A Aplicação de redes de similaridade na construção do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.vol6.n11.a18719

Resumo

O artigo tem como objetivo investigar a utilização de redes de similaridade em estudos no campo da construção do conhecimento. Através de uma revisão sistemática de literatura (RSL), este trabalho cataloga medidas e métodos utilizados na análise dessas redes. Com base nas lacunas identificadas durante a RSL, propõe-se um Modelo de Redes de Similaridades (MRS) que se fundamenta em ciclos de conexões estruturadas por atributos. Esse modelo adota a metodologia da teoria de redes e incorpora princípios das medidas para avaliar as similaridades entre os atores da rede. Como resultado empírico é realizada a aplicação do MRS para identificação Clusters em uma rede de unidades escolares similares. Esta pesquisa contribui para a compreensão dos métodos e métricas aplicáveis na criação e análise de redes de similaridade em contextos científicos.

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Biografia do Autor

Eneida Santana, Instituto Federal da Bahia

Doutora em Difusão do Conhecimento pelo Programa de doutoramento Multi-institucional - PPGDC (2023), com mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (2011) e especialização em Educação a Distância e tecnologias educacionais pelo Instituto Federal do Paraná (2016). Graduou-se em Biblioteconomia e Documentação (2008) pela Universidade Federal da Bahia e em Pedagogia (2022) pela Cefap-Bahia. Atua como bibliotecária-documentalista no Instituto Federal da Bahia, com pesquisas focadas em formação docente, tecnologias educacionais, gestão pública educacional, práticas extensionistas e construção do conhecimento baseado em modelos de redes complexas. Certificada no nível 2 do Google For Education, tem experiência em Ciência da Informação, enfocando formação inicial e continuada, gestão pública educacional, arquivos de família, sistemas de informação, tecnologias educacionais, educação à distância e redes complexas. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Tecnologia, Informação e Educação (Ticase), com foco em Informação, Difusão do Conhecimento e Redes Complexas, e integra o Laboratório de estudos em representação do conhecimento, competências e comportamento em informação e recuperação da informação em meio digital - LABRECRIE. Também fundou o Laboratório de Dados Abertos Governamentais da Educação (LABDAGE). www.labdage.net 

Tereza Kelly Carneiro, Instituto Federal da Bahia

Doutora em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia-UFBA (2014) e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Alagoas-UFAL (2005). É Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia -Campus Camaçari. Bacharela em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Alagoas -UFAL (1997). Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Batista Brasileira- FBB (2011). Líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias, Informação e Educação- Ticase do IFBA. Coordenadora, Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, do IFBA. Membro do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais de Magistério da Educação Básica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia/IFBA. Tem experiência no campo da Educação, com ênfase em Tecnologia Social e Educacional, atuando com os seguintes temas de pesquisa: Educação; Ensino, Educação Profissional, Estágio Supervisionado; Educação Tecnológica e Educação a Distância. Estuda nas seguintes linhas de pesquisas: Educação Profissional e Tecnológica (EPT); Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT; Tecnologia, Informação e Educação e Educação e Tecnologia

Roberto Monteiro, Cimatec

Possui pós-doutorado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial pelo Centro Universitário SENAI CIMATEC, doutorado em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia, mestrado em Modelagem Computacional pela Fundação Visconde de Cairu, bacharelado em Sistemas de Informação, pela Universidade Estácio de Sá e licenciatura em Administração pela Universidade do Estado da Bahia. Atualmente é professor da Universidade do Estado da Bahia e do Centro Universitário SENAI CIMATEC. Tem experiência na área de Informática e Sociedade, com ênfase em Ciências Sociais Aplicadas, Ciência da Computação, com ênfase em Linguagem Formais e Autômatos e Modelagem Computacional com ênfase em Sistemas Complexos, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto de compiladores, sistemas embarcados, análise de redes sociais e complexas e inteligência artificial.

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Publicado

2024-06-05

Como Citar

SANTANA, E.; CARNEIRO, T. K.; MONTEIRO, R. A Aplicação de redes de similaridade na construção do conhecimento. Revista Educação e Ciências Sociais, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 68–89, 2024. DOI: 10.38090/recs.vol6.n11.a18719. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/18719. Acesso em: 21 dez. 2024.