O NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DO CAMPUS XI E A INCLUSÃO DE COTISTAS COM DEFICIÊNCIA OU NECESSIDADES ESPECIFICAS
O QUE TEMOS APRENDIDO AO LONGO DOS ANOS?
Resumo
Neste artigo, documentamos e analisamos as práticas de inclusão do Campus XI, da Universidade do Estado da Bahia -UNEB, destacando políticas afirmativas como as que implementam o sistema de cotas, que amplia o acesso de grupos marginalizados, incluindo pessoas na condição de deficiência, negros, quilombolas, indígenas, ciganos e comunidade LGBTQIAPN+. Adotando uma metodologia qualitativa, com estudo documental e bibliográfico, fundamentado no socio interacionismo de Vygotsky (1991), e teóricos como Freire (1996) e Brasil (1996) e outros, o estudo mostra que, desde sua criação, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) promove um ambiente acadêmico inclusivo por meio de construção de materiais didáticos, formação de professores e tecnologias assistivas. A partir de 2018, a expansão das cotas aumentou significativamente a presença de estudantes com necessidades especiais, exigindo ações afirmativas mais robustas. As práticas do NAI fortalecem a capacidade dos educadores para lidar com a diversidade, e as atividades de formação, pesquisa e extensão são essenciais para criar um ambiente educacional acolhedor e acessível, promovendo uma cultura de inclusão dentro e fora da universidade.