Edição Atual

v. 1 n. 3 (2021): DOCÊNCIA EM REDE:METODOLOGIAS E EXPERIVIVÊNCIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA- ISSN 26755718 REVISTA ELITE- Ano 3, n.03, jan./dez-2021

                                                          Editorial

                                                  Saudações, Caro(a) leitor(a).

A Pandemia do Covid-19, marcou (e ainda marca) a vida de todo o mundo e exigiu da humanidade novas perspectivas e obrigou o indivíduo a se reinventar. E diante de tantas dificuldades impostas, trouxe a certeza de que, com trabalho, dedicação e união, é possível sair de qualquer crise.

E na sala de aula? As incertezas, os medos dominaram a todos: pais, técnicos, gestores, docentes, discentes... Mas, nos reinventamos apesar de tantas dificuldades e mesmo diante do futuro, que se tornou presente às pressas, os medos foram suplantados, nos aliamos uns aos outros e aquecemos a frieza das telas com vida e conhecimento. E o futuro virou hoje.

Na sala de aula, agora em telas, continuamos a formar, a fomentar a edificação colaborativa de conhecimentos, mas de outras formas e tão contundentes que, quando esse momento passar, nada mais será o mesmo. Serão ‘novos’: discentes, gestores, professores, ‘novas’ metodologias. E continuamos a construir esse ‘futuro’, agora redimensionando drasticamente aquela sala de aula de outrora.

A Revista Elite que, por sua vez, serve como caixa de ressonância de tudo que está a sua volta, atenta a essas mudanças e com o propósito também de auxiliar na formação do indivíduo, dialoga com esse ‘novo’ e estabelece uma análise sobre os meios que se condensaram nessa nova construção do conhecimento. A proposta do volume 3 intitulado: “Docência em Rede: Metodologias e Experivivências em Tempos de Pandemia” é o de perfilar relatos advindos das salas de aula e desvelar as construções individuais e coletivas sobre novos modos de produzir conhecimento e de formar indivíduos, agora, nas redes.

A ideia não é só servir para escoamento de produções como um simples veículo de divulgação, mas também é parte dos objetivos da Revista Elite propor o debate estabelecendo uma maior investigação de conceitos emergentes com o intuito de ampliar o entendimento. Nesse caso, se cristaliza aqui a necessidade de socializar e ampliar a discussão acerca das novas metodologias construídas, agora, de forma conectada.

E são justamente nos relatos captados dessas  ’experivivências’, que residem as mais legítimas construções de possibilidades de recondução e reconstrução do que entendemos hoje sobre presencialidade voltadas ao modelo tradicional de sala de aula e do ensinar.

E na ideia de que não conectamos máquinas e sim pessoas, apresentam-se as experiências e vivências em tempos de pandemia, que por sua vez, se consolidam no dia a dia das salas de aulas virtuais e na forma de compartilhar ideias entre indivíduos. E aqui reside a contribuição da Revista Elite ao expor produções que versem sobre a edificação desse cotidiano digital e apresentar experiências exitosas desse fazer formativo.

Pensamos na singularidade e grandeza desse momento que estamos, juntos e hiperconectados, construindo, nesse momento, uma nova maneira de aprender, criar aulas e de gerenciar escolas e formações. Então caro leitor, vos apresentamos nessa edição, o que se desenha como uma abertura para o ‘futuro’ da sala de aula através dos relatos diversos em forma de produções textuais derivados da empiria de profissionais imersos na educação, sejam eles professores, técnicos, discentes no fazer da educação remota.

Boa leitura!

Publicado: 2021-12-10

ARTIGOS CIENTÍFICOS

ENSAIOS ACADÊMICOS

OUTRAS LINGUAGENS

RESUMOS EXPANDIDOS

Ver Todas as Edições