Variáveis associadas ao relacionamento de apego seguro com o professor em alunos adolescentes
protocolo de revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.38090/recs.vol6.n11.a16660Resumo
Este documento é o protocolo de uma revisão sistemática, cujo objetivo é investigar quais são as variáveis associadas ao relacionamento de apego seguro com os professores em alunos adolescentes. A revisão sistemática já existente sobre o assunto mostrou que crianças com um relacionamento de apego seguro com os professores têm melhores índices acadêmico e socioemocionais, porém não há ainda revisão semelhante para adolescentes. Os critérios de inclusão para os artigos são: ser escrito em português, inglês ou espanhol, ter sido publicados em revistas revisadas por pares e a partir de 1969, incluir uma amostra de adolescentes (10 a 19 anos) e resultados relacionados ao apego com seus professores. Os estudos, que precisam ser empíricos e ter como base teórica a Teoria do Apego, serão buscados nas bases de dados ERIC (EBSCO), MEDLINE (EBSCO), PsycInfo (Ovid), Web of Science, Scopus, Scielo, Redalyc. Para verificar o risco de enviesamento e a qualidade dos estudos, serão utilizadas as listas de verificação JBI Critical Appraisal. Pretende-se apresentar os resultados por meio de descrições narrativas e, se possível, por meio de estatísticas meta-analíticas.
Palavras-chave: Teoria do Apego. Apego seguro. Relacionamento professor-aluno. Adolescentes. Protocolo de revisão sistemática.
Downloads
Referências
AINSWORTH, Mary D. Salter et al. Patterns of Attachment. New York: Routledge, 2015.
AROMATARIS, E; MUNN, Z. JBI Manual for Evidence Synthesis. [S.l.]: JBI, 2020.
BERGIN, Christi; BERGIN, David. Attachment in the Classroom. Educational Psychology Review, v. 21, n. 2, p. 141–170, 2009.
BOWLBY, John. Attachment and Loss: Volume I: Attachment. London: The Hogarth Press and the Institute of Psycho-Analysis, 1969.
BOWLBY, John. Attachment and loss: Volume II: Separation, anxiety and anger. London: The Hogarth Press and the Institute of Psycho-Analysis, 1973.
BOWLBY, John. Attachment and Loss: Volume III: Loss, Sadness and Depression. London: The Hogarth Press and the Institute of Psycho-Analysis, 1980.
ERIKSON, Erik. Identity, Youth and Crisis. New York: W.W.Norton, 1968.
GARCÍA-RODRÍGUEZ, Laura; REDÍN, Concha Iriarte; ABAITUA, Charo Reparaz. Teacher-student attachment relationship, variables associated, and measurement: A systematic review. Educational Research Review, v. 38, n. January 2021, 2023. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/j.edurev.2022.100488>.
GEDDES, Heather. Attachment and the child in school. Part I. Emotional and Behavioural Difficulties, v. 8, n. 3, p. 231–242, 2003.
HARLOW, Elizabeth. Attachment theory: developments, debates and recent applications in social work, social care and education. Journal of Social Work Practice, v. 35, n. 1, p. 79–91, 2021.
HOWES, Carollee; HAMILTON, Claire E. Children’s Relationships with Child Care Teachers: Stability and Concordance with Parental Attachments. Child Development, v. 63, n. 4, p. 867, 1992.
HOWES, Carollee; SMITH, Ellen W. Relations among child care quality, teacher behavior, children’s play activities, emotional security, and cognitive activity in child care. Early Childhood Research Quarterly, v. 10, n. 4, p. 381–404, 1995.
KELLY, Paul; WATT, Lizzie; GIDDENS, Sara. An Attachment aware schools programme: a safe space, a nurturing learning community. Pastoral Care in Education, v. 38, n. 4, p. 335–354, 2020.
LIBERATI, Alessandro et al. The PRISMA statement for reporting systematic reviews and meta-analyses of studies that evaluate health care interventions: Explanation and elaboration. PLoS Medicine, v. 6, n. 7, 2009.
MAIN, Mary; SOLOMON, Judith. Discovery of an Insecure-Disorganized/Disoriented Attachment Pattern. Affective Development in Infancy. New Jersey: Ablex Publishing Corporation Nordwood, 1986.
MOHER, David et al. Preferred reporting items for systematic review and meta-analysis protocols (PRISMA-P) 2015 statement. Systematic Reviews, v. 4, n. 1, p. 1, 1 dez. 2015.
MOTA, Catarina Pinheiro; MATOS, Paula Mena. Padres, profesores y pares: contribuciones para la autoestima y coping en los adolescentes. Anales de Psicología, v. 30, n. 2, p. 656–666, 2014.
PATTON, George C. et al. The Gatehouse Project: A systematic approach to mental health promotion in secondary schools. Australian and New Zealand Journal of Psychiatry, v. 34, n. 4, p. 586–593, 2000.
RAMSDAL, Gro Hilde; WYNN, Rolf. Attachment and School Completion: Understanding Young People Who Have Dropped Out of High School and Important Factors in Their Re-Enrollment. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 19, n. 7, 2022.
REIO, Thomas; MARCUS, Robert; SANDERS-REIO, Joanne. Contribution of student and instructor relationships and attachment style to school completion. Journal of Genetic Psychology, v. 170, n. 1, p. 53–72, 2009.
RILEY, Philip. Attachment Theory and the Teacher-Student Relationship. New York: Routledge, 2011.
SHAMSEER, Larissa et al. Preferred reporting items for systematic review and meta-analysis protocols (prisma-p) 2015: Elaboration and explanation. BMJ (Online), v. 349, n. December 2014, p. 1–25, 2015. Disponível em: <http://dx.doi.org/doi:10.1136/bmj.g7647>.
SIEGEL, Daniel. Cérebro Adolescente. São Paulo: nVersos Editora, 2016.
VANDENBROUCKE, Loren et al. Keeping the spirits up: The effect of teachers’ and parents’ emotional support on children’s working memory performance. Frontiers in Psychology, v. 8, n. MAR, p. 1–12, 2017.
VERSCHUEREN, Karine. Middle Childhood Teacher–Child Relationships: Insights From an Attachment Perspective and Remaining Challenges. New Directions for Child and Adolescent Development, n. 148, p. 77–91, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Míriam Medeiros Strack, Bárbara Lyrio Ursine, Maria Teresa Pessoa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que encaminham os textos para a submissão nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Ao encaminharem os textos para a revista implica na autorização dos autores para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista. Autores mantém os direitos autorais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista RECS estimula e permite que os autores publiquem e distribuam seu trabalho em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
- A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada à fonte de publicação original.
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, os mesmos ao submeterem assumem a responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.