Sobre Verdade e Mentira no Sentido Orientado a Objeto
Palavras-chave:
Friedrich Nietzsche, J. Hillis Miller, Edmund Husserl, Edmund Gettier, Verdade, MentiraResumo
Este artigo começa com um tratamento do primeiro ensaio de Friedrich Nietzsche “Sobre a verdade e a mentira no sentido extramoral”. O ensaio é frequentemente lido, na tradição desconstrutiva, como um exemplo de vitrine da impossibilidade de fazer uma afirmação filosófica literal: a afirmação de Nietzsche de que toda verdade é meramente metafórica é uma afirmação verdadeira, ou meramente metafórica? O presente artigo afirma que este suposto paradoxo se baseia na suposição infundada de que toda filosofia deve, em última análise, ser fundamentada em alguma verdade literal inabalável. A partir daqui, voltamo-nos para a famosa crítica de Edmund Gettier à noção generalizada de conhecimento como “crença verdadeira justificada”. Expandindo o ponto de vista de Gettier, argumenta-se que só pode haver “crença falsa justificada” ou “crença verdadeira injustificada”, nunca uma crença que seja ao mesmo tempo justificada e verdadeira.