Dilemas da mobilidade de classe

aproximações entre Parasita (2019) e a Herança que importa (2020)

Autores

  • Glaucia Silva do Nascimento Universidade Federal de São Carlos
  • Paulo Victor Silva Arize dos Santos Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Mobilidade social, desigualdade social

Resumo

Em contato com essas duas obras audiovisuais recentes, o filme Parasita (2019) e o vlog A herança que importa (2020) uma do cenário sul coreano e outra do cenário brasileiro, destacamos como elemento central que as une o tema da mobilidade de classe. Elencaremos nas linhas que seguem motivos para acreditar que esse movimento é tão frágil que beira à inexistência. Mesmo em contextos sociais distintos, se o sistema econômico que adotamos como referência for o Capitalista, as desigualdades sociais e as consequências que deles advêm serão os mesmos. A esse respeito, Marx nos apresenta duas concepções úteis para entender tais problemáticas: o conceito de divisão social do trabalho e de ideologia, os quais nos dedicaremos no decorrer do texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glaucia Silva do Nascimento , Universidade Federal de São Carlos

Mestra em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos, Licenciada em Filosofia pela Universidade do Estado da Bahia, Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia.

Paulo Victor Silva Arize dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Licenciado em Filosofia pelo Departamento de Educação do Campus I da Universidade do Estado da Bahia.

Downloads

Publicado

2024-08-29

Como Citar

DO NASCIMENTO , G. S.; ARIZE DOS SANTOS, P. V. S. Dilemas da mobilidade de classe: aproximações entre Parasita (2019) e a Herança que importa (2020). Anãnsi: Revista de Filosofia, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 67–73, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/anansi/article/view/20460. Acesso em: 30 dez. 2024.