v. 1 n. CADERNO ESPECIAL (2023): VIDAS ESTUDANTIS, TRAJETÓRIAS DA PERMANÊNCIA E PERCURSOS FORMATIVOS NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO

					Visualizar v. 1 n. CADERNO ESPECIAL (2023): VIDAS ESTUDANTIS, TRAJETÓRIAS DA PERMANÊNCIA E PERCURSOS FORMATIVOS NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO

                                                                      EDITORIAL

                                                           UM CADERNO ESPECIAL

Pensar em assistência e permanência estudantil é refletir sobre a realidade brasileira e sobretudo a partir da realidade das universidades públicas. A partir da forma como a educação superior é posicionada no cenário socioeconômico do país, se reconhece a relevância dos processos de Inclusão, da Assistência e da Permanência Estudantil enquanto ferramentas responsáveis rumo à construção de uma sociedade livre, justa e igualitária e, assim, reacender o debate sobre o acesso e a permanência nas universidades.

Vislumbramos esta edição da Revista Elite como mais uma produção científica que visa a difusão do conhecimento, que refina a discussão relacionada à Assistência, Permanência Estudantil, Ações Afirmativas e Inclusão, cuja finalidade vem na discussão das políticas públicas e a sua efetividade, neste campo.

Os  artigos e os ensaios que compõem esta edição especial representam algumas dimensões das pesquisas e extensões em IES públicas e apresenta, em essência, as vozes e ações de sujeitos em suas riquezas experienciais das universidades públicas.

Diante da complexidade das questões que envolvem a assistência estudantil, acredita-se que não se pretende esgotar a discussão, mas levantar possibilidades de diálogo e apontar para a necessidade de maior consistência nas proposições políticas, programas e projetos para o setor.

Estudos como este fornecem subsídios para correções de ações relacionadas aos programas existentes ou para orientar a implantação de novas iniciativas. Entende-se que para o fortalecimento da política de assistência e permanência estudantil não é suficiente o investimento de recursos financeiros, a exemplo de apenas o pagamento de bolsas auxílios a estudantes, mas em todas as dimensões da vida universitária, a saber, cultura, moradia, transporte, saúde, segurança, alimentação moradia, acompanhamento biopsicossocial , os aspectos  pedagógicos como edificações de  metodologias inclusivas assim como a  construção de recursos de acessibilidade pedagógica.

Dessa forma, entende-se que as políticas de assistência estudantil entram em uma nova fase permeada por uma discussão mais madura com relação aos direitos dos estudantes de ter condições justas de permanecer no espaço universitário.

Temos a consciência que o ser e estar na universidade pública, socialmente referenciada e de qualidade em sua grandiosidade não cabe em poucas páginas, porém entendemos também que estes escritos captam movimentos.

                       Vida longa à Revista Elite!

                        Jean da Silva Santos

                       Pró Reitor Assistência Estudantil

                       Universidade do Estado da Bahia

 

Publicado: 2023-12-12

Edição completa

ARTIGOS CIENTÍFICOS