Sobre a Revista

Foco e Escopo

 APRESENTAÇÃO

A Revista Educação e Ciências Sociais é uma revista do grupo de pesquisa Teoria Social e Projeto Político Pedagógico -TSPPP, do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. 

A submissão de textos é de fluxo contínuo e busca fomentar a socialização de conhecimento e experiências sobre Educação e Ciências Sociais no Brasil e no Exterior. 

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos são avaliados por consultores ad hoc de reconhecida competência nos temas abordados, diversificados regional e institucionalmente, com parecer final da editoria científica. Os artigos são encaminhados sem identificação de autoria, e o prazo para sua avaliação é de três meses.

Os aspectos considerados na avaliação são os seguintes:

• Questões referentes à forma: os aspectos gramaticais e estilísticos.

• Questões referentes ao conteúdo: a importância do tema abordado, a definição da questão principal, a estrutura, o desenvolvimento e a conclusão do trabalho. Os pareceres envolvem três tipos de julgamento:

• Aprovado – o artigo é programado para publicação.

• Aprovado com modificações – são solicitados ao autor ajustes ou reformulações no artigo, com o envio de nova versão para avaliação final.

• Não aprovado – o artigo é devolvido ao autor.

O parecer final dos artigos é de responsabilidade da Editoria Científica da Revista Educação e Ciências Sociais.

Periodicidade

A Revista Educação e Ciência Sociais (RECS) tem periodicidade semestral. Os artigos podem ser encaminhados de acordo às orientações do edital de submissão aberto.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, proporcionando maior democratização do conhecimento.

Histórico do periódico

A RECS revista de educação e ciências sociais é produzida dentro do Grupo de Pesquisa Teoria Social e Projeto Político Pedagógico - TSPPP - vinculado ao PPGEDUC Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade, do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Ao trabalhar de forma compartilhada entre a educação e as ciências sociais, a revista publica artigos através de dossiês temáticos conjuntamente com as sessões livres de relatos de pesquisas teóricas e empíricas relacionados com projetos políticos alternativos existentes em diversos contextos locais e globais.