NAI CAMPUS XI Y LA INCLUSIÓN DE CUOTA ESTUDIANTES CON DISCAPACIDAD O NECESIDADES ESPECÍFICAS: ¿QUÉ HEMOS APRENDIDO A LO LARGO DE LOS AÑOS?

O QUE TEMOS APRENDIDO AO LONGO DOS ANOS?

Autores/as

  • Jusceli Maria Oliveira de Carvalho Cardoso UNEB-CAMPUS XI
  • Cleidson Alves Rosa

Resumen

Neste artigo, documentamos e analisamos as práticas de inclusão do Campus XI, da Universidade do Estado da Bahia -UNEB, destacando políticas afirmativas como as que implementam o sistema de cotas, que amplia o acesso de grupos marginalizados, incluindo pessoas na condição de deficiência, negros, quilombolas, indígenas, ciganos e comunidade LGBTQIAPN+. Adotando uma metodologia qualitativa, com estudo documental e bibliográfico, fundamentado no socio interacionismo de Vygotsky (1991), e teóricos como Freire (1996) e Brasil (1996) e outros, o estudo mostra que, desde sua criação, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) promove um ambiente acadêmico inclusivo por meio de construção de materiais didáticos, formação de professores e tecnologias assistivas. A partir de 2018, a expansão das cotas aumentou significativamente a presença de estudantes com necessidades especiais, exigindo ações afirmativas mais robustas. As práticas do NAI fortalecem a capacidade dos educadores para lidar com a diversidade, e as atividades de formação, pesquisa e extensão são essenciais para criar um ambiente educacional acolhedor e acessível, promovendo uma cultura de inclusão dentro e fora da universidade​.

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Biografía del autor/a

Jusceli Maria Oliveira de Carvalho Cardoso, UNEB-CAMPUS XI

Doutoranda em Educação/UNINTER-PY. Mestre em Educação Especial.Dcente da UNEB, CAMPUS XI, Membro e coordenação do GETEL/UNEB/CAMPUS XI. Professora da Educação básica.

Publicado

2024-12-03