Edições anteriores

  • Revista ELITE -ISSN 2675-5718 EDUCAÇÃO E HUMANIDADES: RECONECTANDO AFETOS- ISSN 26755718- REVISTA ELITE-Ano 4, nº 04, jan./dez-2022
    v. 1 n. 4 (2022)

    Editorial

    O correr da vida embrulha tudo.
    A vida é assim: esquenta e esfria,
    aperta e daí afrouxa,
    sossega e depois desinquieta.
    O que ela quer da gente é coragem ( Guimarães Rosa)

    João Guimarães Rosa nos convida, por meio das letras e da literatura, a pensar sobre a movimentação inevitável da vida: ela esquenta e esfria, aperta e solta, sossega e desassossega. A vida quer de todos e todas nós a coragem de viver e aprender, superar dores e construir elos com o ser e o estar no mundo.

    Chegamos ao final dos dias de 2022, sendo que o relógio do tempo, nos presenteou com um ano repleto de momentos ímpares, de desafios e reconexões, posto que, saímos do distanciamento, repletos de motivação para voltar a presencialidade!

    No entanto, mesmo com o ano ainda no fim, infelizmente, ainda atravessamos a pandemia do Covid 19. Embora a ciência tenha se mantido firme, ainda não derrotamos, por completo, o vírus. Pesquisadoras e pesquisadores enfrentaram com ânimo e reatividade fecunda aos ataques e as sombras das dúvidas que foram lançadas sobre a ciência: o fato é que a vacina foi criada e muitas vidas foram salvas!

    Sim, saímos do distanciamento social, cheios de “esperanças” e com o desejo de encerrarmos o ciclo de dores, vividos no biênio 2020 e 2021. Afinal, foram dois longos anos, em que fomos impelidos ao distanciamento, isolamentos e desafios de aprender a conviver e a viver os desafios da vida remota.

    Palavras, expressões e novas formas de conviver emergiram, nos ensinaram e, por força do vai e vem da vida, que teimosamente se põe em movimentação, continuam a nos oferecer aprendizagens. Estamos reaprendendo a transitar nos espaços da presencialidade, com tantos desafios, tendo que curar as feridas geradas pelos dois anos de padecimentos, tratando de atenuar as cicatrizes, marcas indeléveis de um tempo de dores-aprendizados.

    Voltar ao modelo presencial, se converteu em desafio para todos e todas, posto que, as fragilidades e os processos de adoecimentos psicológicos afloraram, anunciando, que o retorno, também seria emoldurado por tantos outros desafios. E assim, fomos costurando os nossos retalhos, emoções, sentimentos e demos o devido colorido aos espaços das escolas, universidades e sociedade, emprestando nossas cores e nuances ao tecido social.

    A pujança das tecnologias digitais e o uso dos vários dispositivos, que emergiram e ganharam força, nos dias de distanciamento, chegaram e jogaram suas âncoras!  Assim, parafraseando uma conhecida canção, refletimos que “nada do que foi será, de novo do jeito que já foi um dia.” Os dias mudaram, as pessoas precisaram transmutar-se em novos, cidadãos de um novo tempo, cuja urgência maior está em reconectarmo-nos com o humano, com as emoções, sentimentos: com os afetos.

    Assim, o GETEL, Grupo de Estudos em Tecnologias, Educação, Inclusão e Libras, vem se desafiando a criar, manter viva a dinâmica de produção em fluxo contínuo do seu periódico eletrônico, como canal de difusão do conhecimento construído por pesquisadores e colaboradores que, generosamente dedicam tempo das vidas para escrever e partilhar as aventuras vividas no processo de edificação do conhecimento.

    Apresentamos, pois, o novo número da REVISTA ELITE em que, os colaboradores, deixaram registros, mensagens, reflexões, estudos científicos sobre esses dias de travessias, desafiadores e que nos convidam a reflexão coletiva de todas as experivivências encarnadas, sentidas e escritas, e de modo generoso, compartilhadas conosco pelo exercício fecundo de tecer os fios dos textos

    Ademais, o ano de 2023 já se avizinha, convidando-nos a ensaiar novos olhares e novas formas de continuarmos a escrever as nossas próprias narrativas, e assim, da história de uma ‘nova’ educação.

    A partir disso, convidamos todos e todas à aventura da navegação nas linhas e entrelinhas dos textos deste volume 4 da Revista Elite, cuja temática se embasa no ‘reatar dos nós dos afetos humanos’.

                                                       Serrinha, 10 de dezembro de 2022

                                                             Equipe da Revista Elite

                                                       Comitê Científico da Revista Elite

     

  • DOCÊNCIA EM REDE:METODOLOGIAS E EXPERIVIVÊNCIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA- ISSN 26755718 REVISTA ELITE- Ano 3, n.03, jan./dez-2021
    v. 1 n. 3 (2021)

                                                              Editorial

                                                      Saudações, Caro(a) leitor(a).

    A Pandemia do Covid-19, marcou (e ainda marca) a vida de todo o mundo e exigiu da humanidade novas perspectivas e obrigou o indivíduo a se reinventar. E diante de tantas dificuldades impostas, trouxe a certeza de que, com trabalho, dedicação e união, é possível sair de qualquer crise.

    E na sala de aula? As incertezas, os medos dominaram a todos: pais, técnicos, gestores, docentes, discentes... Mas, nos reinventamos apesar de tantas dificuldades e mesmo diante do futuro, que se tornou presente às pressas, os medos foram suplantados, nos aliamos uns aos outros e aquecemos a frieza das telas com vida e conhecimento. E o futuro virou hoje.

    Na sala de aula, agora em telas, continuamos a formar, a fomentar a edificação colaborativa de conhecimentos, mas de outras formas e tão contundentes que, quando esse momento passar, nada mais será o mesmo. Serão ‘novos’: discentes, gestores, professores, ‘novas’ metodologias. E continuamos a construir esse ‘futuro’, agora redimensionando drasticamente aquela sala de aula de outrora.

    A Revista Elite que, por sua vez, serve como caixa de ressonância de tudo que está a sua volta, atenta a essas mudanças e com o propósito também de auxiliar na formação do indivíduo, dialoga com esse ‘novo’ e estabelece uma análise sobre os meios que se condensaram nessa nova construção do conhecimento. A proposta do volume 3 intitulado: “Docência em Rede: Metodologias e Experivivências em Tempos de Pandemia” é o de perfilar relatos advindos das salas de aula e desvelar as construções individuais e coletivas sobre novos modos de produzir conhecimento e de formar indivíduos, agora, nas redes.

    A ideia não é só servir para escoamento de produções como um simples veículo de divulgação, mas também é parte dos objetivos da Revista Elite propor o debate estabelecendo uma maior investigação de conceitos emergentes com o intuito de ampliar o entendimento. Nesse caso, se cristaliza aqui a necessidade de socializar e ampliar a discussão acerca das novas metodologias construídas, agora, de forma conectada.

    E são justamente nos relatos captados dessas  ’experivivências’, que residem as mais legítimas construções de possibilidades de recondução e reconstrução do que entendemos hoje sobre presencialidade voltadas ao modelo tradicional de sala de aula e do ensinar.

    E na ideia de que não conectamos máquinas e sim pessoas, apresentam-se as experiências e vivências em tempos de pandemia, que por sua vez, se consolidam no dia a dia das salas de aulas virtuais e na forma de compartilhar ideias entre indivíduos. E aqui reside a contribuição da Revista Elite ao expor produções que versem sobre a edificação desse cotidiano digital e apresentar experiências exitosas desse fazer formativo.

    Pensamos na singularidade e grandeza desse momento que estamos, juntos e hiperconectados, construindo, nesse momento, uma nova maneira de aprender, criar aulas e de gerenciar escolas e formações. Então caro leitor, vos apresentamos nessa edição, o que se desenha como uma abertura para o ‘futuro’ da sala de aula através dos relatos diversos em forma de produções textuais derivados da empiria de profissionais imersos na educação, sejam eles professores, técnicos, discentes no fazer da educação remota.

    Boa leitura!

  • CULTURA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: DESAFIOS DA CIBERCULTURA-ISSN 2675 5718 REVISTA ELITE- Ano 1, n.01, jan./dez-2019
    v. 1 n. 1 (2019)

    Bem vindo a revista ELITE- Uma produção  Eletrônica  do GETEL . Neste espaço disponibilizamos resumos expandidos , ensaios, artigos  científicos inerentes ao diálogo e os entrecruzamos de lingugens e práticas constituidas no cenário do ensino-pesquisa -extensão e internacionalziação da Educação Superior.

    Os artigos , resumos, ensaios  aqui apresentados são frutos das pesquisas, experiências e reflexões tecidas por pesquisadores, professores, profissionais, estudantes que estão imersos nas múltiplas  Regoões  do  da Bahia,  do Brasil e países de Língua Espanhola, em especial singularizando itinerários de vida e formação dos sujeitos construídos no Território de identidade do Sisal baiano.