêmico-científicos inéditos, que aprofundem e sistematizem a pesquisa empírica com fontes biográficas e autobiográficas, assim como de caráter epistemológico, teórico-metodológico, visando a fomentar e promover o intercâmbio entre pesquisadores brasileiros e de outros países, no âmbito do movimento biográfico internacional, como política de socialização de estudos vinculados à pesquisa (auto)biográfica em Educação.

  • Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras

    BABEL: Electronic Journal of Foreign Languages and Literatures is a peer-reviewed academic journal (double-blind-review) associated with the Research Group: Foreign Languages and Literatures in Contemporary Society, based in the Department of Linguistics, Literature and Arts, on the university campus of the city of Alagoinhas. With a biannual periodicity, it has been publishing academic-scientific productions focused on the studies of Foreign Languages and Literatures. The journal receives unpublished articles, written in Portuguese, English or French. The works must deal with linguistic and literary studies, translation studies, Applied Linguistics to the teaching of Foreign Languages and pedagogical studies registered in the area of Modern Foreign Languages and Literatures. There is also a section reserved for the translation of theoretical and literary texts.

  • Revista Educação e Ciências Sociais

    A RECS revista de educação e ciências sociais é produzida dentro do Grupo de Pesquisa Teoria Social e Projeto Político Pedagógico - TSPPP - vinculado ao PPGEDUC Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade, do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Ao trabalhar de forma compartilhada entre a educação e as ciências sociais, a revista publica artigos através de dossiês temáticos conjuntamente com as sessões livres de relatos de pesquisas teóricas e empíricas relacionados com projetos políticos alternativos existentes em diversos contextos locais e globais.

    recs@uneb.br

  • Revista Nupex em Educação

    A Revista NupeX em Educação é de fluxo contínuo. As submissões para publicação na próxima edição foram prorrogadas até dia 05 de junho de 2016.
  • Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação

    OPARÁ: Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação é um periódico do Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação - Opará, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Disponibilizada em formato eletrônico e impresso, destina-se à publicização de artigos científicos e pesquisas em variadas áreas do conhecimento (tais como: História, Educação, Sociologia, Ciência Política, Antropologia, Geografia Humana e Cultural, Direito, Ecologia Humana, Letras, Pedagogia), bem como a divulgação de produções culturais. Tem como objetivo a elaboração de edições temáticas visando contribuir com análises e estudos nas áreas de educação, cultura, política, dinâmicas sociais, ecologia humana, etnicidades, movimentos sociais.

    INDEXAÇÕES

    - Qualis Periódicos - Plataforma Sucupira - CAPES: QUALIS B3
    - Portal de Revistas UNEB: https://www.revistas.uneb.br/
    - Latindex: https://latindex.org/latindex/ficha/24217
    - Google Acadêmico: https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=WkMn900AAAAJ
    - DIADORIM/IBCT - diretório de políticas editoriais das revistas cientificas brasileiras : https://diadorim.ibict.br/handle/1/1204
    - SUMARIOS.ORG - Sumáiro de revistas brasileiras: https://sumarios.org/revista/opar%C3%A1
    - MIGUILIM - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras: https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/6392
    - LIVRE - Portal para periódicos de livre acesso na Internet: https://livre2.cnen.gov.br/ConsultaPorLetra.asp?Letra=O
    - CiteFactor.Org: https://www.citefactor.org/journal/index/15279/opar-etnicidades-movimentos-sociais-e-educao

  • África[s] - Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos Africanos e Representações da África

    A Revista África(s) - Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos Africanos e Representações da África é uma publicação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) DEDC II (Campus Alagoinhas), dirigido à comunidade acadêmica da áreas das humanidades e afins, a qual se propõe publicar artigos inéditos e de pesquisas originais nesta área. 

    Publica: artigos, resenhas e documentos   Idioma: Português

    ISSN: 2446-7375  Periodicidade: semestral

    QUALIS DA REVISTA: B1

  • Revista Mbote

    É uma publicação semestral do Centro de Referência em Desenvolvimento e Humanidades da Universidade do Estado da Bahia (CRDH/UNEB), de natureza interdisciplinar, que tem o objetivo de publicar artigos científicos de pesquisador@s de instituições de ensino ou pesquisa, nacionais ou estrangeiras.
     
     
  • REN9VE - Revista Científica Campus XIX - UNEB

    A Revista REN9VE, ISSN 2676-0479, surge como um espaço de debate, de afirmação e de fortalecimento da pesquisa e extensão no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – DCHT, Campus XIX, da Universidade do Estado da Bahia, onde são ofertados cursos de graduação, Bacharelados em Ciências Contábeis e Bacharelado em Direito, além de um curso de pós-graduação stricto senso, vinculado ao PPGDC - Programa Multi-Institucional de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento. 

      

  • Grau Zero – Revista de Crítica Cultural

    Grau Zero é uma revista semestral, de acesso aberto, articulada e pré-editada por uma comissão científica local de estudantes e com total apoio dos docentes do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da Universidade do Estado da Bahia. Publicamos em português, inglês, francês e espanhol, artigos, entrevistas e resenhas, inéditos, de investigadores nacionais e internacionais, em seu processo de realização de mestrado e de doutorado, cujos estudos e conclusões problematizem não só as representações culturais e sociais, em suas diversas formas e suportes, mas os processos de construção dessas representações, seus agentes, seus significados, suas lógicas e sentidos. O trabalho com a linguagem, assim, constitui um crivo decisivo para se avaliar o diálogo e as trocas epistemológicas entre a área dos estudos linguísticos, estudos literários e os das ciências humanas e demais campos do saber.
  • Garimpus: Revista de Linguagens, Educação e Cultura na Chapada Diamantina

    APRESENTAÇÃO DA REVISTA

    A Garimpus: Revista de Linguagens, Educação e Cultura da Chapada Diamantina celebra os 15 anos de atuação da UNEB como pioneira no ensino superior, na pesquisa e na extensão no centro geográfico da Bahia. A iniciativa do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias de Seabra (Campus XXIII) é uma publicação científica que busca garimpar, sistematizar e dar visibilidade para a produção do conhecimento regional e incluir a Chapada Diamantina como artífice do saber na sociedade contemporânea.

  • CONEXÕES EDUCATIVAS

    A Revista CONEXÕES EDUCATIVAS é uma publicação científica ligada ao Grupo de Estudos e Pesquisa FORINLEJA - FORMACCEINFANCIA, LINGUAGENS E EJA, e ao Grupo de Pesquisa e Estudo em Leitura e Contação de Histórias GPELCH, vinculados ao PPGEDUC/DEDC I - UNEB da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). 

    É editada semestralmente em plataforma eletrônica (ISSN XXXX-XXXX/XXXX-XXXX) com fluxo contínuo de submissão e com avaliação Qualis/Capes xx na área principal, balizados pelas normas bibliográficas atualizadas da APA.

    O escopo primário da revista é a publicação, em português, espanhol ou inglês, de textos originais e inéditos resultantes de pesquisa de caráter teórico ou empírico, bem como revisões de literatura, na forma de dossiês temáticos, artigos acadêmico-científicos, resenhas, que fomentem e facilitem o intercâmbio acadêmico no âmbito nacional e internacional de pesquisas no âmbito da educação.

    A revista é destinada a professores e pesquisadores, assim como a estudantes da pós-graduação strictu sensu, tendo como áreas de interesse Infâncias, cultura da infância, Linguagens, EJA, poéticas orais, ludicidade. 

    ISSN Versão online: XXXX - XXXX || ISSN Versão impressa: XXXX-XXXX|| DOI: XX.XXXXX/XXXX-XXXX

  • Caderno Multidisciplinar Educação e Contexto do Semiárido Brasileiro

    A revista tem como objetivo dar visibilidade à produção técnica e científica das instituições e/ou pessoas que compartilham e articulam nos seus escritos os princípios da Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (RESAB), definindo sua linha editorial e sua política de editoração, publicação e divulgação. Tem como editor o Selo Editorial RESAB. O Conselho Editorial é composto por representantes de diversas entidades da Sociedade Civil, Universidades e por instituições governamentais vinculadas à Rede.

    Sua publicação é semestral com temáticas prioritárias em consonância com os princípios defendidos pela RESAB e em conformidade com a política editorial, consolidada ao longo do tempo. A composição de cada Caderno abrange, além de uma nota introdutória, cerca de dez ou mais artigos por cada volume. Utiliza-se de ‘Chamada de Trabalhos’ para inscrição de artigos que serão analisados pelo Conselho Editorial e aprovados para posterior publicação. 

  • Cadernos de Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável

    A revista Cadernos de Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável  é um periódico   de diferentes grupos de pesquisa da UNEB e de instituições e grupos parceiros

    V. 1, N. 4 (2016) Gestão Social dos Territórios: Interface da educação com as políticas públicas direcionas para a construção de sociedades sustentáveis.

  • Revista Coletivo SECONBA

    A Revista Coletivo SECONBA é uma publicação acadêmica multidisciplinar de periodicidade anual (se pretende semestral) que visa difundir a produção de conhecimento relacionada sobretudo à educação para as relações étnico-raciais, abrangendo temas correlatos que envolvam as temáticas de raça, etnia, gênero, territorialidades, quilombos, povos indígenas entre outros.

  • Caderno de Pesquisa Esse in Curso

    O Caderno de PesquisaEsse in Curso, cuja expressão latina significa: Estar em andamento. Foi criada em 2003, caracteriza-se por ser um periódico semestral. A partir de 2017, seguindo as diretrizes nacionais de periódicos qualificados, passa a ser um periódico digital, publicando artigos inéditos, de natureza científica, resultantes de pesquisas que contribuam para o conhecimento teórico, metodológico e prático no campo da Educação e em interação com as demais Ciências Sociais, relacionando-se com a comunidade regional, nacional e internacional.

    Esse in curso, como caderno de pesquisa é um instrumento do sistema de comunicação científica, dedicado à publicação de estudos, documentos de trabalho, resultados parciais de pesquisas, resenhas, palestras, relatórios de pesquisa, relatórios técnicos, além de trabalhos completos que, apresentados em eventos, tinham sido publicados apenas na forma de resumos. Aceita trabalhos originais, que analisam e discutem assuntos de interesse científico-cultural. Está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), nas seguintes áreas:

     a)      Gestão da Educação e Redes Sociais – Programa de Pós-Graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC);

    b)      Processos Tecnológicos e Redes Sociais - Programa de Pós-Graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC).

  • Letras em Movimento - Revista de Estudos Críticos Interdisciplinares do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS

     
    É a Revista do Mestrado Profissional em Letras – UNEB – Campus V, periódico eletrônico semestral, constitui-se enquanto veículo oficial do Mestrado Profissional, mantido pela Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas, em Santo Antônio de Jesus e destina-se a pesquisadores, professores, estudantes e público interessado nas discussões quem envolvem a formação do profissional de Letras – Língua Portuguesa e sua atuação em sala de aula no Ensino Fundamental II.
  • Revista SAPIENTIA

    Revista de Estudos Literários, Educacionais e Linguísticos é um períódico semestral, com avaliaçao de pares, mantido pela Universidade do Estado da Bahia. Tem como missão fomentar a produção acadêmica sobre estudos culturais, permitindo aos pesquisadores, do Brasil e de outros países,  divulgarem suas pesquisas e contribuírem para o debate na área. A Revista Sapientia aceita, em fluxo contínuo, artigos inéditos em suas especialidades: ensaios sobre estudos literários, linguísticos e culturais, artigos, resenhas e recensões críticas de obras literárias e científicas nas áreas de literatura, educação, linguística e teoria literária.

    Não se cobra dos autores pela publicação.

                                        --------------------

    Sapientia is a peer-reviwed journal published biannualy, sponsered by Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Brazil - It aims to scholarly production in the Literary, Linguistic and Cultural Studies areas, allowing researchers from Brazil and  abroad to share their research an contribute to the academic debate.

    Sapientia continually receives unpublished works in its field: essays on Literary, Linguistic, Cultural Studies and reviews of Literary and cientific works in the field of Literature and Literature Theory.

  • Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino

                                                                                                                                                         ISSN – 2595-6361                   Qualis Periódicos B1 (2017-2020)  

    Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino é um periódico semestral, online,  associado ao grupo de pesquisa Núcleo de História Social e Práticas de Ensino (Nhipe/Cnpq) do Departamento de Ciências Humanas, campus VI, da Universidade do Estado da Bahia, localizado na cidade de Caetité, Bahia, e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) do Departamento de Ciências Humanas, Campus VI, da Universidade do Estado da Bahia. A Revista tem por objetivo divulgar produções originais e inéditas de relevância científica na área de História com ênfase na História Social, na História da Educação e Pesquisa e Práticas de Ensino de História. A Revista dialoga com a  literatura, a filosofia, a antropologia, a sociologia, a arqueologia, as variadas linguagens imagéticas e sonoras (cinema, fotografia, iconografia, música) e com as tecnologias de informação e de comunicação na pesquisa e no ensino. A Revista alcançou o Qualis Periódico B1 no quadriênio 2017-2020.

  • RIANCO

    The Cognitive Analysis International Journal - RIANCO is an annual, thematic journal, intended to disseminate the scientific production of professors, researchers and students from the institutions involved and the partnerships established in the areas that make up the DMMDC - Multi-institutional and Multidisciplinary Doctorate in Dissemination of Knowledge (UNEB, LNCC, UEFS, IFBA, UFBA, SENAI/CIMATEC). RIAnCo has its origins in the Cognitive Analysis component and is created in the institutional base of the University of the State of Bahia through the Education and Regional Development Research Center (CPEDR) integrating multi-referential research groups in Knowledge Diffusion.

    The aim of the journal is to be a vehicle for the dissemination of unpublished research related to the field of knowledge of Cognitive Analysis in Knowledge Diffusion.

    RIAnCo is aimed at a wider audience from different multi-referential learning spaces (EMA), which operate in the areas of  Cognition, Languages ​​and Information; Communication and Management; Culture, Transversality, Intersectionality and (in)information; Technologies and Related Areas.

    Fróes Burnham (2000) calls “learning spaces” those places that intentionally articulate learning processes (immaterial production of subjectivities and knowledge - schools, universities, research institutes) and work (material production of goods and services - workplaces, service agencies, cultural groups, actions of political and social movements). For the author, there is, increasingly, an interpenetration between these two forms of learning organizations.
    The journal's publication policy is free submission  and publication of manuscripts.

  • Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar

    A Revista ComCiência é um periódico digital, aberto, de divulgação científica, vinculada ao Departamento de Educação, Campus XII da Universidade do Estado da Bahia -UNEB, cujo objetivo é socializar o conhecimento produzido em diversas áreas. Criada no ano de 2004, a Revista ComCiência vem publicando trabalhos originais de caráter multidisciplinar. É indexada junto a Associação Brasileira de Editores Científicos – ABEC, além de atribuir Digital Object Identifier (DOI), a todos os manuscritos publicados a partir de dezembro de 2018.

  • Abatirá - Revista de Ciências Humanas e Linguagens

    A Abatirá – Revista de Ciências Humanas e Linguagens é um periódico semestral, eletrônico, da Universidade do Estado da Bahia, Campus de Eunápolis. Publica artigos inéditos resultantes de pesquisas científicas e resenhas. Seu objetivo é divulgar pesquisas e estudos vinculados às Ciências Humanas e Linguagens, especialmente em interface com a área de educação, desenvolvidos por pesquisadores do Brasil e do exterior. A revista não cobra nenhum tipo de taxa para a publicação dos textos.

    ISSN 2675-6781 - Área: Ciências Humanas e Linguagens - Qualis Periódicos: C (2017-2020) - Submissão de Artigos: Fluxo Contínuo - Periodicidade de Publicação: Semestral

     

     

  • Revista Encantar

    A Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade, em versão em versão exclusivamente eletrônica interdepartamental, Coordenada, de forma compartilhada, pelo Grupo de Pesquisa EDUCATIO Políticas Públicas e Gestão da Educação vinulado ao Departamento de Educação do Campus I Salvador, pelo Grupo de Pesquisa Ciência e Resitência, Laboratório de Inovaçao Social do Departamento de Ciências Humanidas e Tecnologias de Bom Jesus da Lapa - Campus XVII - Bom Jesus Lapa e o Departamento de Ciencias Humanas Campus IX Barreiras.

    Nossa política editorial prioriza a veiculação da produção das ciências humanas voltadas para a reflexão de longo alcance, tanto na análise empírica quanto nos fundamentos teóricos, sobre questões relativas ao tema da cultura e sociedade. 

     

     

     

  • Revista Canudos

    A Revista Canudos é uma publicação anual organizada pelo Centro de Estudos Euclydes da Cunha - CEEC/UNEB  que se dedica à pesquisa da história do povo sertanejo e seus desdobramentos políticos, sociais e culturais com ênfase no território do Semiárido baiano. 

  • Discentis: Revista Científica da Universidade do Estado da Bahia - Campus XVI - Irecê

    A Revista Discentis, vinculada aos Cursos de Letras e de Pedagogia do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT), Campus XVI, Irecê, é um periódico que tem por finalidade divulgar trabalhos científicos de alunos de graduação, mestrado ou doutorado devidamente matriculados em Cursos de Letras e/ou de Pedagogia de instituições nacionais e internacionais de língua portuguesa.

    Como se trata do público de Letras e de Pedagogia, aqui cabe abordar arcabouços teóricos que possam contribuir para o desenvolvimento científico nas áreas de língua e de literatura, promovendo discussões acerca de tais contribuições para o ensino e para a pesquisa. Além disso, este espaço virtual também se volta para a tarefa de (re)pensar os rumos da educação, refletindo sobre as práticas pedagógicas necessárias à formação docente. 

  • Revista Direito no Cinema

    Revista de publicação  online semestral. Primeira edição tem como referencia o semestre 2019.2

    ISSN 2675-3332S

  • Scientia: Revista Científica Multidisciplinar

    A Revista Scientia é fruto do convênio a Universidade do Estado da
    Bahia - UNEB (Departamento de Ciências Humanas (DCH-I) Salvador) e o Instituto Federal da Bahia - IFBA- Campus Camaçari.
    PUBLICAÇÃO: Quadrimestral
    PÚBLICO ALVO: Autores, leitores e pesquisadores das áreas de ciências humanas e sociais aplicada.
    Versão online: http://revistas.uneb.br/index.php/scientia/

    Manual Completo da Revista Scientia:

    https://revistas.uneb.br/index.php/scientia/issue/view/Manual%20da%20Revista%20Scientia

    Tutorial em vídeo para Submissão:

    https://youtu.be/_vBff2ifkc0?si=bkVFyYnyLmId80qz

  • REVISTA CONTABILETRANDO

    Para informações sobre submissão de artigos acesse o menu "SOBRE"
  • Anãnsi: Revista de Filosofia (Philosophy Journal)

    The Anãnsi - Revista de Filosofia (ISSN: 2675-8385) is a journal maintained by the Philosophy Course of the Education Department of Campus I of the State University of Bahia (Brazil) in partnership with centers and philosophy researchers from different parts of Latin America with the purpose of promoting a space for the publication of qualified work in philosophy in the form of articles, essays, book or film reviews, translations and dossiers. Anãnsi's proposal is to be a magazine that reinforces the plurality of philosophical thought and its diverse legitimacies. We accept papers on any Philosophy themes, mainly philosophical themes that discuss current issues, especially issues of race, class, territoriality and gender. We strongly believe in the vitality of the philosophical community and we see in the construction of this portal the reaffirmation of our critical and creative performance. We accept submissions of texts in Portuguese, Spanish, French and English.

  • Diálogos e Perspectivas Interventivas

    A Diálogos e Perspectivas Interventivas (DIAPI) (ISSN - 2675-682X), instituída no mês de outubro do ano de 2020, é uma revista científica vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Intervenção Educativa e Social (MPIES) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A DIAPI é editada em sistema de fluxo contínuo para submissão e publicação. O escopo da DIAPI inclui produções com enfoque na Interdisciplinaridade, Ciências Humanas e Ciências Sociais. A DIAPI publica dossiês temáticos, relatos de experiências, artigos originais, revisões de literatura, resenhas e carta ao editor, aceitos após processo de revisão por pares, nas línguas portuguesa, espanhola, francesa inglesa conforme normatização apresentada nas diretrizes para autoras(es).

  • DADOS DE ÁFRICA(S)

    A Revista Dados de África(s) surgiu em 2020, a partir dos diálogos travados pelos discentes da 5ª turma do Programa de Pós Graduação lato sensu em Estudos Africanos e Representações da África da Universidade do Estado da Bahia - UNEB (DEDC II), articulados com estudantes do Brasil e de outros países, a exemplo de Angola, Guiné Bissau e Moçambique. Dados de África(s) é resultado das discussões em redes sociais, dos discentes acima citados, organizados em prol do objetivo de democratização do conhecimento. Uma das muitas discussões teve como conclusão o fato de que há poucos periódicos voltados para receber artigos de estudantes em formação, e que a produção científica não deve ser exclusiva dos docentes. Assim, organizados em grupos de discussão, com apoio dos docentes do programa, os discentes optaram por criar a revista, propondo para a coordenação o encaminhamento das medidas necessárias para a revista. E assim Dados de África(s) surge como novo periódico para a sociedade brasileira em geral. O próprio nome do periódico, por sinal, resulta de uma pequena consulta feita entre os discentes e docentes do programa. Seu design também foi parte deste processo, reunindo experiências e conhecimentos técnicos de variadas matizes.

    Ressalte-se, que Dados de África(s) é a revista criada para veicular os estudos e pesquisas de discentes interessados em publicar trabalhos que dizem respeito ao continente africano e suas representações. Dados de África(s) não publica artigos que tenham como foco análises de outros espaços que não sejam o continente africano, ou os discursos que reivindiquem este, sob o prisma das representações. Aqui entende-se que a referência temática é a África como centralidade, seja no que concerne ao seu espaço, ou suas representações.

    Seu ISSN é 2675-7699.

  • Diálogos e Diversidade

    A Diálogos e Diversidade (RDD) é uma revista científica eletrônica ligada ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), que tem como objetivo fomentar a divulgação de produções acadêmico-científicas, dentro de uma perspectiva multi/transdisciplinar, que promova o diálogo entre os diversos campos das Ciências Humanas e Ciências Sociais.

  • MultiScientia

    MultiScientia - Centro de Pesquisa em Ecologia e Recursos Hídricos – CEPERH

  • Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE)

    Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE) está vinculada ao Campus VII da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e objetiva divulgar trabalhos oriundos de práticas extensionistas e de pesquisa. É uma iniciativa conjunta dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Teatro, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Ciências Biologógicas, Bacharelado em Ciências Contábeis e do Bacharelado em Enfermagem. É foco da RevNUPE, portanto, divulgar trabalhos voltados a formação de professores e professoras, nas diversas áreas dos cursos que compõe o departamento, e dos processos de ensino e aprendizagem dessas ciências e as múltiplas questões envoltas ao contexto educacional; bem como as diversas práticas que contextualizam a formação e atuação profissional de Enfermeiros/as e Contadores/as. A revista não cobra nenhuma taxa de processamento de artigos (Article Processing Charge - APC) e publica em fluxo contínuo (rolling pass). 

    e-ISSN: 2763-6879

  • Cangaço em Revista

    O periódico Cangaço em Revista é uma publicação anual organizada pelo Centro de Estudos Euclydes da Cunha - CEEC/UNEB dedicada ao estudo do fenômeno do cangaço e à revisão do cânone de suas abordagens históricas tradicionais.

     

  • Revista Verde (RV)

    A Revista Verde (RV) é uma publicação periódica semestral do Programa Escola Verde e do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental Interdisciplinar (CNPq) com o objetivo de contribuir com a divulgação científica de pesquisas e experiências, nacionais e internacionais, de diferentes áreas do conhecimento relacionadas às problemáticas socioambientais e sustentabilidade.

  • Revista Ecologias Humanas

    A Revista Ecologias Humanas é um periódico fundado em 2015 e é o primeiro no campo da Ecologia Humana criado pela Sociedade Brasileira de Ecologia Humana – SABEH. É um periódico internacional e bilíngue publicado em parceria com o programa de Pós Graduação em Ecologia Humana da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.

  • RICV - Revista Interdisciplinar em Ciências da Vida

    A REVISTA INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS DA VIDA DA UNEB (RICV- UNEB) é uma publicação periódica anual, editada em sistema de fluxo contínuo para submissão e publicação. Está vinculada ao Departamento de Ciências da Vida da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus I, Salvador, Bahia, Brasil, através dos seus colegiados dos cursos da área de Saúde do Departamento de Ciências da Vida (DCV) e da Área Básica de Ciências Biológicas. 

  • REVISTA EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIAS- ISSN 26755718

    A Revista ELITE: Educação, Linguagem e Tecnologias, surge em 2019, a partir da necessidade dos pesquisadores multidisciplinares do Grupo de Estudos em Educação, Tecnologias e LIBRAS- GETEL, da Universidade do Estado da Bahia, Campus XI em Serrinha- Bahia, em publicizar e difundir resultados das vivências de práticas de Ensino, Pesquisa e Extensão, realizadas pelo Grupo, como também, ampliar as possibilidades de divulgação das produções científicas emergentes nos contextos da Educação e áreas que, com ela dialoguem. Busca difundir: Artigos científicos, Ensaios acadêmicos, Resumos de Teses, Dissertações. Além disso, a equipe de criação da Revista ELITE insere, no contexto do periódico, as inéditas Produções Didático Pedagógicas que são obras representadas por  diversas outras linguagens. Os textos publicados na e pela REVISTA ELITE serão voltados para as temáticas que envolvam: Formação docente; Tecnologias na educação; Educação Inclusiva; Libras e EaD.

    O objetivo da Revista é incentivar a pesquisa acadêmica e o debate amplo sobre educação e tecnologias nos diversos prismas de sua relação com a sociedade e disseminar o conhecimento, o pensamento,as experiências, por meio da produção científica inédita e relevante, desenvolvida por pesquisadores brasileiros ou estrangeiros da área de Educação.

    REVISTA INDEXADA:

    DIADORIM

    LATINDEX

    https://www.latindex.org/latindex/ficha/26381

    GOOGLE SCHOLAR

  • Revista CHO - Contação de Histórias e Oralidade

    Boas vindas à Revista CHO - Contação de Histórias e Oralidade, o primeiro periódico científico brasileiro exclusivamente dedicado a estudos, pesquisas e reflexões sobre a Contação de Histórias e Oralidade do Brasil, vinculado Grupo de Pesquisa e Estudo em Leitura e Contação de Histórias (GEPELCH) - UNEB/PPGEDUC da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

    Este é o espaço para divulgar estudos e conhecimentos científicos que tratem da ancestralidade do conto, da atualidade do conto e de seu futuro, produzidos no campo da Educação e demais áreas que integrem a contação de história à sua atuação. Aqui construímos o campo epistemológico da contação de histórias.

  • Outros Sertões

    Revista do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias

    Campus XXII - Euclides da Cunha-BA

  • Educação e Humanidades (UMANITÀ)

    A Revista Educação e Humanidades (UMANITÀ) é um periódico semestral vinculado ao Grupo de Pesquisa Educação e Humanidades (UMANITÀ), integrado ao Programa de Pós-Graduação Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) do Departamento de Educação - DEDC I, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Nosso objetivo é impulsionar a produção acadêmica nas áreas de Educação, Currículo, Processos Tecnológicos, Ludicidade, Desenvolvimento Humano, Práticas Pedagógicas e Humanidades, promovendo um espaço para pesquisadores do Brasil e de outras partes do mundo divulgarem suas pesquisas e enriquecerem o debate na área.

    Comprometida com a disseminação do conhecimento, a UMANITÀ aceita, em fluxo contínuo, artigos inéditos em português, inglês e espanhol. Além disso, abraçamos a diversidade de formas de contribuição, incluindo resenhas, resumos, ensaios e relatos de experiência. Anualmente, organizamos o Colóquio Internacional Educação e Humanidades, apoiado por diversos programas de pós-graduação, proporcionando um ambiente dinâmico para avanços e inovações.

    Destacamos que não cobramos dos autores pela publicação, reforçando nosso compromisso com a acessibilidade e a promoção de um espaço acadêmico inclusivo. Acreditamos na importância de tornar o conhecimento disponível para um amplo público, potencializando diálogos e a colaboração no cenário acadêmico e profissional.

  • Revista Aió

    Revista Aió: Periódico do Grupo de Pesquisa em Literatura e História da Universidade do Estado da Bahia

  • Encontro de Discentes Pesquisadores e Extensionistas

    Encontro de Discentes Pesquisadores e Extensionistas - EDIPE

    O Encontro de Discentes Pesquisadores e Extensionistas objetiva aproximar o Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru do que tem feito os/as discentes da Universidade, socializando as diversas práticas extensionistas e de pesquisas realizadas ao longo do ano de 2023. Com isso, portanto, o evento propõe a vivência de Palestras e Mesas Temáticas, bem como espaço de apresentação de trabalhos, que serão avaliados por comissão científica. Poderá participar das atividades aqui propostas qualquer pessoa que faça parte da comunidade acadêmica e externa. Espera-se, com este projeto de extensão, contribuir com os movimentos de socialização das diferentes práticas de extensão e pesquisa realizadas pelos cursos de Teatro, Pedagogia, Biologia, Matemática, Enfermagem e Ciências Contábeis; e com a formação de estudantes, professores e demais profissionais das áreas que compõe essas áreas. É uma iniciativa do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE) e das representações estudantis do Departamento de Educação, Campus VII. 

    Data: 06 a 08 de dezembro de 2023

    Inscrição: 26 de outubro a 06 de dezembro de 2023

    Submissão de Trabalhos: 26 de outubro a 19 de novembro

    Modalidade: Presencial

  • Semana de Letras Língua Portuguesa e Literaturas

    Revista eletrônica composta de anais da Semana de Letras Língua Portuguesa e Literaturas do Campus VI - Caetité

  • Anais do VII Café Científico do Curso de Psicologia da UNEB

    Essa revista tem como objetivo a publicação dos resumos expandidos dos trabalhos apresentados durante o VII Café Científico do curso de Psicologia da UNEB/ Campus I.

  • Encontro de Ludicidade e Educação Matemática

    O Encontro de Ludicidade e Educação Matemática (ELEM), realizado pela Universidade do Estado da Bahia, Campus VII, em Senhor do Bonfim, é um evento promovido pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (LEPEM\CNPq) e vem consolidar a atividade extensionista que nas últimas edições refletiu sobre a Universidade e o processo de formação inicial do professor e da professora que ensina Matemática, numa perspectiva lúdica, bem como sobre a ludicidade e o processo de matematizar. O ELEM, desde a sua primeira edição no Departamento de Ciências Humanas, Campus IX da Uneb, realizada em 2014, objetiva organizar e promover a integração entre os estudantes das licenciaturas e profissionais de suas respectivas áreas, por meio da disseminação e compartilhamento de ideias, tendo como foco assuntos relacionados à Ludicidade e Educação Matemática. nesse sentido, busca-se, desde então, discutir os aspectos da ludicidade como dimensão humana e possibilitadora de saberes, também, necessários a docência; bem como aprimorar conhecimentos importantes para a formação inicial do futuro professor que ensina Matemática e compartilhar experiências e saberes.

    | e-ISSN: 2675-536X |

    O ELEM encontra-se indexado em: | Google Scholar | Sumários| ResearchBib| PKP Index|

  • Anais do Programa AFIRMATIVA de Pesquisa e Extensão

    O Programa AFIRMATIVA de Pesquisa e Extensão, conformado às políticas de pesquisa e extensão da UNEB, ao inserir estudantes que ingressaram na UNEB através da reserva de vagas para negros(as) e sobrevagas para indígenas; quilombolas; ciganos(as); pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades; transexuais, travestis e transgênero, no desenvolvimento inicial, orientado e supervisionado de atividades de elaboração e execução de projetos de pesquisa, extensão e de difusão do conhecimento, tem por objetivo possibilitar a esses estudantes uma forma específica de associação e ambientação coletiva que dê suporte material, intelectual e subjetivo ao desenvolvimento satisfatório de suas respectivas trajetórias acadêmicas fortalecendo os seus processos formativos.

  • Anais do Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação

    Gerente da Revista:

    • Prof. Dra Lynn Rosalina Gama Alves (UFBA)

    Editor Chefe:

    • Prof. Dr Jesse Nery Filho (IFBAIANO)
  • Cadernos de África Contemporânea

    A Revista Cadernos de África Contemporânea, é um periódico de caráter acadêmico, do Grupo de Pesquisa “África do século XX e História do tempo presente – História contemporânea”. A revista Cadernos de África Contemporânea se insere numa perspectiva disciplinar, ou seja, é uma revista da área de História, mais especificamente da História contemporânea da África. Contudo, que enseja abordagens em diálogo com a História e demais disciplinas das ciências humanas, posto que esta área do conhecimento, na acepção de Joseph Ki-Zerbo e Obengá, se constituiu desde os seus primórdios, com características amplas e de intenso diálogo com outras áreas do conhecimento. Logo, Cadernos de África Contemporânea publica artigos originais e resenhas que estejam no campo da História, ou em diálogo com esta, desde que tenha como foco o continente africano ou suas representações. 

  • Anais de Eventos do DEDC XII - UNEB

    O Departamento de Educação do Campus XII da Universidade do Estado da Bahia (DEDC XII - UNEB), localizado em Guanambi, convida você a explorar nossa plataforma de publicação digital. Este espaço é dedicado à divulgação de pesquisas, trabalhos e anais produzidos por nossa comunidade acadêmica, promovendo a troca de conhecimento e o avanço da educação na região.

  • Seminário sobre Educação de Jovens e Adultos no Território de Identidade do Sisal - SEJATIS

    Sistema de publicação de Anais do Seminário sobre Educação de Jovens e Adultos do Território de Identidade do Sisal - SEJATIS

  • Anais Quintas Acadêmicas: divulgação e memória

    O projeto “Quintas Acadêmicas: divulgação e memória” foi concebido, no ano de 2005, em uma reunião do Núcleo de Pesquisa e Extensão – NUPEX, do Departamento de Educação – Campus X – da Universidade do Estado da Bahia –UNEB. O ponto de partida foi atender aos anseios de um grupo de alunos bolsistas que almejavam oportunidade para apresentar os projetos nos quais estavam envolvidos e, também, de conhecer os demais projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos no Campus X. As atividades propostas no projeto em questão são pautadas no princípio que a Universidade é um espaço privilegiado de produção de saber, portanto é imprescindível que os conhecimentos produzidos nesse espaço sejam socializados a toda comunidade acadêmica e a comunidade externa.
    O Projeto “Quintas Acadêmicas: divulgação e memória”, desde o seu início, vem se constituindo-se num espaço de socialização e discussão dos projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pela comunidade acadêmica do Campus X, o que contribui para a indissociabilidade entre os três pilares da Universidade – ensino, pesquisa e extensão. Consideramos que essa prática pode contribuir no processo de formação dos discentes e dos docentes do Campus X, uma vez que o entrelaçamento entre ensino, pesquisa extensão favorece reflexões mais consistentes sobre o fazer pedagógico, o que pode ocasionar melhores condições para o desempenho do oficio de professor.
    Em 2024, na organização da 12ª edição o Quintas Acadêmicas deixou a muito tempo de ser projeto e ganhou o nome de Colóquio Quintas Acadêmicas: divulgação e memória, tendo em vista a necessidade de tornar mais visível a pesquisa desenvolvidas pelos acadêmicos, pensamos em criar um periódico eletrônico onde fosse possível reunir a coleção de publicações dos trabalhos científicos apresentados em grupos de comunicações e conferências nos eventos do "Quintas Acadêmicas: divulgação e memória", pois o objetivo deste periódico é garantir a divulgação do conhecimento (em formato de artigos completos, produzidos pela comunidade acadêmica e também para o registro, organização e preservação da memória acadêmica do Departamento de Educação – Campus X.
  • Anais do Congresso Nacional e Internacional de Educação, Diversidade e Cultura Escolar

    Congresso Nacional e Internacional de Educação, Diversidade e Cultura Escolar – CONACE possibilita a discussão coletiva sobre as questões relacionadas à educação no contexto brasileiro e internacional, especialmente, na América Latina. Trata-se de um evento bienal, organizado pelos grupos de pesquisa Conexões: produção de conhecimento em ensino e GEPHENS – Historiografia e Ensino de História, vinculados ao Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT, da Universidade do Estado da Bahia - Campus Eunápolis.