Redes de cooperação científica

Revisão sistemática da literatura qualificada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.vol6.n11.a19935

Palavras-chave:

Cooperação Científica, Redes Colaborativas Acadêmicas, Revisão Sistemática

Resumo

A atividade de pesquisa científica demanda a localização, seleção, identificação, leitura, análise e interpretação de publicações relevantes, mas o acesso a fontes de pesquisa e bases de indexação é restrito devido a custos e recursos. As pesquisas de revisão sistemática, que visam uma avaliação criteriosa sobre um tópico ou temática de pesquisa, utilizam uma metodologia confiável e rigorosa. A revisão sistemática da literatura realizada neste estudo foca em estudos de redes de cooperação científica que utilizaram como base de dados o repositório do currículo Lattes do CNPq. A estratégia de revisão sistemática de literatura foi organizada em três etapas: planejamento, execução e sumarização de resultados. O protocolo de revisão sistemática produzido obteve dados disponíveis nas bases Web of Science e Scopus para identificar e quantificar a literatura recente qualificada, compilando os principais indicadores bibliométricos. Foi construído protocolo de pesquisa onde foram estabelecidos critérios de inclusão para selecionar trabalhos que utilizaram o Curriculum Lattes como fonte de informações, propuseram indicadores bibliométricos de coautoria, adotaram análise de redes sociais, empregaram medidas de centralidade e/ou apresentaram formulação/formalização dos processos de aquisição e tratamento de dados das bases consultadas. Este estudo busca oferecer uma cartografia da produção qualificada sobre cooperação científica em bases de indexação científica qualificada, contribuindo para uma compreensão significativa da temática de pesquisa que envolva redes de cooperação vinculadas a dados da base lattes.

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Biografia do Autor

José Damião Melo, Professor do Instituto Federal de Sergipe - IFS

Possui graduação em Tecnologia em Informática e Gestão da Informação pela Universidade Tiradentes (2008), mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento pela Universidade Federal de Alagoas (2012) e doutorado em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (2022). Atualmente é colaborador externo da Universidade Federal da Bahia e professor do Instituto Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional e tecnológica, redes de colaboração, modelagem computacional de conhecimento, desenvolvimento sustentável e meio ambiente, automação de processos de negócio e tecnologia da informação e comunicação aplicadas ao desenvolvimento social. Líder do grupo de pesquisa em Tecnologia, Educação e Gestão do Conhecimento e coordenador do MODOKLab - Laboratory of MOdelling and Diffusion Of Knowledge. Professor permanente do Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional de Gestão de Turismo - PPMTUR/IFS.

José Karam Filho, Laboratório Nacional de Computação Científica - LNCC

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (1985), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1989) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Atualmente é pesquisador associado - Laboratório Nacional de Computação Científica. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Princípios Variacionais e Métodos Numéricos, atuando principalmente nos seguintes temas: mecânica computacional, fluidos não newtonianos, métodos estabilizados de elementos finitos, modelagem computacional e reologia sanguínea computacional. É Membro Emérito da Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engeeniring (ABCM) e membro fundador da Brazilian Society of Rheology (BSR)

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Publicado

2024-01-15

Como Citar

MELO, J. D.; KARAM FILHO, J. Redes de cooperação científica: Revisão sistemática da literatura qualificada. Revista Educação e Ciências Sociais, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 8–27, 2024. DOI: 10.38090/recs.vol6.n11.a19935. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/19935. Acesso em: 21 dez. 2024.