CARTA DE AGRADECIMENTO
Avaliação atual da Revista Educação e Ciências Sociais - RECS (ISSN: 2595-9980), Qualis (2017-2020) B2.
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O presente dossiê, traz nesta edição a Educação no campo e a Pedagogia Histórico-Crítica: possíveis aproximações. Apresenta um conjunto de textos que dialogam com o movimento constante das políticas educacionais do campo, a problematização de aspectos curriculares e conceituais, projetos pedagógicos em disputas e a Pedagogia Histórico-Crítica como teoria educacional contra hegemônica.
A proposição do Dossiê vem das pesquisas e reflexões ocorridas no projeto de extensão - As aproximações entre a Pedagogia Histórico-Crítica e a Educação do Campo - do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias, Campus XVII e do Departamento de Educação Campus XII , da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Bom Jesus da Lapa e Guanambi, projeto vinculado ao Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE) na linha Educação do campo, educação de jovens e adultos e movimentos sociais.
A educação no/do campo avançou no cenário brasileiro nas discussões teóricas e nas experiências educativas desenvolvidas por movimentos sociais e instituições de educação básica e superior. Hoje reconhecida como modalidade educacional, presente nas legislações a nível federal e em grande número de estados e municípios, começa-se a se articular no interior das intuições escolares projetos institucionais vinculados a tais orientações legais e concepções teóricas. Contudo a ampliação do debate realizado por diferentes grupos sociais, a própria institucionalização da Educação no/do Campo, e interpretações equivocadas dos seus princípios podem levar ao distanciamento de preceitos fundamentais preconizados pelo movimento de base, principalmente no que se refere a suas influências teóricas, pedagógicas e sua articulação a construção de um projeto popular de sociedade.
Indexadores, Base de Dados e Repositórios
Qualis B2 (2017-2020)
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