Variáveis associadas ao relacionamento de apego seguro com o professor em alunos adolescentes

protocolo de revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.vol6.n11.a16660

Resumo

Este documento é o protocolo de uma revisão sistemática, cujo objetivo é investigar quais são as variáveis associadas ao relacionamento de apego seguro com os professores em alunos adolescentes. A revisão sistemática já existente sobre o assunto mostrou que crianças com um relacionamento de apego seguro com os professores têm melhores índices acadêmico e socioemocionais, porém não há ainda revisão semelhante para adolescentes. Os critérios de inclusão para os artigos são: ser escrito em português, inglês ou espanhol, ter sido publicados em revistas revisadas por pares e a partir de 1969, incluir uma amostra de adolescentes (10 a 19 anos) e resultados relacionados ao apego com seus professores. Os estudos, que precisam ser empíricos e ter como base teórica a Teoria do Apego, serão buscados nas bases de dados ERIC (EBSCO), MEDLINE (EBSCO), PsycInfo (Ovid), Web of Science, Scopus, Scielo, Redalyc. Para verificar o risco de enviesamento e a qualidade dos estudos, serão utilizadas as listas de verificação JBI Critical Appraisal. Pretende-se apresentar os resultados por meio de descrições narrativas e, se possível, por meio de estatísticas meta-analíticas.

Palavras-chave: Teoria do Apego. Apego seguro. Relacionamento professor-aluno. Adolescentes. Protocolo de revisão sistemática.

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Biografia do Autor

Míriam Medeiros Strack, Universidade de Coimbra

Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra, foi professora de Artes (IFMG) e dança, diretora e coreógrafa, Mestra em Artes pela Escola de Belas Artes da UFMG (2017), graduada em Dança pela Universidade Luterana do Brasil (2010) e especialista em Teoria e Movimentos da Dança com ênfase em Danças de Salão pela Faculdade Metropolitana de Curitiba (2013)

Bárbara Lyrio Ursine, Universidade de Coimbra

Doutoranda em Psicologia na Universidade de Coimbra, Portugal

Maria Teresa Pessoa, Universidade de Coimbra

Professora Associada na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal e Doutora em Ciências da Educação pela mesma instituição.

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Publicado

2024-06-05

Como Citar

STRACK, M. M.; URSINE, B. L.; PESSOA, M. T. Variáveis associadas ao relacionamento de apego seguro com o professor em alunos adolescentes: protocolo de revisão sistemática. Revista Educação e Ciências Sociais, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 125–139, 2024. DOI: 10.38090/recs.vol6.n11.a16660. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/16660. Acesso em: 21 dez. 2024.