v. 1 n. 6 (2024): CONVERSAS (TRANS-INTER-MULTI) DISCIPLINARES SOBRE SOCIEDADE E EDUCAÇÃO

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Editorial

O tema dessa edição da Revista Elite versa sobre Conversas (Tans-Inter-Multi) disciplinares sobre Sociedade e Educação. Ao refletir sobre a matéria, mais especificamente, sobre a Tans-Inter-Multi, compreendemos que os diálogos que envolvem essa categoria são emergentes para a sociedade e a educação.

A transdisciplinaridade, como prefixo “trans” o indica, diz respeito ao que está ao mesmo tempo entre as disciplinas. Sua finalidade é a compreensão do mundo atual, e um dos imperativos para isso é a unidade do conhecimento (Síntese do Congresso de Locarno apud Sommerman, 2006, p. 43).  

No que tange ao conceito de multidisciplinaridade e de pluridisciplinaridade, Sommerman ao citar Coimbra (2000, p. 57) descreve que: “O multidisciplinar evoca basicamente um aspecto quantitativo, numérico, sem que haja um nexo necessário entre as abordagens, assim como entre os diferentes profissionais”.

Já a (inter) disciplinaridade, entendemos que cada “disciplina nasce e se organiza, primeiro, ao redor de uma problemática”, como afirma Sommerman (2006, p. 24), aliando com o conjunto de questões teóricas e práticas. No entanto, “a interdisciplinaridade é a interação de duas ou mais disciplinas. [...] é o método de pesquisa” (ibidem, 2006, p. 29), que agrega a troca “podendo ir da simples comunicação das ideias até a integração mútua dos conceitos, da epistemologia, da terminologia, da metodologia, dos procedimentos, dos dados e da organização da pesquisa” (Japiassu, 2001, p. 136).

Conversar sobre a Tans-Inter-Multi e, principalmente a interdisciplinaridade, hoje, promove reposicionamento de investigações, de análises sobre o presente e o futuro neste século XXI, pois o cenário, exige da sociedade, bem como do profissional da educação o enfrentamento para pensar os diferentes lugares, diferentes pessoas, diferentes eventos, convidando o (a) pesquisador (a) a dialogar interdisciplinarmente de modo científico e filosófico.

Portanto, este debate exige reflexão, escuta, pensar sobre o eu e o outro, sobre o entorno, questionar, requerendo novas ações para garantir o respeito às diferenças, o acolhimento das ideias inovadoras, garantindo à educação, de forma geral, capacidades frutíferas, imaginativas, pautadas em dados de pesquisas bibliográficas, quali quanti, qualitativa e/ou estatística.

Nesse viés, discorrer sobre o nosso trabalho na Revista Elite do segundo semestre, ano de 2024, volume 06, exigiu do corpo editorial, assim como da equipe de pesquisa multidisciplinar, discussão, escuta, correções, ajustes, acolhendo a complexidade em que o mundo da escrita cultural, atualmente, exige; robustece a ideia por um lado, da busca da unificação dos saberes e,  por outro das questões científicas e filosóficas que envolvem a globalização em torno das abordagens Tans-Inter-Multi, exigindo também o cuidado e a ética com a pesquisa crítica para a compreensão dos fenômenos cada vez mais complexos. 

Aspiramos aos leitores (as) que os textos publicados, nessa edição, cooperem para o pensar de novas ações, que estabeleçam referência para outras produções, ou seja novas escritas frutíferas, pois entendemos que a tarefa de produzir conhecimento tem decretado uma atitude de inventividade, boa leitura, interpretação dos textos selecionados, verificando, com cuidado, as fontes em uma postura cada vez mais ética.

Assim, a partir das intencionalidades demonstradas neste editorial,  oferecemos aos leitores o volume nº 06 da Revista Elite.      Excelente leitura!

                                                               Os Editores

                                     

                                                                               Apresentação

                                                           Prof.ª Miriam Barreto de Almeida Passos

                                                                    Caríssimo (a) leitor (a),

 Conversas (Tans-Inter-Multi) disciplinares sobre Sociedade e Educação é o tema dessa edição da Revista Elite. Os manuscritos dialogam interdisciplinarmente com a temática, no sentido das metodologias científicas, em que escrever torna-se sempre um desafio na contemporaneidade, onde o pesquisador busca entender o objeto de sua pesquisa reportando, às vezes, o “irreproduzível” como afirma Lispector (1999), tornando o instrumento com “sentimento” (ibidem, 1999). Para além disso, a escrita precisa ser cuidada no sentido de retirar dos parágrafos o que não se ajusta. João Cabral de Melo Neto, em seu poema Catar feijão, define muito bem o processo da escrita.

 Catar feijão se limita com escrever: joga-se os grãos na água do alguidar e as palavras na folha de papel; e depois, joga-se fora o que boiar. Certo, toda palavra boiará no papel, água congelada, por chumbo seu verbo: pois para catar esse feijão, soprar nele, e jogar fora o leve e oco, palha e eco (Neto, 19986, p. 38).

Nesse curso da escrita, o (a) leitor (a) pode questionar: Por que APRESENTAÇÃO da Revista Elite? Por que essa composição textual? Creio que as perguntas podem ser respondidas pelo começo. Escrevo procurando anunciar o sentido da escrita, anunciando o sentimento, a minha percepção sobre o que vejo, pesquiso; buscando afirmar o discurso, e, nos meus argumentos procuro usar a palavra certa, “catando” o que não serve para noticiar o dizer dessa apresentação.  Para além disso, expresso a minha gratidão pelo convite em produzir, de maneira especial, para o sexto volume. Nesse caminho da matéria em questão, e do “catar” as palavras, agradeço a gentileza da prof.ª Drª Juceli Cardoso em levar ao grupo o meu nome para apresentar o 6º volume da Revista Elite, periódico produzido na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Campus XI – Serrinha/BA; indexado nas plataformas: Latindex, Migullim, Diadorim, Scholar.

A mencionada publicação é composta de textos de pesquisadores, acolhendo a temática, no sentido de conversar sobre a Tans-Inter-Multi. Com efeito, destaco que os textos, citações, referências são de inteira responsabilidade de seus autores, oferecendo perspectivas para o diálogo entre o homem-vida-mundo, entre a sociedade-educação-ação, no campo científico. As contribuições dos textos relacionados abaixo tornam esta edição diversificada e extremamente rica de saberes. Assim, destaco que a relação dos documentos, desse volume, se compõe, a saber: ARTIGO 1: Os contos fantásticos e a construção da afetividade pelas crianças: reflexões sobre os livros literários presentes na escola, autores: Jusceli Maria Oliveira de C. Cardoso; Ananda Bruna Lopes Aquino e Lucas de Carvalho Cardoso. ARTIGO 2: PIBID e práticas pedagógicas inclusivas: experiências e reflexões autores: Glauce Maciel Barbosa Pereira; Cleidson Alves Rosa e Márcia Raimunda de Jesus Moreira da Silva. ARTIGO 3: Interdisciplinaridade e conhecimento: um estudo sobre as marisqueiras de mangue seco em Valença (BA), autores: Maria de Fátima Hanaque Campos; Ana Maria Ferreira Menezes; Manoel Justiniano Melo da Fonseca e Suzana Campos de Freitas Paranhos. ARTIGO 4: A diversidade dos gêneros textuais no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais: um relato de experiência da práxis pibidiana, autores: Conceição Maria Alves Sobral; Daiana de Mendonça Amorim e Tairini Vieira dos Santos. ARTIGO 5: O NAI campus XI e a inclusão de cotistas com deficiência ou necessidades especificas: o que temos aprendido ao longo dos anos? Autores: Cleidson Alves Rosa e Jusceli Maria Oliveira de C. Cardoso. ARTIGO 6: do plano de aula ao chão da escola: a sinergia da docência compartilhada na formação inicial de professores de inglês, autores: Mellissa Moreira Figueiredo Barbosa; Aiala Bastos dos Santos; Marcela Eduarda Santos da Cruz e Maisa Cardozo Torres de Carvalho. ARTIGO 7: Práticas pedagógicas em educação ambiental na educação infantil, autores: Gerusa dos Santos Lima e Marineuza Matos dos Anjos. ENSAIO 1: Caminho da educação: descrição do projeto de inclusão para comunidades menos favorecidas, autora: Ingrid Barreto de Almeida Passos. ENSAIO 2: Coordenação pedagógica e o fortalecimento da identidade quilombola no âmbito da escola do campo: estudo inspirado na perspectiva do estado do conhecimento, autores: Adailma de Araújo Souza e Selma Barros Daltro de Castro. ENSAIO 3: Oficinas psicoeducativas: promovendo diálogos interdisciplinares entre poesia, emoções e sentimentos, autores: Ariana de Santana Sena e Lucas de Carvalho Cardoso. ENSAIO 4: Estrangeirização e domesticação na tradução de legendas, autora: Dorian da Silva Santana. OUTRAS LINGUAGENS - Saraus literários: multiletramentos e poesis na universidade, autores: Maria Raquel de Carvalho Cardoso e Maria Cezarela Oliveira Carvalho. 

Por fim, quero, em nome dos pares, agradecer aos colaboradores, leitores (as), conselho   editorial   e   à   Universidade   do Estado da Bahia (UNEB) pela oportunidade de lançar mais uma produção, pautada em pesquisa científica, cuidadosa, acreditando, assim, que   esta   coletânea promoverá   discussões   produtivas, possibilitando quiçá a inspiração para novas pesquisas. Boa leitura, caríssimos (as)!

Referências

LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. (Trecho da

crônica: Escrever).

NETO, João Cabral de Melo. A educação pela pedra. Rio de Janeiro. Editora do Autor, 1996.

Publicado: 14.12.2024

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