DO PLANO DE AULA AO CHÃO DA ESCOLA
A SINERGIA DA DOCÊNCIA COMPARTILHADA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE INGLÊS
Palavras-chave:
Estágio de docência compartilhada; Estágio supervisionado em língua inglesa; Formação inicial docente.Resumo
O presente ensaio visa refletir sobre a importância da docência compartilhada no contexto escolar, com ênfase no seu papel na formação inicial de professores em estágio supervisionado. Trata-se de uma experiência em uma escola-campo, onde o estágio de docência compartilhada ocorreu, e incluiu a descrição das etapas necessárias para que essa prática se desenvolvesse de forma eficaz, utilizando dados qualitativos obtidos através de observações e relatos dos professores em formação. Com base em autores como Almeida (2015), Caussi (2013), Hochnadell (2019), Scalabrin e Molinari (2013), o estudo aborda as implicações da docência compartilhada na formação docente e destaca a relevância da prática da bidocência supervisionada para a formação inicial de professores. Os resultados indicam que o estágio de docência compartilhada contribui significativamente para o amadurecimento e a autoavaliação dos professores em formação, proporcionando uma conexão efetiva entre as discussões teóricas da universidade e a práxis docente, o que enriquece o processo formativo e fortalece a relação entre teoria e prática na formação inicial de professores.