Edições anteriores

  • Filosofia, Educação, Linguagens e Outros Escritos
    v. 2 n. 2 (2021)

    Neste número trazemos ao público, em parceria com pesquisadores da área de educação e linguagens da Universidade Federal do Acre, o dossiê temático "Filosofia e Educação: Humanidades e Linguagens" que busca através de pesquisas e leituras trasnversais, abordar temas e questões que possam nos auxiliar na compreensão de novas interpretrações na educação e possiveis desafios na mesma. Já em nosso fluxo contínuo trazemos artigos e ensaios sobre Heidegger, Nietzsche, Bogdanov e Anthony Giddens. Em nossa seção de traduções contamos com escritos de Eduard Butler, Nicolai Hartmann, Angela Davis, bell hooks e Whitehead. Por fim trazemos uma resenha sobre o livro norte-americano O livre-mercado existencialista (2015) do filósofo Willian Irwin.

  • Filósofas, Mulheridade e Outros Escritos
    v. 2 n. 1 (2021)

    Este primeiro dossiê temático da Anãnsi, "Filósofas e Filosofias da Mulheridade" reune trabalhos de filosofia que abordam contribuições de mulheres para a área e trabalhos que realizam uma reflexão crítica para relação mulher-mundo-sociedade. Os leitores aqui podem ler sobre o pensamento feminista decolonial, uma crítica ao dualismo excludente homem/mulher a partir do olhar da filósofa María J. Binetti, e pesquisas acerca das contribuições de Simone de Beauvoir, Julia Kristeva, Gayatri Spivak e Adela Cortina, contamos também com uma análise de filosofia aplicada a promotorias especializadas da mulher. Nos trabalhos de fluxo continuo abordamos os temas: intuição e liberdade através do pensamento de Spinoza e Bergson e reflexões sobre a redes e a cibernética. Já na seção de traduções trazemos ao público os textos: "Sobre a vulnerabilidade linguistica" de Judith Butler e "Uma críse em minha história intelectual" de John Stuart Mill e completamos o número com uma resenha dos integrantes do Núcleo de Filosofia Africana do Laboratório Geru Mãa de Africologia e Estudos Ameríndios da UFRJ acerca do livro "O legado roubado" de George James. O editorial desta edição, assinado pelo grupo Sophias de estudos femininos e feministas, comunica sobre a insurgência das filosofias da mulheridade. 

  • Trabalhos de Filosofia Geral II
    v. 1 n. 2 (2020)

    Nos artigos desta edição encontramos discussões sobre Fanon, Foucault, Mbembe, Rousseau, Bruno Latour, Sheila Jeffreys e Axel Honneth. Os ensaios discorrem sobre temas como descolonialidade e arte no sul global, existência e loucura no filme Coringa (2019) e uma introdução à filosofia de Nicolai Hartmann junto a tradução inédita de seu texto Como é possível uma ontologia crítica? Contamos também com as traduções de “As tradições das Ciências” de Alfred Whitehead, o discurso de Toni Morrison ao Nobel de Literatura e o debate de Bernays e Lundberg sobre propaganda e democracia e encerramos a edição com uma resenha de Pele Negra, máscaras brancas (2020). O editorial desta edição comenta sobre as reduções de recursos e cortes no financiamento de pesquisas para o fazer das ciências humanas no Brasil. Contamos ainda com uma exposição de fotos do cotidiano soteropoliano, capturadas pelo olhar da fotógrafa Ana Amélia Ribeiro Souza, que antecedem cada um dos trabalhos.

  • Capa da Revista Anãnsi, volume 1, número 1. A imagem de capa apresenta uma foto em preto e branco do monumento das Gordinhas de Ondina. Trabalhos de Filosofia Geral I
    v. 1 n. 1 (2020)

    Neste primeiro número reunimos trabalhos de Filosofia Geral. Aqui os autores desenvolvem questões sobre Marx e a revolução camponesa russa, O materialismo nos personagens de Sade, Diálogos entre Machado de Assis e Adorno com Hegel, Filosofia Jurídica, Ensino de Filosofia e Surdez, Transmodernidade, Violência, Feminismo, Filosofia Asteca, Vigilância e Pandemia. Contamos ainda com traduções de textos de Engels, Russell, Sartre, Quentin Meillassoux, Lynn Purcell, e resenhas fílmicas das películas Persona (1966) e Estou me guardando para quando o carnaval chegar (2019). O editorial desta edição apresenta a revista e exerce uma crítica ao texto de Heidegger O que é isto - a filosofia? O principal objetivo é alinhar nosso discurso em prol do reconhecimento e legitimidade das diversas filosofias.