Introdução d’O problema do ser espiritual (1933), de Nicolai Hartmann

Resumo

O presente texto que traduzimos é a introdução que Hartmann escreveu à sua obra de 1933, intitulada O Problema do Ser Espiritual: Investigações acerca dos Fundamentos da Filosofia da História e das Ciências do Espírito. De importante influência em Lukács e na gênese da Escola de Frankfurt, a relevância desta obra não se esgota nesta apropriação. O recente ressurgimento da metafísica e da ontologia, especialmente com o realismo especulativo e suas correntes como o materialismo especulativo, as novas filosofias da natureza, as ontologias orientadas a objetos, e às renovações da filosofai do processo, fazem de Hartmann um personagem na iminência de se tornar especialmente indispensável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana César Dionísio, Universidade de Brasilia

Graduanda em Direito pela Universidade de Brasília

Otávio Souza e Rocha Dias Maciel, Universidade de Brasilia

Mestre em Teoria do Direito e Direito Global pela European Academy of Legal Theory (Frankfurt-Alemanha) e Doutorando em Filosofia pela Universidade de Brasília na linha de Lógica, Metafísica e Epistemologia. Tem experiência em Filosofia, com ênfase em Metametafísica, Realismo Especulativo do Século XXI, Teoria dos Sistemas, Filosofia do Processo, Teoria do Ator-Rede e Filosofia Latino-americana.

Publicado
2022-01-05
Métricas
  • Visualizações do Artigo 170
  • pdf downloads: 70
Como Citar
DIONÍSIO, M. C.; MACIEL, O. S. E R. D. Introdução d’O problema do ser espiritual (1933), de Nicolai Hartmann. Anãnsi: Revista de Filosofia, v. 2, n. 2, p. 222-263, 5 jan. 2022.