Sobre Verdade e Mentira no Sentido Orientado a Objeto

Autores

Palavras-chave:

Friedrich Nietzsche, J. Hillis Miller, Edmund Husserl, Edmund Gettier, Verdade, Mentira

Resumo

Este artigo começa com um tratamento do primeiro ensaio de Friedrich Nietzsche “Sobre a verdade e a mentira no sentido extramoral”. O ensaio é frequentemente lido, na tradição desconstrutiva, como um exemplo de vitrine da impossibilidade de fazer uma afirmação filosófica literal: a afirmação de Nietzsche de que toda verdade é meramente metafórica é uma afirmação verdadeira, ou meramente metafórica? O presente artigo afirma que este suposto paradoxo se baseia na suposição infundada de que toda filosofia deve, em última análise, ser fundamentada em alguma verdade literal inabalável. A partir daqui, voltamo-nos para a famosa crítica de Edmund Gettier à noção generalizada de conhecimento como “crença verdadeira justificada”. Expandindo o ponto de vista de Gettier, argumenta-se que só pode haver “crença falsa justificada” ou “crença verdadeira injustificada”, nunca uma crença que seja ao mesmo tempo justificada e verdadeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Otávio S.R.D. Maciel, Universidade do Distrito Federal (UnDF) / Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade de Brasília (PPGFIL-UnB), na linha "Epistemologia, Lógica e Metafísica". Mestre em Teoria do Direito e Direito Global pela European Academy of Legal Theory (ULB/Goethe-Frankfurt). Bacharel em Direito e em Filosofia, ambos pela UnB. Professor de Filosofia e Teologia no Centro de Ciências Humanas, Cidadania e Meio Ambiente da Universidade do Distrito Federal (UnDF). Pesquisador Colaborador Pleno no PPGFIL-UnB.

Downloads

Publicado

2024-08-29

Como Citar

HARMAN, G.; MACIEL, O. S. e R. D. Sobre Verdade e Mentira no Sentido Orientado a Objeto. Anãnsi: Revista de Filosofia, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 117–177, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/anansi/article/view/20415. Acesso em: 21 dez. 2024.