Anãnsi - Revista de Filosofia é um periódico mantido pelo Curso de Filosofia do Departamento de Educação do Campus I da Universidade do Estado da Bahia com a finalidade de promover um espaço para publicação de qualificados trabalhos de Filosofia na forma de artigos, ensaios, traduções, dossiês e resenhas de livros ou filmes. A proposta de Anãnsi é ser uma revista que reforce a pluralidade do pensamento filosófico e suas diversas legitimidades. O nome Anãnsi é uma homenagem ao herói africano homônimo, tido como o responsável por trazer as histórias para o mundo. 

 

Notícias

Anãnsi: Revista de Filosofia - Um ano de existência

2021-05-23

Em um sábado de março de 2020, um graduando entusiasmado e um professor universitário de sólida carreira decidiram apostar em algo: um periódico de Filosofia que estivesse aberto a “pensar novas formas de pensar a atividade do pensar". Criar não apenas um veículo de comunicação para valiosos trabalhos acadêmicos, mas também abrir um espaço tanto para compartilhar ideias relevantes a nossa contemporaneidade, quanto para inspirar pensamentos para a construção do futuro. E recentemente completamos um ano de projeto.

Saiba mais sobre Anãnsi: Revista de Filosofia - Um ano de existência

Edição Atual

v. 2 n. 2 (2021): Filosofia, Educação, Linguagens e Outros Escritos

Neste número trazemos ao público, em parceria com pesquisadores da área de educação e linguagens da Universidade Federal do Acre, o dossiê temático "Filosofia e Educação: Humanidades e Linguagens" que busca através de pesquisas e leituras trasnversais, abordar temas e questões que possam nos auxiliar na compreensão de novas interpretrações na educação e possiveis desafios na mesma. Já em nosso fluxo contínuo trazemos artigos e ensaios sobre Heidegger, Nietzsche, Bogdanov e Anthony Giddens. Em nossa seção de traduções contamos com escritos de Eduard Butler, Nicolai Hartmann, Angela Davis, bell hooks e Whitehead. Por fim trazemos uma resenha sobre o livro norte-americano O livre-mercado existencialista (2015) do filósofo Willian Irwin.

Publicado: 2022-01-05

Expediente

Editorial

Dossiê

Artigos (Fluxo Contínuo)

Ensaios

Traduções

Ver Todas as Edições