Archivos
-
Trabalhos de Filosofia Geral IV
Vol. 5 Núm. 1 (2024)Nesta edição da Anãnsi: Revista de Filosofia podem ser encontrados trabalhos sobre os seguinte temas: pós-colonialismo e subalternidade no feminismo desconstrutivista; loucura e discurso no longa Alphaville (1965) de Godard; Estado e Estado de Natureza em Rousseau e Pierre Clastres; negacionismo científico e política contemporânea em Bruno Latour; dilemas da mobilidade de classe no filme sul-coreano Parasita (2019); a transgressão cultural na pintura Olympia (1863) de Manet e traduções inéditas de Daniel O. Dahlstrom e Graham Harman. De igual forma, também se inclui neste número uma resenha de livros de artista produzidos no PPGAV/UFBA (2024), evidenciando sua plasticidade conceitual e seu papel na preservação e materizalização da memória na produção artística.
-
Trabalhos de Filosofia Geral III e Produções do Encontro Baiano de Filosofia, Imagem e Cinema
Vol. 4 Núm. 2 (2023)Em integralização do quarto volume da Anãnsi, trazemos ao público interessado a terceira edição da série de Trabalhos de Filosofia Geral. Junto a ele, publicamos também as produções (transcrições e resenhas) no Encontro Baiano de Filosofia, Imagem e Cinema, realizado em Salvador (2023). Na seção de trabalhos do fluxo contínuo trazemos artigos sobre as Filosofia Yanomami e Yepamahsã, Michel Foucault, Quentin Meillassoux, Neoliberalismo, Transfilofia e Realismo Complexo. Os ensaios dessa edição trabalham ideias da Política em Vico e da Moral em Rousseau, Moore e Luhmann. Na seção de traduções trazemos textos ineditos de Quentin Meillassoux, Levi Bryant, José Ortega y Gasset, Daniel Dahlstrom, Edward Butler e do filósofo chinês Zhōu Dūn Yí. Em Resenhas, temos um trabalho sobre Por uma moral da ambiguidade, de Simone de Beauvoir. Nos trabalhos do EBAFIC/2023 encontramos a transcrição de duas mesas do evento: "A estética da escrita e a imagem de seu tempo" e "Sujeito, Linguagem e Urbanidade no Pixo". Publicamos também uma antologia de resenhas, tanto dos curtas-metragens exibidos na Mostra Cine Decolonial Baiano do EBAFIC, quanto de livros selecionados dos escritores da mesa de literatura (Luciany Aparecida e Hamilton Borges). O editoral desta edição discorre sobre a relevância da extensão para o tripé universitário e in memoriam pela apartida de Antônio Bispo dos Santos, filósofo contra-colonial, encerramos a edição com um texto em homenagem a sua produção e existência intelectual.
-
Dossiê Filosofia da Linguagem, Fluxo Contínuo e Anais da IV Semana de Filosofia UNEB
Vol. 4 Núm. 1 (2023)Em avanço de seu quarto ano de atividade, a Anãnsi: Revista de Filosofia traz aos seus leitores o dossiê "Filosofia da Linguagem". Organizado pelo Prof. Dr. Valério Hillesheim (UNEB), a coleção de textos conta com trabalhos sobre Frege, Gadamer, Heidegger, Wittgenstein e Kuhn, Górgias e Lacan. No fluxo contínuo, encontramos um trabalho de metafilosofia; comentários sobre Emmanuel Mounier, Graham Harman, Walter Benjamin e Edgar Allan Poe; além de ensaios sobre neoliberalismo, biopoder e o Efeito Hawthorne. Na seção de traduções, encontramos textos em português do pós-estruturalista francês Jacques Derrida, do poeta indiano Rabindranath Tagore e de trabalhos sobre indexalismo de Hillan Bensusan e Otávio Maciel. Também publicamos nesta edição os resumos das comunicações realizadas na IV Semana de Filosofia da Universidade do Estado da Bahia, instituição esta que abriga e nutre o curso de Licenciatura em Filosofia do qual se origina nosso periódico.
-
Dossiê Estéticas Latino-Americanas, Dossiê Eurocentrismo Acadêmico & Fluxo Contínuo
Vol. 3 Núm. 2 (2022)Nesta publicação realizada em parceria com o Centro de Investigación en Estéticas Latinoamericanas da Universidad de Chile reunimos trabalhos de pesquisadores do Chile, México, Argentina, Espanha e Brasil para integralizar o dossiê de trabalhos sobre estética decolonial na América Latina. De igual forma, com o objetivo de contribuir com trabalhos que substanciem o debate acerca do eurocentrismo nos espaços de educação, se encontra também neste número um dossiê de ensaios sobre o "eurocentrismo acadêmico". No fluxo contínuo trazemos dois artigos que versam sobre a qualidade dos discursos: um sobre o filósofo chinês Xun e outro sobre Sexto Empirico. Na secção de ensaios encontramos uma leitura da obra chinesa Tiān Guān Cì Fú sob a ótica da filosofia de Levinas e na seção de traduções encontramos textos de inéditos em português de Graham Harman e Nicolai Hartmann. Por fim, encerramos esta edição com um breve texto in memoriam a Bruno Latour.
-
Dossiê Filosofia Antiga & Fluxo Contínuo
Vol. 3 Núm. 1 (2022)No primeiro número deste volume trazemos um dossiê, organizado pela Prof.ª Ma. Janaína Mafra (UFMG), com trabalhos selecionados de filosofia antiga. Aqui encontramos artigos sobre Platão, Górgias, Empédocles, Sólon, Protágoras, Heráclito, Cosmologia Ianomâme, Tomás de Aquino e a tradução de dois textos do filósofo Étienne Helmer (Universidade de Porto Rico/USA), um sobre a vida doméstica e política na República e outro sobre o lugar das mulheres na cidade justa de Platão. No fluxo contínuo temos artigos sobre a ideia de microfascismo de Félix Guattari aplicada a análise das permanências autoritárias no Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Rio de Janeiro, sobre o neoliberalismo estadunidense enquanto uma estratégia histórica e um trabalho sobre a relação entre o positivismo e a tendencia tecnicista. Na parte de traduções encontramos textos de Martin Savransky, Graham Harman e Otávio S.R.D. Maciel. Na secção de ensaios apresentamos uma reflexão acerca da psicopolítica neoliberal e, por fim, encerramos a edição com uma resenha do filme O bandido da luz vermelha.
-
Filosofia, Educação, Linguagens e Outros Escritos
Vol. 2 Núm. 2 (2021)Neste número trazemos ao público, em parceria com pesquisadores da área de educação e linguagens da Universidade Federal do Acre, o dossiê temático "Filosofia e Educação: Humanidades e Linguagens" que busca através de pesquisas e leituras trasnversais, abordar temas e questões que possam nos auxiliar na compreensão de novas interpretrações na educação e possiveis desafios na mesma. Já em nosso fluxo contínuo trazemos artigos e ensaios sobre Heidegger, Nietzsche, Bogdanov e Anthony Giddens. Em nossa seção de traduções contamos com escritos de Eduard Butler, Nicolai Hartmann, Angela Davis, bell hooks e Whitehead. Por fim trazemos uma resenha sobre o livro norte-americano O livre-mercado existencialista (2015) do filósofo Willian Irwin.
-
Filósofas, Mulheridade e Outros Escritos
Vol. 2 Núm. 1 (2021)Este primeiro dossiê temático da Anãnsi, "Filósofas e Filosofias da Mulheridade" reune trabalhos de filosofia que abordam contribuições de mulheres para a área e trabalhos que realizam uma reflexão crítica para relação mulher-mundo-sociedade. Os leitores aqui podem ler sobre o pensamento feminista decolonial, uma crítica ao dualismo excludente homem/mulher a partir do olhar da filósofa María J. Binetti, e pesquisas acerca das contribuições de Simone de Beauvoir, Julia Kristeva, Gayatri Spivak e Adela Cortina, contamos também com uma análise de filosofia aplicada a promotorias especializadas da mulher. Nos trabalhos de fluxo continuo abordamos os temas: intuição e liberdade através do pensamento de Spinoza e Bergson e reflexões sobre a redes e a cibernética. Já na seção de traduções trazemos ao público os textos: "Sobre a vulnerabilidade linguistica" de Judith Butler e "Uma críse em minha história intelectual" de John Stuart Mill e completamos o número com uma resenha dos integrantes do Núcleo de Filosofia Africana do Laboratório Geru Mãa de Africologia e Estudos Ameríndios da UFRJ acerca do livro "O legado roubado" de George James. O editorial desta edição, assinado pelo grupo Sophias de estudos femininos e feministas, comunica sobre a insurgência das filosofias da mulheridade.
-
Artículos de Filosofía General II
Vol. 1 Núm. 2 (2020)Nos artigos desta edição encontramos discussões sobre Fanon, Foucault, Mbembe, Rousseau, Bruno Latour, Sheila Jeffreys e Axel Honneth. Os ensaios discorrem sobre temas como descolonialidade e arte no sul global, existência e loucura no filme Coringa (2019) e uma introdução à filosofia de Nicolai Hartmann junto a tradução inédita de seu texto Como é possível uma ontologia crítica? Contamos também com as traduções de “As tradições das Ciências” de Alfred Whitehead, o discurso de Toni Morrison ao Nobel de Literatura e o debate de Bernays e Lundberg sobre propaganda e democracia e encerramos a edição com uma resenha de Pele Negra, máscaras brancas (2020). O editorial desta edição comenta sobre as reduções de recursos e cortes no financiamento de pesquisas para o fazer das ciências humanas no Brasil. Contamos ainda com uma exposição de fotos do cotidiano soteropoliano, capturadas pelo olhar da fotógrafa Ana Amélia Ribeiro Souza, que antecedem cada um dos trabalhos.
-
Trabalhos de Filosofia Geral I
Vol. 1 Núm. 1 (2020)En este primer número recopilamos obras de Filosofía General. Aquí los autores desarrollan preguntas sobre Marx y la revolución campesina rusa, El materialimso en los personajes de Sade, Diálogos entre Machado de Assis y Adorno con Hegel, Filosofía del Derecho, Filosofía de la enseñanza y Sordera, Transmodernidad, Violencia, Feminismo, Vigilancia y Pandemia. También tenemos traducciones de Engels, Russell, Sartre, Quentin Meillassoux, Lynn Purcell, y críticas cinematográficas de las películas Persona (1966) y stou me guardando para quando o canaval chegar (2019). El editorial de esta edición presenta la revista y critica el texto de Heidegger ¿Qué es eso de filosofía?. El principal objetivo es alinear nuestro discurso a favor del reconocimiento y legitimidad de las distintas filosofías.